Orientação Multisuporte

COLAGEM COMO FORMA DE PENSAMENTO

Sobre o curso

O curso apresenta a colagem como uma importante chave de compreensão na produção de imagens históricas e contemporâneas.
Os alunos serão provocados a uma aproximação desta linguagem em seus aspectos formais, técnicos e conceituais por meio de exercícios práticos semanais seguidos de acompanhamento crítico. 

O que você vai aprender:

O curso abordará a colagem de forma ampla, entendendo-a como uma ferramenta para produzir e entender a imagem e não apenas como técnica. Cada aula parte de uma proposta diferente, que visa estimular o pensamento poético e a experimentação com diferentes materiais. 
Também são apresentados trabalhos de artistas de diferentes gerações, para abordar conceitos relacionados à colagem.
program_tbl image 62

Orientação Multisuporte

COLAGEM COMO FORMA DE PENSAMENTO

R$480,00 por mês

RECURSOS

Tesoura, estilete, papel (gramatura entre 180 e 300), cola (tipo cascorez ou cola para artistas), pincel de cerdas duras para aplicação da cola, pode para cola que será utilizada e um banco de imagens para colagem (revistas, livros, tecidos, embalagens e todo material que a pessoa tenha interesse em trabalhar).

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

O curso é dividido em três etapas: provocação, exercício e análise.
Provocação
Consiste na apresentação de imagens de artistas que nortearão os exercícios propostos. Importante afirmar que a ideia não é copiar, mas buscar um ponto de partida para o processo criativo individual de cada aluno.
Exercício
Exercícios práticos serão propostos a partir de imagens disponibilizadas pelo professor. A partir destes, o aluno começa a desenvolver uma prática que será acompanhada, visitada e trabalhada em conjunto com o professor. Referências e tópicos de estudo serão disponibilizados para toda turma.
Análise
Trocas entre turma e professor que se darão na plataforma digital disponibilizada para o curso. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nos encontros. 
  • Ministrado por:

    Pedro Varela

    Niterói, Brasil, 1981. Vive e trabalha em Petrópolis, Rio de Janeiro. O artista mistura referências literárias e da história da arte em pinturas e desenhos que remetem a um mundo tropical imaginário.

    Com um forte caráter de narrativas visuais, suas obras exploram a ideia do exótico frequentemente associada aos trópicos.

    Entre suas principais exposições destacam-se: "Enredado" - Pedro Varela e Carolina Ponte, Viborg Kunsthal, Dinamarca; “Trail with no end in sight”, Galeria Enrique Guerrero, Mexico, 2019; “Tender Constructions” (com Carolina Ponte) na Cité Des Arts Paris, 2017; “Pedro Varela”, Zipper Galeria, São Paulo, 2016; “O grande tufo de ervas (Com Mauro Piva)”, Galeria do Lago – Museu da república, Rio de Janeiro, 2015; “Crônicas tropicais”, MDM Gallery, Paris, 2015; “Tropical”, Galeria Enrique Guerrero, Mexico DF, 2014; “Dusk to dawn… Threads of infinity (com Carolina Ponte)”, Anima Gallery, Doha, Catar, 2014; “Pedro Varela”, Centre Culturel Jean-Cocteau, Les Lilas, 2014; “Pedro Varela”, Xippas, Montevideu, 2013; “Le Brésil Paysages”, Le Bon Marché Rive Gauche, Paris, 2013; “Tropical”, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2012; “Paisagem Flutuante”, Centro cultural do Hospital Edmundo Vasconcelos, São Paulo; “Gigante por su propia naturaleza”, IVAN, Valencia, 201

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994
BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2008.
BUSCH, Dennis e KLANTEN, Robert. The Age of Collage, Gestalten, 2016.
CAUQUELIN, Anne: A invenção da Paisagem, São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará, 2002.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar