Orientação Multisuporte

ANTIFORMAS DE INTERVENÇÃO

Sobre o curso

Oficina de multiformas e multimeios de arte:

1) Orientação prática para criação e desenvolvimento em suportes estáveis (Pintura, Escultura, Objeto, Instalação, Desenho, Gravura) e suportes efêmeros ou virtuais (Trabalho-Para-Contexto-Específico, Fotografia, Vídeo, Grafite, Performance);

2) Análise e debate de trabalhos dos artistas da Oficina relativamente à excelência da cena internacional de Arte Contemporânea - sob fundamentação cruzada de História, Teoria e Crítica.

O que você vai aprender:

Conceitualidade e experimentação como pólos determinantes da atualidade em arte: a oficina propõe ao participante a prática e a abordagem informada de um variado número de meios, procedimentos e formas da Arte Contemporânea. Compreendendo arte como uma atividade existencial, o objetivo é fortalecer a experiência crítica e autocrítica de artistas em formação ou profissionalizados a partir da análise e debate de seus trabalhos ― confrontados então com as mais significativas realizações da arte de hoje no Brasil e no Exterior, e sob rigorosa observação da História e da Teoria da Arte Contemporânea; do sistema de arte mundial (seus agentes e modos operacionais); do fim da originalidade em arte ("arte é potência"); e da experiência paradoxalmente cirúrgica e indefinível de objetos e intervenções de arte propostos em forte tensão com a realidade.

Durante o curso serão trabalhados os seguintes temas:
1) Experimentação e Conceitualidade: os polos determinantes da atualidade na arte 2) O Sistema Mundial da arte contemporânea: agentes e modos operacionais (o artista, o galerista, o mercado global, o curador, o colecionador, a instituição, a fundação, a galeria, as bienais, a Documenta, as feiras, os leilões, a formação acadêmica, a escola livre, às publicações, os coletivos, as ONGs)
3) O fim da originalidade em arte: arte é potência
4) A experiência paradoxalmente limítrofe e indefinível de objetos e intervenções de arte propostos em forte tensão com a realidade
5) Choques programáticos da Arte Moderna
6) A crise de linguagens na pós-modernidade
7) A desmaterialização do objeto de arte e neo conceitualismos
8) A autoria na era das imagens derivadas
9) Multimeios e maximalismo
program_tbl image 31

Orientação Multisuporte

ANTIFORMAS DE INTERVENÇÃO

R$ 600,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Não exige conhecimentos prévios

Dinâmica:

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
-A diversidade de suportes, meios e procedimentos da arte contemporânea requer uma abordagem também difusa, de caráter multidisciplinar. A consideração inicial é a de que quaisquer argumentos têm validade apenas setorial, provisória, visto que a inexistência hoje de critérios formais ou materiais (ou quaisquer outros dispositivos explicitados objetivamente) contesta qualquer hipótese conclusiva acerca da arte e de suas possibilidades. A técnica de trabalho ou estímulo é o brainstorm: um ataque simultâneo de conhecimentos especializados e referências cruzadas da história da arte, filosofia, psicanálise, sociologia, física e antropologia ― entre outras disciplinas.

  • Ministrado por:

    David Cury

    Artista visual brasileiro. Atua em suportes diversos, da Pintura à Instalação, passando pela Escultura, Fotografia e Trabalhos para Contexto Específico ― exibidos, entre outros, na Somerset House (Londres, 2012), Museu Bozar (Bruxelas, 2011) e Carreau du Temple (Paris, 2005). De dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, realizou 'A Vida é a Soma Errada das Verdades' no Paço Imperial do Rio de Janeiro. Em 2013 e 2014, recebeu duas seguidas indicações ao CIFO's Grants and Commissions Program (prêmio de aquisição & financiamento para a Arte Latino-Americana) na categoria mid-career artist ― concedido pela Cisneros Fontanals Art Foundation, com sede em Miami. Em 2010, participou da 29a Bienal Internacional de Arte de São Paulo com a instalação 'Antônio Conselheiro Não Seguiu o Conselho', e recebeu indicação ao Prêmio Investidor Profissional de Arte (PIPA). Em 2009, ocupou todo o Espaço Monumental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro com as instalações 'Há Vagas de Coveiro para Trabalhadores Sem-Terra' e 'Antônio Conselheiro Não Seguiu o Conselho'; e a intervenção 'Eis o Tapete Vermelho que Estendeu o Eldorado aos Carajás'. Mestre em Artes Visuais (UFRJ), Especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil (PUC-Rio), é desde 2002 orientador da oficina 'Antiformas de Intervenção' ― com foco em conceitualidade, multimeios, suportes estáveis e efêmeros ― na EAV, no Rio, onde vive e trabalha

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna (do Iluminismo aos movimentos contemporâneos). São Paulo, Companhia das Letras, 1992

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa, Editorial Estampa, 1988

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife, Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2006

FOSTER, Hal. Recodificação – arte, espetáculo, política cultural. São Paulo, Casa Editorial Paulista, 1996

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1985

GROSENICK, Uta. Art Now (137 Artists At The Rise Of The New Millennium). Köln, Taschen, 1999

GROSENICK, Uta. Art Now (vol 1). Köln, Taschen, 2002

GROSENICK, Uta. Art Now (vol 2). Köln, Taschen, 2008

HOLZWARTH, Hans Werner. 100 CONTEMPORARY ARTISTS. Köln, Taschen, 2009

HOLZWARTH, Hans Werner. Art Now (vol 3). Köln, Taschen, 2009

HOLZWARTH, Hans Werner. Art Now (vol 4). Köln, Taschen, 2013

LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo, Editora Martins Fontes, 2006

STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.

[frontend][label_floater_lpd_accept]Gerenciar cookiesRejeitarAceitar