Estudos críticos e curatoriais

CURADORIAS QUE CURAM: DEBATES CONTEMPORÂNEOS NAS ARTES VISUAIS

Sobre o curso

Tomando como inspiração a percepção de Diane Lima de que as práticas curatoriais podem contribuir para a cura dos males causados pelas diversas formas de dominação, este curso investiga exposições e artistas latino americanos, africanos e brasileiros que, a partir de pensamentos anticoloniais, têm construído poéticas disruptivas capazes de apontar novos rumos para a escrita da Arte Contemporânea.

O que você vai aprender:

*Uma escrita a contrapelo: o pensamento anticolonial nas Artes Visuais

*A América Latina e os debates contemporâneos à luz da Abyala

*A Mão Afro brasileira e a afroperspectiva na escrita das Artes

*Arte Indígena Contemporânea: artistas e cosmopolíticas

*Linhas e bordados nos caminhos da insurgência

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Estudos críticos e curatoriais

CURADORIAS QUE CURAM: DEBATES CONTEMPORÂNEOS NAS ARTES VISUAIS

R$496,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Nossa metodologia de trabalho intercalar leitura crítica de textos e obras com conversas com pessoas curadoras atuantes no Brasil e no exterior. Um curso totalmente on line pensado para enriquecer o repertório de pessoas artistas, educadoras e pesquisadoras que buscam ampliar seu repertório artístico, estruturar projetos de pesquisa e/ou enriquecer e aprimorar sua ação na sala de aula.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Rosemeri Conceição

    Sou Doutoranda em História e Crítica da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tenho atuado como pesquisadora, docente e curadora em estudos sobre raça, representação, estéticas, feminismo negro e práticas decoloniais em museus. Em 2022 fui premiada com bolsa integral para apresentar minha tese no The Afro-Latin American Research Institute at the Hutchins Center for African African American Research (ALARI) da Universidade de Harvard. Trabalhei como curadora  de duas missões fotográficas do livro Urbegrafia: um mosaico visual do rio - 1ed.(2023). Pesquisadora do MASP através do edital de bolsa-pesquisa, onde abordei a estética de Cândido Portinari. Integrante da Residência Territórios Curatoriais do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) de 2023. Em 2024, compôs o grupo de brasileiras/os selecionados para o MINON 2024 que na Catania/Itália discutiram os rumos da Museologia Social. 

Referências

AMANCIO, K. A. de O. (2021). A História da Arte branco-brasileira e os limites da humanidade negra. Revista Farol, 17(24), 27–38.

ESBELL, Jaider. Arte Indígena Contemporânea e o grande mundo. Site Jaider Esbell. Texto publicado em 14 de junho de 2018a. Disponível em https://goo.gl/6ipzRH. Acesso em 27/01/ 2021

BANIWA, Denilson. A arte construiu a história do mundo. Arte e cultura.Universidade Federal de Minas Gerais. Live transmitida em 17 de setembro de 2020. Disponível em

BRASIL, Julie. Do genocídio Da violência e Da arte contemporânea em uma republica das bananas. Rio Books, 2022.

LAFONT, Anne. A Arte dos mundos negros. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2023.

LUNA, G. A. G. Flores, M. B. R. Melo, S. F. (2022). Arte Indígena contemporânea.Decolonialidade e Rentropofagia: Contemporary Indian Art Decoloniality and Reanthropogagy. Revista Farol, 17(25).

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias – O Museu e a Exposição de Arte no Século XX. São Paulo: Edusp, Fapesp, 2004.

REIS, Diego dos Santos. Estéticas afro-decoloniais e narrativas de corpos negros: arte, memória e imagem. Revista da ABPN • v. 12, n. 34 • Set - Nov 2020, p.774-801.

LIMA, Diane.  Diálogos Ausentes e a Curadoria como Ferramenta de Invisibilização das Práticas Artísticas Contemporâneas Afro-Brasileiras. Itaú Cultural. s/d


https://projetoafro.com/editorial/artigo/curadorias-em-disputa-quem-sao-as-curadoras-negras-negros-e-indigenas-brasileiros/

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória – O Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997. Coleção Perspectiva.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2014.

SIMIONI, A. P. C. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan. In: Proa – Revista de Antropologia e Arte, ano 02, vol.01, n. 02, nov. 2010. Disponível em:

VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. Rio de Janeiro: Ubu, 2021

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

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