Sobre o curso
Este curso tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente dos trabalhos que exploram as ações do corpo, tanto por parte dos artistas (como Bas Jan Ader e Marina Abramovic) quanto aqueles dirigidos por eles (como Berna Reale e Santiago Sierra). Essas obras oferecem experiências poderosas, seja através de performances ao vivo em espaços institucionais de arte ou no espaço público, seja em ações concebidas para se tornarem experiências registradas em fotografias e vídeos. Os artistas apresentados compartilham a temática central do corpo, abordando-a de maneira política e sempre transformadora para o espectador.
Através da apresentação de imagens de artistas influentes dos anos 60 até trabalhos contemporâneos, exploraremos uma ampla dimensão teórico/prática que aprofundará as questões levantadas por esses artistas. O curso enfatiza a importância do trabalho desses artistas, que servirá como ponto de partida para discussões em sala de aula, podendo se desdobrar em leituras de textos específicos e/ou exercícios práticos. O objetivo é que o escopo dos artistas apresentados inspire reflexões atuais sobre a sociedade em que vivemos. O curso teórico, ocasionalmente acompanhado de práticas, concentra-se na arte da performance desde os anos 60 até os dias de hoje, com ênfase nas experimentações iniciais no contexto internacional e na tradição da performance no Brasil a partir dos anos 80, com destaque para a produção mais recente.
O cerne deste curso é aprofundar o entendimento da performance em todas as suas facetas, seja ao vivo no espaço público ou privado, seja através da sua representação em imagens estáticas e em movimento. Os participantes são incentivados a compartilhar seus processos em andamento ou desenvolvidos a partir dos encontros no curso.