Artes Viventes

A ARTE DA PERFORMANCE

A ARTE DA PERFORMANCE

Sobre o curso

O curso tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente de trabalhos que exploram as ações corporais, tanto realizadas pelo artista quanto direcionadas por ele, que resultam em experiências impactantes em performances ao vivo, em espaços institucionais de arte ou no espaço público. Além disso, serão abordadas ações pensadas para se tornarem experiências registradas em fotografias e vídeos. Os artistas apresentados têm em comum uma abordagem política, psíquica e fenomenológica do corpo, que se transmuta para a experiência do espectador.
A partir da apresentação de imagens de artistas influentes das décadas de 60 até trabalhos recentes, serão incorporadas teorias contemporâneas para aprofundar as questões abordadas por eles. Durante o curso, será enfatizada a força do trabalho de diversos artistas, alimentando discussões em sala de aula que estimulem a reflexão e produção prática dos participantes. O curso, que combina prática e teoria, concentra-se na arte da performance, desde os anos 60 até os dias atuais, com ênfase nas experimentações iniciais no contexto internacional e culminando na tradição da performance no Brasil a partir dos anos 80, com destaque para produções recentes. O Curso é destinado a pessoas interessadas na arte da performance e suas genealogias, bem como a artistas com poéticas em desenvolvimento, incentivando-os a compartilhar processos em andamento ou
ocorridos durante o curso.

O que você vai aprender:

A ênfase do curso está na potência do trabalho dos artistas ao abordar questões estéticas e éticas, bem como a experiência fenomenal resultante. Alguns dos artistas apresentados serão Aimberê Cesar, Berna Reale, Carlos Martiel, Chris Burden, Francesca Woodman, Jota Mombaça, Joseph Beuys, Juliana Notari, Marina Abramovic, Márcia X, Miro Spinelli, Musa Michelli Mathiusi, Nona Faustine, Pope. L, Regina José Galindo, Santiago Sierra, entre outros. Abordaremos a linguagem da
performance como fenômeno histórico, mas também em diálogo com os debates progressistas recentes, explorando questões ético-estéticas. Para além das potencialidades advindas das mudanças sociais recentes, consideramos a importante temática da luta de classes, poder e capital que atravessam o sistema da arte.

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Artes Viventes

A ARTE DA PERFORMANCE

R$496,00 (valor único)

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

As aulas presenciais terão início com o compartilhamento de trabalhos de artistas que suscitam questões pertinentes ao debate da performance na contemporaneidade, seguidas de discussões coletivas trazidas pelas questões propostas pelos artistas. Em um segundo momento, os participantes serão incentivados a compartilhar seus processos de trabalho para análises coletivas
sobre suas possíveis significâncias poéticas e possíveis formas de apresentação pública.

  • Ministrado por:

    Chico Fernandes

    Chico Fernandes é artista visual, pesquisador e professor de Artes. Doutor em Artes pelo PPGArtes-UERJ (2021). É mestre em Linguagens Visuais pelo PPGAV-UFRJ (2016) e licenciado em Educação Artística pelo UniBennett (2013). Estudou na EAV entre, 2002 e 2012. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em Museus e Centros Culturais: Museu de Arte do Rio (MAR), Itaú Cultural, Funarte, Paço Imperial, Museu de Belas Artes, Universidade de Coimbra, Tempe Center for the Arts (EUA), The Americas Society (Nova York), Oi Futuro Flamengo e Belo Horizonte. Participou de residências artísticas no país e no exterior. Foi indicado ao prêmio PIPA em 2012 e 2013.

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação.São Paulo: Perspectiva, 2002.


FERNANDES, Chico. Corporeirades em liberdade incondicional: de uma perpectiva batailleana a anticolonial, (2021). Disponível em: BDTD: Corporeidades em liberdade incondicional: de uma perspectiva batailleana à anticolonial (uerj.br)


FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2014.


FOSTER, Hal. O que vem depois da farsa? Arte e crítica em tempos de debate. São Paulo: Ed. Ubu, 2021.


GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2002.
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes,2006.


JONES, Amelia. "Body Art/Performing the Subject". In: Performing the Body/Performing the Text,London: Routledge, 1999.


KAPROW, Allan. "The Real Experiment". In: Artforum, v. 7, no. 7 (March 1969).


MBEMBE, Achille. "Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte". In:Revista Arte & Ensaios nº 32, 2016.


MBEMBE, Achille. "O que fazer com as estátuas e os monumentos coloniais?". Tradução de Juliana de Morais Monteiro e Carla Rodrigues. Disponível em: https://revistarosa.com/2/o-que-fazer-com-as-estatuas-e-os-monumentos-coloniais, 2020. Acesso em: 20/06/2021.


SAFATLE, Vladimir. "Para além da necropolítica". Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/191.


TAYLOR, Diana. The Archive and the Repertoire: Performing Cultural Memory in the Americas. Durham: Duke University Press, 2003.


VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais: Elementos para uma antropologia pós- estrutural. São Paulo: Ed. Cosac & Naif. 2002.

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