Orientação Multisuporte

ARQUEOLOGIA DO COTIDIANO - CURSO PRÁTICO EM TÉCNICAS MISTAS E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS

Sobre o curso

Curso prático com produção de trabalhos em sala de aula a partir de mistura e composição de técnicas, materiais e mídias e acompanhamento dos processos individuais. O participante apresenta seu trabalho e a partir das trocas e alternativas sugeridas, traz materiais para explorar e conjugar diferentes técnicas para desenvolvimento com o auxílio da professora. A cada 2 meses uma proposta teórica guia o desenvolvimento de trabalhos em sala explorando as possibilidades de desdobramento por cada participante. Os inscritos têm a opção de aderir a proposta para sua produção pessoal ou seguir o desenvolvimento de seu projeto independente. Os trabalhos serão apresentados ao grupo uma vez por mês, a professora e o grupo propõem alternativas e tecem reflexões sobre os processos expostos.

A partir de referências e exercícios, é proposto ao aluno rever as práticas cotidianas, procurando estranhar o que é comum, perceber os detalhes dos gestos, das relações com os objetos, seus significados afetivos ou inesperados. Cuidar do entorno e do detalhe é um alargamento da experiência da simplicidade. Estar vivo no instante e no ambiente, como recurso de construção poética.

O que nos separa ou nos une do que fazemos? Como nossos artefatos ou objetos, atos ou pequenas escolhas determinam nossos olhares ou nossas construções diárias? Partindo desse estado de atenção como conexão com o meio externo e interno, não só na mente e no corpo, mas na alteridade, no ambiente natural e artificial que nos cerca, seguimos para exercícios que acolham o acaso, o inesperado e também o erro como instrumento de trabalho e entendimento.

Garanta já a sua vaga!

R$480,00 por mês

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Alunos beneficiários da política de descontos só podem realizar pagamentos via boleto bancário.

O que você vai aprender:

A cada 2 meses é definido um tema, artista, obra, filme ou texto para reflexão. Este ponto de partida é desdobrado, outras referências, exercícios e conversas articulando os conteúdos e estimulando a produção dos trabalhos e da pesquisa fora da sala de aula.
program_tbl image 38

Orientação Multisuporte

ARQUEOLOGIA DO COTIDIANO - CURSO PRÁTICO EM TÉCNICAS MISTAS E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS

R$480,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

A metodologia é multidisciplinar, horizontal e colaborativa. Aos alunos é oferecida uma escuta atenta ao seu processo, dúvidas e interesses. Nas apresentações mensais dos trabalhos são abordadas alternativas técnicas, de pesquisa ou de desdobramento de processos artísticos em andamento. Pede-se ao participante, para um melhor aproveitamento, reservar tempo fora da sala de aula para pesquisa, coleta de material e produção dos trabalhos iniciados em aula.

Cada aluno é responsável por trazer seu material pessoal para sala de aula. O curso estimula usar material de coleta do cotidiano, primar pela simplicidade e usar o material possível para cada um fazendo do limite uma possibilidade.
  • Ministrado por:

    Fábia Schnoor

    Fábia Schnoor nasceu em 1976 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha, é artista visual, pesquisadora independente e professora da EAV, e Arte Educação na Escolinha de Arte do Brasil.

    Em 2009, participa como ouvinte do curso História e Tempo: História e Cultura da Memória com a professora Margarida de Souza Neves na PUC-RJ. De 2009 a 2012, participa do curso Análise e Inserção da Produção Contemporânea com, Iole de Freitas, em 2012, é selecionada para o programa Projeto Pesquisa com Gloria Ferreira e Luiz Ernesto, ambos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage –EAV-RJ. Em 2012, é assistente do artista Antony Gormley na montagem do trabalho Amazonian Field – CCBB-RJ. Em 2013, participa do programa de Residência Berlin Im Fokus em Berlim e em 2015 da residência ECHANGEUR 22. Integra hoje a partir de 2022 o programa Curators Tour da Residência Echangeur 22, na França. Participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior, dentre elas: Residual Benefits, phICA, Instituto de Arte Contemporânea de Phoenix - Arizona, EUA 2012, Abre Alas, A Gentil Carioca, RJ, 2013, Noite Azul Elétrico, Mendes Wood - SP, 2013, A Imagem em Questão, EAV, 2013, Ressonâncias, Künstlerhaus Bethanien, Berlim, 2013. Em 2014 é indicada ao Prêmio Pipa e em 2015 faz a exposição individual LUGAR, no Centro Cultural Candido Mendes - RJ, a convite de Paulo Sergio Duarte. Em 2016 faz a individual topografia do instante, com curadoria de Keyna Eleison, no Centro Cultural da Justiça Federal – RJ. Em 2017 participa da coletiva A Escola em Transe com curadoria de Lisette Lagnado e Ulisses Carrilho, na EAV – RJ . Em 2018 faz a coletiva Flutuantes, no Paço Imperial-RJ em 2018 e a individual Post-It Drawings na Galeria 55SP – SP. Fábia participa ainda em 2018 da Bienal Internacional de Arte SIART - “LOS ORÍGENES DE LA NOCHE”, Bolivia, com curadoria de Keyna Eleison e em 2022 Sublime Ordinário, curadoria de Arthur Lescher e MÃE, curadoria Julia Morelli, com 55 SP ambos no Espaço Cama- SP. 2019 e 2022 orienta o Laboratório de Pesquisa Entre Ontem e Amanhã na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

Hans Peter Feldman
Georges Adéagbo
Daiara Tukano
Cao Guimarães
Celeida Tostes
Vilém Flusser
James Thiérrée
Aby Warburg
Uri Aran
Giulio Camillo
Ana Hortides
Aline Motta
Sônia Gomes
Conceição Evaristo
Ícaro Lira
Yhuri Cruz
Agrade Camiz
Fernanda Gomes
Carla Santana
Frida Orupabo
Leda Maria Martins
Leila Danziger
Bell Hooks
Romeu Oliveira
Liliana Porter
Mulambo
n-1 edições

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar