Orientação Multisuporte

A COLAGEM

Sobre o curso

Na linguagem colagem descobre-se a possibilidade de combinar elementos desconexos de tal modo a modificar, tanto nossa maneira de ver quanto para a concepção de ideias, mas em primeiro lugar a própria experiência da Arte. Na colagem refletem-se não só a História da arte e a história da humanidade, mas a realidade da vida em si, e o cotidiano.

A colagem não é meramente combinação de vários elementos, resulta sempre em dados inesperados e surpreendentes. Mas, além disso, a diversidade de materiais e ideias passíveis de serem associados pode também passar a conter uma carga poética, o que nos abre um campo de reflexão.

Consciente, sonho, imaginação e manipulação fundem-se numa superfície plana ou num espaço, que não mais pintados e esculpidos, mas colados, juntados, montados ou arranjados, resultando num quadro completamente novo da realidade e da arte. A livre fusão de imagens e ideias pode ser tanto construtiva como informal

E um pouco da história da colagem e seus principais expoentes.

O que você vai aprender:

A cada aula serão dadas algumas das propostas abaixo, com avaliação conjunta dos resultados.

Papel sobre papel (estudo de cor e forma)

Descolagem

Colagem de linguagens

Foto colagem

Piro colagem

Colagem e texto

Colagem como objeto

Colagem como escultura

Colagem como instalação

Colagem e ação

Colagem Dadá: absurdo intencional

Colagem surreal: automatismo psíquico

program_tbl image 270

Orientação Multisuporte

A COLAGEM

R$480,00 reais

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.

Para pessoas a partir dos 18 anos.

Dinâmica:

Serão dadas as propostas acima, com avaliação imediata dos resultados acompanhadas da visualização de trabalhos dos maiores expoentes dessa linguagem, tais como Shwitters, Rauchemberg, Beuys, os dadaístas e o movimento Fluxus.

Ter a mão, para a primeira aula: Cartolinas brancas, cola, pincel, tesoura, um perfex, revistas velhas

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Lia do Rio

    Formada pela Escola Nacional de Belas Artes, UFRJ; Pós-Graduações em Arte e Filosofia, e Filosofia Antiga, PUC-RIO. Exposições individuais, coletivas, palestras, debates e mesas-redondas no Brasil e exterior (NY, Japão, Alemanha, Guatemala, Áustria, Portugal e China). Prêmios e obras em acervos. Curadora e professora de arte, coordena exposições, workshops e palestras. Participou da exposição “O Século das Mulheres: algumas delas” (2000) e foi membro do júri do I Salão de Petrópolis. Seu trabalho aparece na revista Art in América, maio de 2002; no livro “Cronologia das Artes Plásticas no Rio de Janeiro de 1816 a 1994”, (Frederico Morais); e no livro The Environmental Imaginary in Brasilien Poetry and Art, de Malcolm K. McNee. (Smith College Prof, Northampton, MA, USA) Seu livro Sobre a Natureza do Tempo foi lançado no RJ, pela Editora Fase10, em 2015.

Referências

Bachelard, Gaston. A Poética do Espaço

Freire, Cristina. Poéticas do Processo, Editora Iluminuras

Arte na Passagem do Milênio – Editora Taschen - 1999

Schmalenbach, Werner. Kurt Schwitters.- Editora Prestel - 1984

Mahlow, Dietrich.Collage. Catálogo da exposição de Colagens alemãs, no Paço Imperial

Kotz, Mary Lynn.Rauchenberg, Arte e Vida, A Time Mirror Company - 1990Freire, Cristina.

FREIRE, CRISTINA. Poéticas do Processo. Arte Conceitual no Museu. MAC .Editora Iluminuras. São Paulo. 1999.

DELEUZE, G. O Ato da Criação. Texto publicado no jornal Folha de São Paulo, no dia 27 de junho de 1999. Copyright “Trafic”, Tradução José Marcos Macedo.

BOUÏSSET, MAITEN. Arte Povera. Èditions du Régard. France.

 

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar