Artes Viventes

A ARTE CURA

Sobre o curso

Arte cura? Entenda na prática e vivencialmente como usar o poder curativo da arte.


Nas culturas tradicionais, o xamã e o artista estão constantemente associados como figuras que têm a capacidade de fazer a ponte entre o mundo visível e algo da esfera do invisível. Criatividade, imaginação e espiritualidade constantemente se tocam pois apontam para o mundo simbólico, fora do cotidiano imediato.


No mundo contemporâneo, vivemos uma desconexão destes mundos. A espiritualidade parece ser um monopólio das religiões instituídas, enquanto o artista seria apenas uma peça dentro do mercado de luxo. É preciso reconectar e reconhecer que a criatividade e a intuição são parte da mesma matéria inconsciente e são acessíveis a todos.


Se descobrir através da arte está disponível para qualquer pessoa, artista ou não. É possível uma arte que cura e uma espiritualidade criativa. Poderemos encontrar nossa mitologia pessoal e usar o poder criativo como ferramenta de autoconhecimento. A espiritualidade criativa não está ligada a nenhuma religião, é um exercício do simbolismo pessoal. O curso pretende que cada pessoa mergulhe em um processo de investigação pessoal e artística ao mesmo que se apropria das ferramentas de criação de rituais/performance, mitologia pessoal e interpretação simbólica.

O que você vai aprender:

Curso vivencial e prático direcionado a artistas e pessoas criativas que queiram encontrar na arte uma forma de autoconhecimento.

Utilizaremos exercícios inspirados no método de Anna Halprin – Life art process – e na psicomagia de Alejandro Jodorowsky. Através de uma abordagem contemporânea, entraremos em contato com o xamanismo, a magia e a alquimia. Com exercícios criativos e jogos simbólicos, iremos intensificar a comunicação com o próprio inconsciente. No limiar entre arte e terapia, investigaremos o poder de autocura emocional, mental e corporal.

Nos capacitaremos com ferramentas que unem criatividade e intuição e que podem ser usadas no processo criativo, no desenvolvimento pessoal e também na educação e facilitação de grupos.

program_tbl image 177

Artes Viventes

A ARTE CURA

R$480,00 por mês 

Este curso é indicado para:

ndicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Parte 1: quem sou eu no universo? Desbloqueio das habilidades criativas e busca da mitologia pessoal;

Parte 2: como fazer um ritual? O poder de atos poéticos e simbólicos no dia a dia;

Parte 3: memória, imagem, palavra, sonho e invenção? E se formos sonho? A palavra pode criar a realidade? Como usar a ficção para entender e modificar a realidade.

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula. Aulas com exercícios corporais e meditações com imaginação ativa, desenho, dança e escrita.

  • Ministrado por:

    Nadam Guerra

    Artista Visual. Nasceu no Rio de Janeiro em 1977. Doutor em Artes com a tese “Como tornar-se um Artista Mago”. Professor na EAV Parque Lage e no Instituto de Artes da UERJ.

    Participou de quase uma centena de exposições no Brasil e no exterior. Colaborou com os artistas Michel Groisman no DESMAPAS e Domingos Guimaraens no Grupo UM e Opavivará!. Atua como organizador de eventos de arte como os festivais de performance V::E::R e Corpos Críticos. Coordena a residência artística Terra UNA.

Referências

ELIADE, Mircea. O xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


HALPRIN, Anna. Moving Toward Life: five decades of transformational dance. Middletown: Wesleyan University Press, 1995.


JODOROWSKY, Alejandro. Psicomagia. São Paulo: Devir, 2009.


JUNG, Carl Gustav et al. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.


SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Routledge, 2011

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar