PARQUINHO LAGE - ARTE EM FAMÍLIA - JULHO
Programação gratuita destinada a crianças a partir de 4 anos acompanhadas de suas famílias. Através de oficinas variadas, desperta novas formas de diálogo intergeracional a partir de uma atividade em comum. Duração de 2 horas e destinada a um grupo de até 15 participantes.
As atividades do Parquinho Lage integram o Plano Anual de Atividades da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
01 DE JULHO- MOLDANDO HISTÓRIAS
Com materiais moldáveis, como biscuit, iremos pensar nas histórias que gostaríamos de contar e de que maneira podemos apresentá-las como esculturas.
sábado, 10h às 12h
08 DE JULHO - AO AR LIVRE: MÍMICA DO COTIDIANO
Primeiro passo: eu acordo; segundo passo: eu vou ao banheiro; terceiro passo: sento na mesa; quarto passo? Pensando nas ações automáticas do nosso corpo, iremos montar circuitos de brincadeiras que repliquem esses movimentos deslocados de suas rotinas.
sábado, 10h às 12h
15 DE JULHO - OLHAR ATRAVÉS DO OUTRO com ALEXIS ZELENSKY E LUANA VIEIRA
O curso Criação de documentário é um curso do parquinho lage que compartilha com os participantes o universo do documentário convidando-os a fazer filmes e realizar exercícios sobre o cinema. Para esse encontro destinado a crianças e suas famílias, vamos fazer um exercício experimentando um dos momentos da criação de um filme: o olhar através da câmera. O que queremos filmar e como queremos mostrá-lo? A partir de uma brincadeira pelo parque onde alguns participantes serão a câmera e outros serão diretores de fotografia, vamos explorar o olhar e conhecer as subjetividades dentro da criação de imagens no cinema. Essa atividade é inspirada pelo livro Cadernos do inventar: cinema, educação e direitos humanos, material realizado pela Universidade Federal Fluminense e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
sábado, 10h às 12h
22 DE JULHO - CAMINHADA [DIÁRIO DE TEXTURAS]
O que configura uma textura? Como a gente guarda ela? A partir dessas perguntas montaremos um diário com a maior quantidade que encontrarmos. Usando apenas folhas e giz de cera, desbravaremos a floresta e nomearemos as texturas que encontrarmos.
sábado, 10h às 12h
29 DE JULHO - AUTÔMATOS E HISTÓRIAS com PEQUENOLAB
Vamos caminhar pela floresta para coletar materiais e histórias, construindo autômatos que produzem diferentes movimentos. Um convite para despertar nossa curiosidade e encantamento por meio de uma engenharia simples e descomplicada. Ao organizar formas em movimento, nos inspiramos na arte cinética para criar ambientes dinâmicos para nossas histórias.
sábado, 10h às 12h
Reservas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHarme9I1SbtphuW36AEpq3wYfNHeNN_p3I4kgCcKm3wYylw/viewform
Créditos da imagem: Paulo Barros