Desenho em experimentação é um programa que promove uma visão ampla do desenho a partir de oficinas técnicas, discussões teóricas e exercícios que acontecem dentro e fora da sala de aula. O curso irá apoiar o aluno no desenvolvimento de uma linguagem individual através da experimentação de abordagens e processos relevantes na prática contemporânea. Em complemento às aulas práticas, serão apresentadas obras de artistas ativos desde a década de 1970 à atualidade. A cada bimestre, artistas brasileiros e internacionais cuja produção tenha ênfase no desenho contemporâneo serão convidados a apresentar seus trabalhos. Ao final do percurso, os participantes realizarão uma exposição coletiva numa galeria no Rio de Janeiro, experimentando com questões relativas à curadoria, expografia e montagem de suas obras. Cada participante será acompanhado em sessões individuais e coletivas durante a última fase do programa.
O programa é organizado em dois eixos: o prático, composto por experimentações em sala de aula e oficinas técnicas, e o teórico, de caráter expositivo.
PRÁTICO:as provocações propostas em aula serão organizadas em temas que abordam tanto aspectos técnicos quanto conceituais do desenho. Quando pertinente, os exercícios serão contextualizados historicamente.
- Abstração
- Borracha: o desenho por subtração
- Colagem
- Desenho cego
- Desenho e fotografia
- Desenho e palavra
- Espaço em movimento: desenhando (n)a cidade
- Floresta, a paisagem ao ar livre
- Frottage: textura, tempo e localidade
- Inteligência artificial: a linha de comando como instrumento
- "Mark making" e ferramentas não tradicionais do desenho: lama, máquina, fuligem, pólvora e gelo pigmentado
- Noite, memória e sonho: desenhando sob as estrelas
- O modelo está vivo - e ele fala
- Os 5 sentidos no desenho de observação
- O corpo no desenho
- Suportes não tradicionais do desenho: materialidade e sentido
Além dos experimentos em sala de aula, 4 oficinas técnicas irão abordar de forma prática e expositiva os seguintes tópicos:
- Introdução aos materiais essenciais do desenho
- Papel: produção, características, nomenclatura e principais fabricantes
- Técnicas tradicionais da gravura
- Transferência de imagem e carimbo
Dado o caráter experimental do programa, os professores se reservam o direito de alterar / editar / incrementar / incluir conteúdo de acordo com os interesses do grupo e da dinâmica construída coletivamente em sala de aula.
TEÓRICO:nos encontros mensais serão comentadas obras de artistas ativos nos últimos cinquenta anos. Esses encontros são organizados em 5 módulos e poderão ser acompanhados à distância (transmissão online). Cada módulo aborda uma temática recorrente na prática do desenho na contemporaneidade e ficará gravada para consulta posterior.
- Sistemas e processos: Neste módulo, vamos examinar trabalhos de artistas que se preocuparam em desenvolver conceitos e idéias através da visualidade, e mais especificamente através do desenho no contexto da arte contemporânea.
- Identidade: Seja através do retrato - rosto e corpo - ou por meio de representações simbólicas, a série de obras e artistas apresentada neste módulo irá promover diversas abordagens possíveis na construção de identidades individuais ou coletivas através do desenho.
- Lugar e espaço: Desde a pré-história, o ser humano utiliza o desenho para marcar sua presença em espaços "vazios". Ao ocupar esses espaços, eles são transformados em lugares com sentido para uma determinada comunidade ou cultura. Neste segmento, vamos conhecer obras que tratam de lugares imaginários, espaços internos, arquitetura, cidade, paisagem, meio-ambiente e cartografias.
- Tempo e memória: A prática do desenho está fortemente associada a noções de temporalidade. Do quase instantâneo ao extremamente laborioso, pode-se dizer que um desenho é o registro do tempo no qual ele foi executado. Neste módulo, vamos examinar uma série de trabalhos que marcam a passagem do tempo, fabulam memórias, ou que ainda registram acontecimentos históricos, íntimos ou coletivos.
- Poder e protesto: No último segmento, vamos investigar obras baseadas em técnicas e abordagens muito diversas, mas que possuem em comum a capacidade de comunicar visões críticas do mundo através do desenho. Temas como direitos humanos, autoritarismo e gênero serão frequentes, mas também serão abordados eventos e contextos específicos, como a Guerra Fria, a Revolução Iraniana e o Apartheid.
- Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em sala de aula
- Compartilhamento de referências com debates em sala de aula
- Acompanhamentos individuais em sala de aula e online
- Convidados externos com transmissão online
- Aulas expositivas mensais
- Oficinas tecnicas
- Exercícios em locais abertos
- Visitas a ateliês, residências e exposições (dependendo da disponibilidade)
- Montagem de exposição coletiva ao fim do programa
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema,
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento,
Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento,
Não exige conhecimentos prévios.
Material básico: lápis, borracha, carvão, apontador e papel. Outros materiais serão sugeridos ao longo do curso.
BELL, Julian, ed.; BALCHIN, Julia, ed.; TOBIN, Claudia, ed. Ways of drawing: artists' perspectives and practices. Londres: Thames & Hudson em colaboração com a Royal Drawing School, 2019.
BORGES, Jorge Luis; JAHN, Heloisa, trad. O livro dos seres imaginários. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007
CARERI, Francesco; BONALDO, Frederico, trad. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013
EDITORS, Phaidon. Vitamin D3: today's best in contemporary drawing. Londres: Phaidon Press, 2021
FLICK, Bill; GRABOWSKI, Beth. Printmaking: a complete guide to materials & process. Londres: Laurence King, 2015
FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind, et al. Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Londres: Thames & Hudson, 2011
GILOY-HIRTZ, Petra, ed.; ENWEZOR, Okwui; BRYAN-WILSON, Julia; RAGUIN, Virginia. Kiki Smith. Munique: Prestel, 2018
HILL, Diana, dir.; MACMILLAN, Ian, dir. The secret of drawing. BBC, 2005
HOCKNEY, David; GAYFORD, Martin.A history of pictures: from the cave to the computer screen. Nova York: Abrams Books, 2016
KOVATS, Tania. The drawing book. Londres: Black Dog Publishing Ltd, 2006
MALBERT, Roger. Drawing people: the human figure in contemporary art. Londres: Thames & Hudson, 2005
MORRIS, Frances, ed.; BELL, Tiffany, ed. Agnes Martin. Nova York: Distributed Art Publishers, 2015
PERRY, Colin; CASHDAN, Marina; KRAUSE, Carina. Vitamin D2: new perspectives in drawing. Londres: Phaidon Press, 2013
PRESENTI, Allegra; COZZI, Leslie; ELLIOTT, Clare. Apparitions: frottages and rubbings from 1860 to now. Houston: Menil Foundation, 2015
SELIGMAN, Isabel, ed. Pushing paper: contemporary drawing from 1970 to now (British Museum). Londres: Thames & Hudson, 2019
STOUT, Katharine. Contemporary drawing: from the 1960s to now. Londres: Tate Publishing, 2015
Artistas comentados nas aulas teóricas (em ordem alfabética): Adel Daoud, Adriena Šimotová, Agnes Martin, Anselm Kiefer, Antony Gormley, Bahman Mohassess, Cai Guo-Qiang, Claude Heath, Cornelia Parker, David Nash, Diana Cooper, Doh Ho Suh, Edith Derdyk, Eduardo Berliner, Francis Alÿs, Gerhard Richter, Jaanika Peerna, Jenny Saville, Jockum Nordström, José Antonio Suárez Londoño, Joseph Beuys, Julie Mehretu, Kiki Smith, Louise Bourgeois, Lucia Nogueira, Luiz Zerbini, Masao Okabe, Marcelo Moscheta, Matthew Barney, Michael Landy, Mira Schendel, Mona Hatoum, Óscar Munõz, Öyvind Fahlström, Richard Long, Richard Serra, Robert Morris, Rune Bosse, Sandra Vàsquez de la Horra, Simryn Gill, Sol LeWitt, Tacita Dean, Toba Khedoori, Tracey Emin, Victor Arruda, Vija Celmins, William Kentridge, entre outros.
Matrículas, pagamentos e cancelamentos
Antes de efetuar a matrícula leia este documento até o fim. Para informações sobre matrícula nas atividades do Parquinho Lage, clique aqui.
Matrículas
• As matrículas devem ser efetuadas através do
e-mail cursos@eavparquelage.org.br ou através da venda online no nosso site.
• Não há reservas de vagas.
• Alunos inadimplentes não poderão efetuar nova matrícula, sem antes regularizar o débito em questão.
• A secretaria tem o prazo de até 1 dia útil para conceder acesso aos cursos online, o prazo será contado a partir do preenchimento do formulário de matrícula.
Taxa administrativa anual
(válida até o final do ano vigente)
• No ato da inscrição será cobrada uma taxa anual de custos administrativos, renovável a cada ano, no valor de R$ 50,00 (Cinquenta reais). Esta taxa não será cobrada na inscrição de cursos de curta duração e cursos de férias.
Mensalidade
• Será permitido o ingresso do aluno em qualquer dia do mês à sua conveniência, desde que efetue o pagamento integral da mensalidade referente ao mês em que deseja ingressar.
• O vencimento das mensalidades é no dia 10 de cada mês. Após essa data será cobrada multa de 2% ao mês e atualização monetária de acordo com os índices governamentais vigentes.
• Caso a matrícula do aluno seja feita após esta data, a multa não será cobrada na primeira mensalidade.
• O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento das mensalidades.
• A matrícula em cursos de modalidade contínua está condicionada ao pagamento de 50% do valor da mensalidade no mês de dezembro.
Formas de pagamento
• Boleto bancário e cartão de crédito (online, no site).
• No caso da opção de pagamento por boleto bancário, os mesmos serão disponibilizados na área do aluno em até 5 dias úteis. É de responsabilidade do aluno ou responsável em caso de dificuldades em visualizar os boletos notificar a secretaria pelo email cursos@eavparquelage.org.br. O não pagamento do boleto em até 15 dias corridos após o vencimento implica na inclusão do CPF do aluno ou responsável nos órgãos de cobrança.
