Gravuras

EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS _ VESTÍGIOS DO COTIDIANO

Sobre o curso

O curso visa a produção e a experimentação em torno da imagem gráfica a partir de registros da vida cotidiana. A ideia é caminhar pela cidade buscando vestígios e fragmentos urbanos. Objetos banais, abandonados, descartados, marcas do tempo, rastros de passagens a serem observados e registrados em imagens: fotografias, desenhos, micronarrativas, transformados posteriormente na oficina de gravura em objetos gráficos.

O que você vai aprender:

A partir de exercícios de observação em locais da cidade, propomos criar um inventário de objetos gráficos. Sendo esses objetos gráficos produzidos a partir dos registros coletados, combinando processos e técnicas de impressão e monotipias, associadas a fotografias ou imagens digitais apropriadas, desenhos e/ou textos.

program_tbl image 116

Gravuras

EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS _ VESTÍGIOS DO COTIDIANO

R$480,00 (VALOR ÚNICO)

RECURSOS

Papéis, matrizes e tintas de impressão. Outros materiais são listados na primeira aula.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.  Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Inicialmente apresentamos a proposta e temática do curso. Exercícios de observação da cidade são realizados durante a semana. Os registros desses exercícios são levados para a oficina de gravura e transformados utilizando técnicas de impressão.

  • Ministrado por:

    Bia Amaral

    Artista visual.Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes da UFRJ, cursou desenho e teoria no MAM, RJ, litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio. A partir dos anos 80 participa de diversos salões e coletivas no Brasil e no exterior. Mostra seu trabalho em exposição individual em 1988, em Curitiba, e 1991 e 2004 no Rio de Janeiro.

    Recebeu o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco em 1987. Ministrou cursos de gravura no MAM, RJ, no Sesc-Tijuca, na Mostra Rio Gravura em 99. Desde 93 é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde atua nos núcleos de Imagem Gráfica e Imagem Digital.

  • Ministrado por:

    Giodana Holanda

    Artista visual. Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Possui formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua na área de Imagem Gráfica e Digital.

    Tem interesse nas questões relacionadas ao cotidiano, ao urbano e à mobilidade, narrativas digitais e cartografias subjetivas. Integra o Grupo Cotidiano e Mobilidade, que tem como foco percursos e derivas pela cidade em forma de arte.

    Instagram @gbholanda

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

COLDWELL, P.. Printmaking: A Contemporary Perspective. Black Dog Publishing, 2010.
SAUNDERS, G.; MILES, R.. Prints Now: Directions and Definitions. W&A Publications,2006.
TALA, A.. Installations & Experimental Printmaking. A & C Black, 2009.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Editora Vozes, 1994.
PEREC, George, As coisas
PEREC, George, Tentativa de esgotamento de um lugar

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar