Artes Viventes

Copo d'água que embriaga

Sobre o curso

O objetivo da Oficina COPO D’ÁGUA QUE EMBRIAGA é criar, ensaiar, produzir e apresentar um espetáculo para a temporada 2025; neste caso, uma hipótese poética sobre a origem do fenômeno teatral considerando que este acontece quando quem faz e quem assiste se embriagam ao beber um copo d’água.


O espetáculo – resultado da Oficina vai ser apresentado ao público do Rio de Janeiro, nas noites de 27 – 28 – 29 Junho – 04 – 05 – 06 – 11 – 12 – 13 Julho. 

O que você vai aprender:

Teoria e prática teatral, conhecer um pouco da atividade inventada e praticada pelos gregos antigos para o humano gostar de viver; o aprendiz vai aprender com o professor e parceiros de aulas interpretação, preparação do corpo e voz, noções de dramaturgia e encenação; o interessado em artes cênicas, em 16 aulas de 3 horas, vai ler, falar e ouvir textos produzidos para o palco; vai ter tempo e espaço para oferecer seu talento ao curso, aos colegas e avaliar sua vocação para a atividade. Tudo sob a inspiração da música e da dança, duas amigas e parceiras do teatro.    

program_tbl image 358

Artes Viventes

Copo d'água que embriaga

R$600,00 por mês

Este curso é indicado para:

Para quem ouviu falar de teatro, sabe de sua existência, mas não assiste a seus espetáculos, nunca fez um curso de teatro, no entanto... Tem curiosidade de encontrar em algum ponto da cidade um lugar que valorize seus afetos, suas perspectivas de vida, uma atividade que desperte sua sensibilidade artística e seus recursos teatrais para exercitá-los na vida real.

 

Esse curso também é indicado para quem pratica teatro, para quem assiste teatro, para quem deseja ter uma nova experiência artística, no palco ou na platéia, para quem quer conhecer por dentro essa atividade que encanta quem faz e assiste, quer descobrir como a cena teatral é criada, ensaiada, produzida, apresentada; para quem quer gostar mais de teatro, aproveitar melhor seus espetáculos; para o ator ou quase ator, amador ou profissional, que quer saborear essa atividade ou ofício que se renova a cada apresentação diante do seu público.

 

A Oficina COPO D’ÁGUA QUE EMBRIGA não tem contra indicação.

Dinâmica:

No começo de cada aula vamos desejar boa noite a todos e, em roda, fechar os olhos para afastar o mundo conhecido, e abri-los para criar ou descobrir outros mundos.

 

Na primeira etapa da Oficina, vamos praticar exercícios coletivos de corpo e voz, conviver uns com os outros, agir e ser observado por todos; vamos observar os talentos dos outros participantes, e discutir serenamente sobre gostos e sabores. 

 

Na segunda etapa, vamos propôr, ouvir e praticar temas da vida cotidiana, cenas e sugestões de solidão a 1 a 2 a 3, breves hipóteses teatrais que os aprendizes colocarão em prática tendo ao seu dispor espaço e tempo, e parceiros amistosos. 

 

Na terceira etapa, as melhores cenas criadas e apresentadas diante da turma serão selecionadas para o repertório de atos cênicos que vai compor o espetáculo ainda sem título, mas cujo sentido parece ser – Bela Aparência, Profundidade Tenebrosa.



Na quarta parte, talvez, os parceiros terão a impressão de pertencer a um povo de solitários que mexe no seu caldeirão fumegante delícias, tônicos e contravenenos que tornarão todos ainda mais aptos para vida. 

 

Na quinta e última etapa, o espetáculo criado, ensaiado, produzido e divulgado vai receber seu público para uma pequena série de apresentações públicas.

 

Ao final da Oficina, os participantes farão uma avaliação da Oficina COPO D’ÁGUA QUE EMBRIAGA e do seu espetáculo, se darão boa noite e dirão – “Até o próximo encontro”.

  • Ministrado por:

    Hamilton Vaz Pereira

    Cria / Dirige o ASDRUBAL TROUXE O TROMBONE em TRATE-ME LEÃO e A FARRA DA TERRA. Participa da criação do CIRCO VOADOR. Escreve / Dirige ATALIBA A GATA SAFIRA, NARDJA ZULPÉRIO, 5 X COMÉDIA, OPORTUNIDADE RARA, BÔNUS DEMÔNIA e COVIL DAS MOÇAS RUIVAS. Adapta / dirige A IRA DE AQUILES e ODISSÉIA, de Homero. Dirige as óperas GIANNI SCHICCI, de Puccini, e CARMEM, de Bizet. Atua em CINEMA FALADO, de Caetano Veloso, SÃO JERÔNIMO, de Júlio Bressane, O ROUBO DA TAÇA, de Caíto Ortiz; e na série de TV MAGNÍFICA 70, de Claudio Torres. É roteirista de ORFEU, de Carlos Diegues. Publica a Coleção O CÃO COMENDO MARIOLA com sua dramaturgia. Ministra os cursos online SEMELHANTE AOS DEUSES, PARA QUE A POSTERIDADE TE LOUVE, ZARATUSTRA / TEATRO DE NIETZSCHE, na Casa Do Saber. É professor do Teatro O Tablado. Cria / Dirige a série Doc de TV ASDRUBAL TROUXE O TROMBONE e prepara-se para lançar a série ficção de TV SUÍTE MAGNÓLIA. Em 2024, comemora 50 anos de teatro, música, audiovisual e letra.

Referências

Teatro Oficina, Teatro Ipanema, The Living Theatre, Asdrubal Trouxe O Trombone e Coringa Dança

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar