História da Arte

A História da Arte do séc. XIX ao XX: inovações estéticas

Sobre o curso

O curso intitulado “HISTÓRIA DA ARTE DO SÉC. XIX AO XX: INOVAÇÕES ESTÉTICAS” discorre sobre uma nova abordagem artística face a múltiplas transformações de diversas ordens vivenciadas pela sociedade tais como os avanços tecnológicos, progressos industriais e as descobertas científicas. A arte propôs novas formas estéticas e de fruição artística. Portanto, a expressão pictórica, escultórica e arquitetônica será a língua vernacular, a verbalização em cores, formas e espacialidade utilizada pelos artistas como resposta à realidade mutante e veloz.

Os estudos serão sistematizados em aulas teóricas com muitas imagens e debates acerca das obras de arte, verdadeiros reflexos das inúmeras mudanças culturais, econômicas e sociais de um século marcadamente plural e, ao mesmo tempo, tão particular de cada indivíduo cuja sensibilidade estética se fez presente como forma de existência.

O que você vai aprender:

O foco incidirá sobre as produções artísticas do século XX, identificando e analisando as várias correntes desta centúria, contextualizando-as no tempo, espaço e situação específica de cada local onde surgiram e se consolidaram como expressões plásticas.

program_tbl image 230

História da Arte

A História da Arte do séc. XIX ao XX: inovações estéticas

R$480,00 por mês

RECURSOS

Para o acompanhamento das aulas não será necessário nenhum tipo de material específico.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.

Dinâmica:

O curso fará uma breve análise dos estilos artísticos do século XIX para, a partir de então, desenvolver o pensamento e as reações que nortearam o século XX e construíram uma plasticidade diferenciada e decisiva para os novos rumos da História da Arte. A cada aula, um estilo será abordado individualmente, exemplificado por obras de arte.

  • Ministrado por:

    Janaína Ayres

     

    Possui Graduação em Pintura pela EBA/UFRJ (1998); Mestrado em Artes Visuais na linha de pesquisa de História e Crítica da Arte, pela EBA/UFRJ (2009); Pós-graduação (latu-sensu) em História da Arte Sacra na Faculdade de São Bento do RJ (2011); e Doutorado em Artes Visuais na linha de pesquisa de História e Crítica da Arte, pela EBA/UFRJ (2014) como bolsista da CAPES e com bolsa sanduíche concedida pelo CNPq, em Portugal. É pós-doutoranda em História pela FAFICH/UFMG. Lecionou como professora substituta da EBA/ UFRJ nos Deptos. BAR (Técnicas e Representação) e BAH (História e Teoria da Arte). No curso de pós-graduação (lato sensu) em História da Arte Sacra da Faculdade de São Bento do RJ ministrou a disciplina de Arquitetura Religiosa no Brasil - Revestimentos ornamentais. Atualmente, leciona no Museu Sacro Franciscano cursos sobre História da Arte e Arquitetura Colonial. É integrante do grupo de pesquisaPerspectiva Pictorum, FAFICH – UFMG. Ex-membro do Conselho Estadual de Tombamento - INEPAC - SECEC, RJ.

Referências

AGRA, Lucio. História da Arte do Século XX - Ideias e Movimentos. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004

ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica da arte. Lisboa: Estampa, 1988

ARGAN, Arte Moderna- do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução: Federico Carotti e Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1996

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma nova visão criadora. São Paulo: Pioneira, 2ª ed., 1984

CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. Tradução: Waltensir Dutra. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34, 1998

GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. São Paulo: LTC, 2000

GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995

HAUSER, Arnold. História Social da literatura e da arte. São Paulo: Mestre Jou, 1982, 2 Volumes

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução: Maria Clara Kneese. São Paulo: Perspectiva, 1976

STANGOS, Nikos. Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Zorge Zahar Editor, 1994

WAZBORT, Leopold (org). Aby Warburg: História de Fantasmas para gente grande. São Paulo: Cia das Letras, 2015

 

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.

[frontend][label_floater_lpd_accept]Gerenciar cookiesRejeitarAceitar