História da Arte

ARTES INSURGENTES II: CONTRA NARRATIVAS PARA OUTRAS VERDADES

Sobre o curso

Tomando a afirmação do artista Jaider Esbell como percurso discursivo, este curso investiga as temáticas, movimentos e poéticas que nos últimos anos questionam a grande narrativa da arte, formatada a partir de perspectivas coloniais e apontam para novos caminhos para o ensino, a pesquisa e as fabulações das Artes Visuais.

Propomos uma metodologia que parte dos temas e obras presentes nas últimas Bienais de arte para, de maneira não cronológica, construir um enfoque que se serve das ferramentas teóricas advindas da História e do Pensamento Social Brasileiro. O objetivo é permitir que as pessoas participantes desenvolvam um pensamento crítico refinado sobre a maneira como se deu a formatação e prossegue a transformação da Cultura Visual Brasileira.

O que você vai aprender:

*As filosofias Pós e Decoloniais e a crítica ao Colonialismo

*Quando a liberdade é insurgência: os artistas e professores negros da Academia Imperial de Artes e a busca por novas representações

* O Pensamento Afrodecolonial como poética de desconstrução museal

*Arte Indígena Contemporânea: artistas e cosmopolíticas

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História da Arte

ARTES INSURGENTES II: CONTRA NARRATIVAS PARA OUTRAS VERDADES

R$480,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento., Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Apresentação de referências e práticas artísticas para debates coletivos em aula. Estudo de material iconográfico; leituras de textos escolhidos; Ampla consulta a material audiovisual sobre curadorias e exposições.

  • Ministrado por:

    Rosemeri Conceição

    Sou Doutoranda em História e Crítica da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tenho atuado como pesquisadora, docente e curadora em estudos sobre raça, representação, estéticas, feminismo negro e práticas decoloniais em museus. Em 2022 fui premiada com bolsa integral para apresentar minha tese no The Afro-Latin American Research Institute at the Hutchins Center for African African American Research (ALARI) da Universidade de Harvard. Trabalhei como curadora  de duas missões fotográficas do livro Urbegrafia: um mosaico visual do rio - 1ed.(2023). Pesquisadora do MASP através do edital de bolsa-pesquisa, onde abordei a estética de Cândido Portinari. Integrante da Residência Territórios Curatoriais do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) de 2023. Em 2024, compôs o grupo de brasileiras/os selecionados para o MINON 2024 que na Catania/Itália discutiram os rumos da Museologia Social. 

Referências

AMANCIO, K. A. de O. (2021). A História da Arte branco-brasileira e os limites da

humanidade negra. Revista Farol, 17(24), 27–38.

CONCEIÇÃO, Rosemeri. De Antonil a Portinari: olhares sobre o agigantamento dos pés e mãos nas representações da população negra. In: Marco Pasqualini, Neiva Bohns, Rogéria de Ipanema, Arthur Valle. (Org.). 41º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios. 41ed.São Paulo: Comitê Brasileiro de História da Arte,, 2022, v. 41, p. 888-898.

ESBELL, Jaider. Arte Indígena Contemporânea e o grande mundo. Site Jaider Esbell. Texto publicado em 14 de junho de 2018a. Disponível em https://goo.gl/6ipzRH. Acesso em 27/01/ 2021

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias – O Museu e a Exposição de Arte no Século XX. São Paulo: Edusp, Fapesp, 2004.

LAFONT, Anne. A Arte dos mundos negros. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2023.

LIMA, Heloisa Pires. A presença negra no circuito da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro: a década de 80 do século XIX. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000

MÜLLER, Regina Polo. As Artes indígenas e a Arte Contemporânea. Textos escolhidos de cultura e arte po pulares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 7-18, maio, 2010.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Das galés às galerias: representações e protagonismos do Negro no Acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Organização de Ana Teles da Silva, Cláudia Regina Alves da Rocha e Reginaldo Tobias de Oliveira. Rio de Janeiro: 2019. 40 p.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

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