Cursos EAV

Exposições de artes visuais: da ideia à realização | Curta-duração

Professores:

ConheçaStella Paiva

ConheçaJulia Baker

program_tbl image 279
Faça sua matrículaFaça sua matrícula neste cursoAula Experimental

Curso Online | Curta-duração

04 de outubro a 29 de novembro Quartas, de 19h às 21h

VALOR
DO CURSO:
R$480,00 por mês (2 parcelas)
*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Alunos beneficiários da política de descontos só podem realizar pagamentos via boleto bancário.

Se interessou por algum curso?

fale com a gente
Esse curso é oferecido
na{s} seguinte(s)
odalidade(s)
  • Híbrido
  • Presencial
  • Online
  • SOBRE

    O curso aqui proposto é uma junção de dois fazeres essenciais para a realização de uma exposição: a curadoria e a produção. As aulas, dadas em conjunto, irão tratar de todos os passos para a elaboração conceitual e produção de uma exposição: construção de um pensamento curatorial (como propostas são feitas em instituições ou em espaços independentes), pesquisa iconográfica, seleção de obras, contratação de equipe, expografia, como funcionam empréstimos, setores e profissionais envolvidos na criação de uma exposição, museologia e montagem, formatação de projetos, manutenção, circulação e desmontagem de exposições de artes visuais. Serão apresentados estudos de caso de exposições a partir de nossas práticas e vivências. O alune que tiver interesse em desenvolver seu projeto poderá fazê-lo ao longo das aulas. Uma aula será destinada a apresentação das ideias de projetos para as professoras e para a turma. Isso não impede a participação de alunes que não tenham projetos e que tenham interesse somente em participar das aulas.

  • CONTEÚDO

    Etapas necessárias para a realização de uma exposição; curadoria e produção, o que é curadoria? Como uma curadoria é desenvolvida e o papel do curador nas exposições. Tipos de exposições. Projeto expográfico e comunicação visual de uma exposição. Formatação de projetos (apresentação, objetivo, justificativa). Planejamento; cronograma; orçamento geral. Fontes de recurso: leis de incentivo e editais. Tipos de serviços necessários para execução de uma exposição. Documentos necessários: termos de empréstimo e condições de empréstimo, direitos autorais, direitos de imagem; taxa de empréstimo / contrapartidas ; seguro e transporte de obras: embalagens especializadas, cuidados especiais. Montagem das exposições, coordenação de equipes. Museologia e montagem: Conservação e padrões museológicos. Especificações e qualidade dos serviços. Comunicação Visual e divulgação da exposição. Manutenção e finalização da exposição. Relações com equipes de educação e montagem. Finalização. Prestação de contas. Itinerância. Apresentação de ideias dos alunos.

  • CRONOGRAMA

    Aula 1: Apresentação da proposta: introdução às etapas necessárias para a realização de uma exposição; curadoria e produção – diálogos e estranhamentos em exposições. Introdução sobre a importância da produção na organização de ideias e realização de projetos culturais.

     

    Aula 2: História da curadoria: Afinal, o que é curadoria? Como uma curadoria é desenvolvida; papel do curador nas exposições; curador institucional, curadorias independentes, as diferentes formas de atuação profissional; tipos de pesquisa, núcleos curatoriais

     

    Aula 3: Tipos de exposições. Possibilidades e diferenças. Comissionamento de obras. Como se dá a definição do que será criado pelo artista para uma exposição específica, exemplos de obras comissionadas para exposições

     

    Aula 4: Projeto expográfico e iluminação Elaboração e a construção do projeto expográfico e a iluminação de uma exposição de artes visuais.

     

    Aula 5: Formatação de um projeto. Com o conceito em mãos, como o produtor deve agir? Planejamento; cronograma; orçamento geral. Tipos de serviços necessários. Leis de incentivo e editais, fontes de recurso. Atividade aula: colocando a idéia no papel /foco curatorial

     

    Aula 6: A execução do Projeto.

    Pré produção e Produção: Solicitações de empréstimos de obras: Cartas de empréstimo; documentos necessários: termos de empréstimo e condições de empréstimo, direitos autorais, taxa de empréstimo / contrapartidas. Logística e cuidados especiais, transporte e seguro de obras.

     

    Aula 7: Montagem das exposições.

    Impressão fine art: impressão museológica, impressão especial em laboratórios especializados. Molduras: a escolha das molduras certas, especificações e qualidade dos serviços. Equipamentos audiovisuais para uma exposição de arte. Comunicação visual de uma exposição.

    Museologia e montagem: Conservação e padrões museológicos. Courriers e laudos técnicos. (museóloga convidada Valéria) Atividade aula: Pesquisa de orçamento de serviços e materiais

     

    Aula 8: Serviços técnicos especializados e desmontagem da exposição

    Manutenção e finalização da exposição. Itinerância de exposição. O trabalho da curadoria continua. Relações com equipes de educação e montagem. Finalização. Prestação de contas. Apresentação das ideias dos alunos

  • DINÂMICA

    Aula expositiva em videoconferência; exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula; compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula.

  • PÚBLICO

    Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema,

    Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento,

    Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento,

    Não exige conhecimentos prévios.

  • RECURSOS NECESSÁRIOS

    Acesso à internet; computador ou celular com câmera.

  • REFERÊNCIAS

    BRANCO, Sérgio; PARANAGUÁ, Pedro. Direitos Culturais. Rio de Janeiro, FGV, 2009.https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2756/Direitos%20Autorais.pdf.

     

    CESNIK, Fábio de Sá - Guia do incentivo à cultura, 2012 São Paulo SP, Edições SESC SP. www.cultura.gov.br – Ministério da Cultura.

     

    LABRA, Daniela - Um pesquisador chamado curador - Revista Poiésis, n. 26, p. 29-34, Dezembro de 2015.

     

    Edson Natale e Cristiane Olivieri, Guia Brasileiro de Produção Cultural 2013, São Paulo SP, Edições SESC SP.

     

    OBRIST, Hans Ulrich - Uma breve história da curadoria. São Paulo, SP. Editora BEI, 2010.

     

    OGUIBE, Olu. O fardo da curadoria. In: Concinnitas, Revista do Instituto de Artes da Uerj, Rio de Janeiro, ano 5, n. 6, p. 17, julho 2004.

     

    RAMOS, Alexandre Dias - Sobre o Ofício do Curador - Volume 2. Coleção Arte Ensaios e Documentos, Editora Zouk, 2010.

     

    RUBIM, Antônio; BARBALHO, ALEXANDRE. Políticas Culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

     

    TEJO, Cristiana - A gênese do campo da curadoria de arte no Brasil: Aracy Amaral, Frederico Morais, Walter Zanini Tese de doutorado. UFPE 2017.

     

    Thiery-Cherques, Hermano Roberto – Projetos Culturais: Técnicas de modelagem, Rio de Janeiro: Editora FGV, RJ, 2008.

     

     

    COHEN, Mirian Aby. Cenografia brasileira século XXI – Diálogos possíveis entre a

    prática e o ensino. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São

    Paulo, 2007. 207 p. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em

    Artes, da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, São Paulo,

    2007.

     

    FRANCO, Maria Ignez Mantovani. Planejamento e organização de exposições. In. Couto, Heloísa Helena; "EXPOGRAFIA: DESIGN DO ESPAÇO EXPOSITIVO", p. 3657-3669 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0314

     

    CURY, Marília Xavier. Oficina expográfica - IBRAM – Apostila 1. Org. Museu da memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas. Patrocinada pelo Inst.Brasileiros de Museus- IBRAM, (2002). Disponível em: <http://www.unifal-

    mg.edu.br/museumpunifal/files/file/OFICINA%20EXPOGRAFIA%20APOSTILA%2001.pdf

    >. Acessado em: Ago 2013.

     

    QUINTELLA, Pollyana. Imaginar e disputar o museu. A palavra solta. Disponível pela internet via correio eletrônico: https://www.revistaapalavrasolta.com/profile/revistaapalavrasolta/profile. Acesso em 20 de outubro de 2022.

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos. Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.content_not_found
  • Normas de matrícula

    Matrículas, pagamentos e cancelamentos

    Antes de efetuar a matrícula leia este documento até o fim. Para informações sobre matrícula nas atividades do Parquinho Lage, clique aqui.


    Matrículas

    • As matrículas devem ser efetuadas através da venda online no nosso site.
    • Não há reservas de vagas.
    • Alunos inadimplentes não poderão efetuar nova matrícula, sem antes regularizar o débito em questão.
    • A secretaria tem o prazo de até 1 dia útil para conceder acesso aos cursos online, o prazo será contado a partir do preenchimento do formulário de matrícula.


    Taxa administrativa anual
    (válida até o final do ano vigente)

    • No ato da inscrição será cobrada uma taxa anual de custos administrativos, renovável a cada ano, no valor de R$ 70,00 (Setenta reais). Esta taxa não será cobrada na inscrição de cursos de curta duração e cursos de férias.


    Mensalidade

    • Será permitido o ingresso do aluno em qualquer dia do mês à sua conveniência, desde que efetue o pagamento integral da mensalidade referente ao mês em que deseja ingressar.
    • O vencimento das mensalidades é no dia 10 de cada mês. Após essa data será cobrada multa de 2% ao mês e atualização monetária de acordo com os índices governamentais vigentes.
    • Caso a matrícula do aluno seja feita após esta data, a multa não será cobrada na primeira mensalidade.
    • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento das mensalidades.
    • A matrícula em cursos de modalidade contínua está condicionada ao pagamento de 50% do valor da mensalidade no mês de dezembro.