Certificação
Fica estabelecido o prazo de até 5 anos, após a conclusão do curso, para emissão de 2ª via do certificado.
Cancelamento de inscrição
Em caso de desistência após a matricula, o pedido deve ser formalizado em até 48hs antes do início da primeira aula programada para o curso.
Todo e qualquer cancelamento de curso deve ser formalizado impreterivelmente até o último dia útil do mês anterior ao mês a ser cancelado.
A formalização deve ser através do e-mail cursos@eavparquelage.org.br, contendo os dados de identificação do aluno(a), do curso e telefones para contato. O não pagamento dos boletos já gerados sem esse procedimento cumprido ensejará na inclusão do CPF do aluno(a) ou responsável no Serasa após 15 dias corridos do vencimento.
Cancelamento de curso pela escola
Os cursos deverão atingir um número mínimo de inscrições para viabilizar sua realização. Desta forma, a EAV se reserva o direito de cancelar qualquer curso ou oficina. Os alunos inscritos serão informados e receberão reembolso integral do valor pago referente aos meses de cursos não realizados. Os meses ministrados não serão objeto de reembolso.
Aula experimental
A EAV oferece aulas experimentais em seus cursos. O valor da aula é de R$ 100,00 (cem reais), a ser descontado da mensalidade do mês em que ocorreu a aula experimental em caso de inscrição no curso em questão. Tal valor não será sujeito a reembolso. Só é permitida uma aula experimental por curso.
Transferência entre cursos
• A transferência deve ser solicitada até o último dia útil do mês, para ser realizada no mês seguinte.
• Não realizamos transferência entre cursos no mesmo mês.
• Não realizamos retorno ou devoluções de valores já pagos.
• Os pedidos devem ser formalizados pelo e-mail cursos@eavparquelage.org.br informando o nome e horário do curso atual, o nome e horário do curso a ser transferido, e telefone para contato.
Situações não previstas nestas normas serão analisadas e decididas pela Direção da EAV Parque Lage.
Atribuições
• Chegar meia hora antes do início da aula e verificar ordem e limpeza da sala e equipamentos.
• Retirar a lista de inscritos na Secretaria de Ensino e devolvê-la ao final da aula.
• Auxiliar o professor no controle de presença dos alunos e no pagamento usando a lista de inscritos emitida pela secretaria da EAV.
• Manter uma agenda com os contatos dos alunos (e-mail e telefone). Lembrar aos alunos que a frequência mínima é de 75% para receber um certificado.
• Cuidar da comunicação entre professor/alunos (aulas externas e reposições, sempre com devida antecedência) e professor/Coordenação de Ensino. Escrever os e-mails com cópia para Carmen Souza (carmen.eavparquelage@gmail.com) e/ou ligar para a EAV.
• Comparecer às reuniões mensais de monitores e Coordenação de Ensino.
• Retirar os materiais para a aula na Coordenação de Ensino e devolver ao final.
• Cuidar para que pincéis e potes sejam adequadamente lavados e para que todo o material de uso permanente (como tesouras, estiletes e réguas) seja recolhido e devolvido.
• Equipamentos especiais como DVD, notebook e projetor devem ser solicitados com antecedência na secretaria da EAV.
• Solicitações extras de materiais por parte do professor devem ser previamente comunicadas à Coordenação de Ensino e Produção.
• Fazer pesquisas de textos para a aula quando solicitado, bem como xerox, levantamento de imagens etc.
• Reforçar nas redes sociais e contatos a divulgação do curso.
• Sobre eventuais outras atribuições e demandas do professor, consultar a Coordenação de Ensino e/ou a Direção da EAV.
Bolsa Monitor – 100% de desconto
• Indicado pelo professor, o aluno recebe bolsa integral;
• 1 (um) monitor por curso. Validade máxima: 2 (dois) semestres;
• O monitor auxilia o professor nas atividades, rotinas e demais processos do curso.
Bolsa Funcionário / Professor (filhos e cônjuges) – 100% de desconto
• 1 (um) curso por semestre.
Bolsa Estudante Instituição Pública – 50% de desconto
• Solicitação de matrícula através do Formulário para Bolsistas;
• Mediante apresentação de comprovante atualizado de matrícula ativa em instituição pública brasileira de ensino.
Secretaria de Estado de Cultura (SECEC) – 50% de desconto
• Desconto válido para todos os cursos mediante comprovação de matrícula de servidor ativo.
• Os benefícios oferecidos para alunos conveniados às instituições parceiras ocorrem mediante a comprovação de vínculo ativo;
• Todas as bolsas e descontos estão sujeitas à disponibilidade de vagas;
• Os descontos devem ser solicitados no ato da matrícula;
• Os descontos são aplicados por meio de regime não cumulativo com outras categorias e políticas;
• Válido somente para matrículas realizadas através do Formulário para Bolsistas.