Estudos críticos e curatoriais

Escrita de Artista

Sobre o curso

Curso teórico e prático sobre escrita de artista. Destinado àqueles que querem conhecer o pensamento por trás dos textos e das obras dos artistas, e para os que buscam desenvolver o seu próprio repertório de escrita.

O que você vai aprender:

Em oito encontros, além do compartilhamento de técnicas de escrita, o curso apresentará os textos de grandes artistas, suas obras, vida e questões estéticas, como forma de estimular a produção individual dos participantes.


A partir de textos dos artistas: Artur Barrio, Cildo Meireles, Guilherme Vaz, Hélio Oiticica, John Cage, Lygia Clark, Marcel Duchamp, Tunga, entre outros, discutiremos como são escritos, como articulam as questões estéticas, tanto formais quanto conceituais.


Durante os encontros serão compartilhadas técnicas que permitirão aos participantes realizar suas próprias apresentações.

program_tbl image 322

Estudos críticos e curatoriais

Escrita de Artista

R$496,00 (valor único)

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Aulas teóricas com apresentação de vasto conjunto de imagens e vídeos; apresentação de técnicas e exercício de escrita; além de leitura e comentário da produção dos participantes.

  • Ministrado por:

    Franz Manata

    Franz Manata é artista, curador e professor. Mestre em Linguagens Visuais pela EBA-UFRJ, com formação em Economia e especialização em Sociologia e Administração Financeira na PUC-MG.

    Trabalhou, durante oito anos, no departamento curadoria do MAM-RJ. Nos últimos anos, publicou textos, participou de debates, encontros, palestras e comissões de seleção.

    Atualmente leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ, é curador independente e consultor de arte para instituições públicas, coleções privadas e corporativas. Como artista trabalha em parceria com Saulo Laudares desenvolvendo o duo Manata Laudares, e desde 1998 vem participando de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. São representados pela Sé Galeria, em São Paulo.

Referências

BASUALDO, Carlos. Hélio Oiticica Quasi-Cinemas. Hatje Cantz and Wexner Center. 2001.
BRETT, Guy. Brasil Experimental-arte/vida, proposições e paradoxos. Rio de janeiro: Contracapa, 2005.
CAMERON, Dan; HERKENHOFF, Paulo; MOSQUERA, Gerardo. Cildo Meireles. Cosac & Naify, 1999.
CLARK, Lygia, Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980. In: FUNDACIÓ ANTONI TÀPIES DE BARCELONA. LygiaClark. Barcelona, 1997. Catálogo de exposição.
DE DUVE, Thierry. O que fazer da vanguarda? In: Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais - EBA / UFRJ, Rio de Janeiro, n. 20, jul. 2010. Disponível em http://www.ppgav.eba.ufrj.br/w p-content/uploads/2012/01/ae20_Thierry_Duve.pdf
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. Disponível em:
https://liviafloreslopes.files.wordpress.com/2015/12/duchamp-marcel-o-ato-criador.pdf.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar