História da Arte

ARTES INSURGENTES : CONTRA NARRATIVAS PARA OUTRAS VERDADES

Sobre o curso

Tomando a afirmação do artista Jaider Esbell como percurso discursivo, este curso investiga as temáticas, movimentos e poéticas que nos últimos anos questionam a grande narrativa da arte, formatada a partir de perspectivas coloniais e apontam para novos caminhos para o ensino, a pesquisa e as fabulações das Artes Visuais.

Propomos uma metodologia que parte dos temas e obras presentes nas últimas Bienais de arte para, de maneira não cronológica, construir um enfoque que se serve das ferramentas teóricas advindas da História e do Pensamento Social Brasileiro. O objetivo é permitir que as pessoas participantes desenvolvam um pensamento crítico refinado sobre a maneira como se deu a formatação e prossegue a transformação da Cultura Visual Brasileira.

O que você vai aprender:

*As filosofias pós e decoloniais e a crítica ao Colonialismo;
*"Quando as atitudes tomam forma": as ações curatoriais disruptivas e a crítica às representações
*Arte Indígena Contemporânea- artistas e concepções
* A perspectiva afrodecoloniais: das poéticas sobre o afeto ao Afrofuturismo
*O Ecofeminismo e as dinâmicas de gênero

program_tbl image 213

História da Arte

ARTES INSURGENTES : CONTRA NARRATIVAS PARA OUTRAS VERDADES

R$480,00 por mês (2x parcelas)

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento., Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Apresentação de referências e práticas artísticas para debates coletivos em aula. Estudo de material iconográfico; leituras de textos escolhidos; Ampla consulta a material audiovisual sobre curadorias e exposições.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Rosemeri Conceição

    Sou Doutoranda em História e Crítica da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tenho atuado como pesquisadora, docente e curadora em estudos sobre raça, representação, estéticas, feminismo negro e práticas decoloniais em museus. Em 2022 fui premiada com bolsa integral para apresentar minha tese no The Afro-Latin American Research Institute at the Hutchins Center for African African American Research (ALARI) da Universidade de Harvard. Trabalhei como curadora  de duas missões fotográficas do livro Urbegrafia: um mosaico visual do rio - 1ed.(2023). Pesquisadora do MASP através do edital de bolsa-pesquisa, onde abordei a estética de Cândido Portinari. Integrante da Residência Territórios Curatoriais do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) de 2023. Em 2024, compôs o grupo de brasileiras/os selecionados para o MINON 2024 que na Catania/Itália discutiram os rumos da Museologia Social. 

Referências

AMANCIO, K. A. de O. (2021). A História da Arte branco-brasileira e os limites da
humanidade negra. Revista Farol, 17(24), 27–38.


BANIWA, Denilson. Antes dos këhíripõrã, os desenhos dos sonhos não existiam. Os desenhos dos sonhos não existiam. Cadernos selvagens. Disponível em: https://selvagemciclo.com.br/wp-content/uploads/2023/04/CADERNO67_DENILSONBANIWA.pdf


BANIWA, Denilson. A arte construiu a história do mundo. Arte e cultura.Universidade Federal de Minas Gerais. Live transmitida em 17 de se-tembro de 2020a. Disponível em <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/a-arte-construiu-a-historia-do-mundo-diz-denilson-baniwa >


ESBELL, Jaider. Arte Indígena Contemporânea e o grande mundo. Site Jaider Esbell. Texto publicado em 14 de junho de 2018a. Disponível em https://goo.gl/6ipzRH. Acesso em 27/01/ 2021


FRAGA, Mari . Tempo Fóssil: petróleo, arte e corpo na cosmopolítica do Antropoceno. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 8, p. 31-62, 2018


GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias – O Museu e a Exposição de Arte no Século XX. São Paulo: Edusp, Fapesp, 2004.
LAFONT, Anne. A Arte dos mundos negros. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2023.


LUNA, G. A. G. Flores, M. B. R. Melo, S. F. (2022). Arte Indígena Contemporânea

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar