ARTE EM FAMÍLIA - JULHO
PARQUINHO LAGE
Programação gratuita destinada a crianças a partir de 4 anos acompanhadas de suas famílias. Através de oficinas variadas, desperta novas formas de diálogo intergeracional a partir de uma atividade em comum.
2023-07-20 12:00:00

PARQUINHO LAGE - ARTE EM FAMÍLIA - JULHO

Programação gratuita destinada a crianças a partir de 4 anos acompanhadas de suas famílias. Através de oficinas variadas, desperta novas formas de diálogo intergeracional a partir de uma atividade em comum. Duração de 2 horas e destinada a um grupo de até 15 participantes. 

As atividades do Parquinho Lage integram o Plano Anual de Atividades da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

01 DE JULHO- MOLDANDO HISTÓRIAS

Com materiais moldáveis, como biscuit, iremos pensar nas histórias que gostaríamos de contar e de que maneira podemos apresentá-las como esculturas. 

sábado, 10h às 12h 

08 DE JULHO - AO AR LIVRE: MÍMICA DO COTIDIANO 

Primeiro passo: eu acordo; segundo passo: eu vou ao banheiro; terceiro passo: sento na mesa; quarto passo? Pensando nas ações automáticas do nosso corpo, iremos montar circuitos de brincadeiras que repliquem esses movimentos deslocados de suas rotinas. 

sábado, 10h às 12h 

15 DE JULHO - OLHAR ATRAVÉS DO OUTRO com ALEXIS ZELENSKY E LUANA VIEIRA

O curso Criação de documentário é um curso do parquinho lage que compartilha com os participantes o universo do documentário convidando-os a fazer filmes e realizar exercícios sobre o cinema. Para esse encontro destinado a crianças e suas famílias, vamos fazer um exercício experimentando um dos momentos da criação de um filme: o olhar através da câmera. O que queremos filmar e como queremos mostrá-lo? A partir de uma brincadeira pelo parque onde alguns participantes serão a câmera e outros serão diretores de fotografia, vamos explorar o olhar e conhecer as subjetividades dentro da criação de imagens no cinema. Essa atividade é inspirada pelo livro Cadernos do inventar: cinema, educação e direitos humanos, material realizado pela Universidade Federal Fluminense e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça. 

sábado, 10h às 12h 

22 DE JULHO - CAMINHADA [DIÁRIO DE TEXTURAS] 

O que configura uma textura? Como a gente guarda ela? A partir dessas perguntas montaremos um diário com a maior quantidade que encontrarmos. Usando apenas folhas e giz de cera, desbravaremos a floresta e nomearemos as texturas que encontrarmos. 

sábado, 10h às 12h 

29 DE JULHO - AUTÔMATOS E HISTÓRIAS com PEQUENOLAB

Vamos caminhar pela floresta para coletar materiais e histórias, construindo autômatos que produzem diferentes movimentos. Um convite para despertar nossa curiosidade e encantamento por meio de uma engenharia simples e descomplicada. Ao organizar formas em movimento, nos inspiramos na arte cinética para criar ambientes dinâmicos para nossas histórias.

sábado, 10h às 12h 

Reservas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHarme9I1SbtphuW36AEpq3wYfNHeNN_p3I4kgCcKm3wYylw/viewform 
Créditos da imagem: Paulo Barros

Mais acontencimentos


Fique por
Dentro
Receba as novidades da
EAV Parque Lage por email.

Eu aceito
{"system_error":{"type":2,"message":"Trying to access array offset on value of type null","file":"\/home\/application\/public\/project\/inc\/frontend\/part\/aconteceu.php","line":21},"type_of":{"ajax_console":false,"jsonp":false}}