    Formas de pagamento

    • Boleto bancário e cartão de crédito (online, no site).
    • No caso da opção de pagamento por boleto bancário, os mesmos serão disponibilizados na área do aluno em até 5 dias úteis. É de responsabilidade do aluno ou responsável em caso de dificuldades em visualizar os boletos notificar a secretaria pelo email cursos@eavparquelage.org.br. O não pagamento do boleto em até 15 dias corridos após o vencimento implica na inclusão do CPF do aluno ou responsável nos órgãos de cobrança.

    Certificação

    Fica estabelecido o prazo de até 5 anos, após a conclusão do curso, para emissão de 2ª via do certificado.


    Cancelamento de inscrição

    Em caso de desistência após a matricula, o pedido deve ser formalizado em até 48hs antes do início da primeira aula programada para o curso.

    Todo e qualquer cancelamento de curso deve ser formalizado impreterivelmente até o último dia útil do mês anterior ao mês a ser cancelado.

    A formalização deve ser através do e-mail cursos@eavparquelage.org.br, contendo os dados de identificação do aluno(a), do curso e telefones para contato. O não pagamento dos boletos já gerados sem esse procedimento cumprido ensejará na inclusão do CPF do aluno(a) ou responsável no Serasa após 15 dias corridos do vencimento.



    Cancelamento de curso pela escola

    Os cursos deverão atingir um número mínimo de inscrições para viabilizar sua realização. Desta forma, a EAV se reserva o direito de cancelar qualquer curso ou oficina. Os alunos inscritos serão informados e receberão reembolso integral do valor pago referente aos meses de cursos não realizados. Os meses ministrados não serão objeto de reembolso.

    Aula experimental

    A EAV oferece aulas experimentais em seus cursos. O valor da aula é de R$ 120,00 (Cento e vinte reais), a ser descontado da mensalidade do mês em que ocorreu a aula experimental em caso de inscrição no curso em questão. Tal valor não será sujeito a reembolso. Só é permitida uma aula experimental por curso.

    Transferência entre cursos

    • A transferência deve ser solicitada até o último dia útil do mês, para ser realizada no mês seguinte.
    • Não realizamos transferência entre cursos no mesmo mês.
    • Não realizamos retorno ou devoluções de valores já pagos.
    • Os pedidos devem ser formalizados pelo e-mail cursos@eavparquelage.org.br informando o nome e horário do curso atual, o nome e horário do curso a ser transferido, e telefone para contato.

    Situações não previstas nestas normas serão analisadas e decididas pela Direção da EAV Parque Lage.

     

  • Política de bolsas

    A EAV tem o compromisso social de oferecer 100 bolsas de estudo
    integrais anualmente, e 50% nas mensalidades para alunos de
    instituições públicas em situação de vulnerabilidade social.

    Neste ano de 2023, nossa escola ofereceu 110 bolsas, sendo 80 bolsas
    sociais integrais, custeadas pela AMEAV, e 30 bolsas custeadas por
    patrocínio do Instituto Cultural Vale.

    Para o segundo semestre de 2023, a EAV concedeu 80 bolsas sociais
    integrais, custeadas pela AMEAV, assim distribuídas:

    • 52 bolsas destinadas a alunos com vulnerabilidade social para os
    cursos presenciais da EAV.
    • 16 bolsas para alunos do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral
    - CEIAA, que é parceira da EAV Parque Lage
    • 12 bolsas destinadas a Parceria entre a EAV Parque Lage com a
    Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu.

     Também no segundo semestre, a EAV lançou uma chamada pública de
    seleção para dois programas especiais de formação de artistas com 30
    bolsas remuneradas através do Plano Anual patrocinado pelo Instituto
    Cultural da Vale. Este programa de bolsas levou em conta diversidade
    de gênero, étnico-racial, sexualidade e território.

    Quanto à política de descontos de 50% para estudantes de instituições públicas em situação de vulnerabilidade social, clique aqui



  • Regras gerais

    • Os benefícios oferecidos para alunos conveniados às instituições parceiras ocorrem mediante a comprovação de vínculo ativo;
    • Todas as bolsas e descontos estão sujeitas à disponibilidade de vagas;
    • Os descontos devem ser solicitados no ato da matrícula;
    • Os descontos são aplicados por meio de regime não cumulativo com outras categorias e políticas;
    • Válido somente para matrículas realizadas através do Formulário para Bolsistas.

Bolsas sociais no
Segundo semestre de 2023:
Chamada e formulário
Para acessar o edital ou o formulário de inscrições, clique nas imagens: Saiba tudo sobre o edital Quer se inscrever? Clique aqui


Fique por
Dentro
Receba as novidades da
EAV Parque Lage por email.

Eu aceito
{"system_error":{"type":2,"message":"Undefined variable $my_icon","file":"\/home\/application\/public\/project\/inc\/frontend\/part\/program-list.php","line":7},"type_of":{"ajax_console":false,"jsonp":false}}