Escultura

ESCULTURA: 1, 2 e 3 Dimensões

Sobre o curso

O curso consiste em colocar conceitos e promover ocorrências importantes para a produção em 3D. Em aulas mensais separadas e justapostas: fundamentos e conceitos (forma e conteúdo) , Ética dos materiais, Técnica e extensão e Pensamento de arte e liberdade. A aula é teórica e sempre acompanha um exercício prático relativo ao tema da aula.

O que você vai aprender:

O curso procura dar uma orientação tanto para quem está começando como para quem já está produzindo. Cada aula prepara a outra, onde abordamos, problematizando a produção de arte em 3D, seus procedimentos, motivações, ética, fenômeno, pensamento e liberdade. É muito bonito ver a complexidade que pode revelar um simples desenho, um mero exagero, um humor, um deslocamento. O curso é consistente e com muito conteúdo articulado e exercícios.

program_tbl image 207

Escultura

ESCULTURA: 1, 2 e 3 Dimensões

R$480,00 por mês 

RECURSOS

Papel e lápis ( qualquer técnica de desenho ), objetos e materiais de pequeno formato a escolha do aluno, e os materiais próprios dos alunos.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.

Dinâmica:

Em 2 horas em que cada uma das  aulas se divide, faremos uma exposição teórica sobre conceitos básicos como relação entre forma e conteúdo, análoga a tempo e movimentos suas transformações na história do pensamento, o desenho é o exercício que acompanha essa aula, veremos sua importância, e a mídia mais imediata e próxima de um conteúdo em formulação. Num segundo momento trataremos dos materiais, como ler um material, como perceber seus atributos, como desafiar seus limites, e como são carregados de simbolismos. A partir deste estado consciente (saber o material ou "com ciência " do material) saber suas implicações e deliberar com intenções estéticas e saber que estas estão sempre implicadas eticamente. O exercício será com os materiais pedidos na aula anterior trazidos pelos alunos. A terceira parte, trata da técnica e extensão, examina os processos e procedimentos a serem realizados no material, é quando forçamos uma ideia a se tornar extensa em razão de alguma matéria e o procedimento, a técnica é determinante e a inventividade ganha sua graça. O exercício desta aula consiste em os artistas apresentarem suas técnicas e verificarem em que medida estaria a serviço da expressão. Em seguida, tratamos do que surge partir dos passos das aulas , começa a haver uma noção de pensamento de criar relações entre as coisas e saber que é possível criar uma razão entre elas, saber que quando não há razão alguma pode surgir a partir de um observador e que isso tem consequências e como ser livre é ambíguo e exige um estado consciente e inteligente o tempo todo. O exercício final será o de produzir uma distinção entre o conceito de unidade e multiplicidade.

  • Ministrado por:

    Carlos Bevilacqua

    Carlos Bevilacqua nasceu em 1965, no Rio de Janeiro. Depois de estudar arquitetura, foi para Nova York, onde cursou a New York Studio School of Painting, Drawing and Sculpting, de 1991 a 1993. Participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior, como Rio Hoje, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio (1989); Home Alone, no East Village, em Nova York (1993); Escultura Carioca, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro (1994); Passaporte Contemporâneo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP (2003); Desejo da Forma, na Akademie der Künste, em Berlim (2010); e Lugares do Delírio, no Museu de Arte do Rio (2017). Entre as individuais mais recentes, estão Dois (2010); Oceano Branco (2013); e Let it Go (2015), na Galeria Fortes Vilaça (hoje, Fortes D’Aloia & Gabriel), em São Paulo. Ganhou prêmios, como o II Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea, em Brasília (2012). Suas obras integram coleções públicas, como as da Funarte (Rio de Janeiro), de Inhotim (Minas Gerais), do MAM Rio (Rio de Janeiro) e do MAC USP (São Paulo). Atualmente, Bevilacqua vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Referências

The Mythic image" e "O poder do mito" de Joseph Campbell, "A filosofia das formas simbólicas" de Ernest Cassirer , Conversações de Gilles Deleuze.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar