Orientação Multisuporte

FIOS PARA LABIRINTOS

Sobre o curso

Voltado para artistas que já tenham trabalhos em andamento, o curso propõe uma reflexão em grupo sobre os processos artísticos de cada um dos integrantes.

O título do curso faz referência ao processo de criação poética e seus labirintos. Sabemos o quanto o trabalho solitário de ateliê pode ser angustiante, levando-nos muitas vezes a passagens sombrias e becos sem saída que revelam coisas que não se encaixam, que fogem de contextualizações fáceis e que por isso mesmo formam e deformam a essência da poética de cada um. Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas com outras pessoas, fios são desenrolados, caminhos são desvendados e atalhos são conhecidos e iluminados para descobrirmos juntos o que torna nossos processos únicos.

 

Os artistas do grupo serão provocados a irem na contramão do “normal” e filtrarem os ruídos de fora do ateliê de acordo com as demandas de sua prática. Sem radicalismos, o objetivo das discussões não é incentivar o isolacionismo - muito pelo contrário, a ideia é criar estratégias que consigam ajudar cada participante a conseguir elaborar e permanecer fiel à sua poética, buscando formas pouco ortodoxas de sobrevivência no que comumente chamamos de “meio de arte.”

O que você vai aprender:

O conteúdo será organizado ao longo do curso, de acordo com a demanda do grupo e com o material que cada um trouxer para apresentar.

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Orientação Multisuporte

FIOS PARA LABIRINTOS

R$480,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.

Dinâmica:

Tanto o cronograma como a metodologia serão construídos ao longo do curso, de acordo com o grupo: a partir de uma agenda pré-estabelecida entre os participantes, faremos acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula, de maneira a buscam promover um espaço de convívio e troca de ideias, além de sugestões de pesquisa, referências, materiais, leituras, vivências, laboratórios improvisados e experimentações matéricas. Todos os tipos e formato de trabalho serão bem-vindos. Obs.: o artista deve ter condições de levar os trabalhos que desejam discutir com o grupo no formato de apresentação ou (preferencialmente) montá-lo fisicamente no espaço da sala de aula. No caso de obras montadas na sala de aula, será permitido o registro em foto e/ou vídeo para documentação do próprio artista, que poderá usar esse material com o intuito de criar conteúdo para seu portfolio, site e/ou redes sociais.  

O artista deve ter condições de levar os trabalhos que desejam discutir com o grupo no formato de apresentação ou (preferencialmente) montá-lo fisicamente no espaço da sala de aula. No caso de obras montadas na sala de aula, será permitido o registro em foto e/ou vídeo para documentação do próprio artista, que poderá usar esse material com o intuito de criar conteúdo para seu portfolio, site e/ou redes sociais.  

  • Ministrado por:

    Mariana Manhães

    Niterói, 1977. Vive no Rio de Janeiro. Mariana vive no Rio de Janeiro. Graduou-se em Psicologia pela UFF (2001) e concluiu mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012). Sua formação artística aconteceu entre 1997 e 2005 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

    Participou de exposições em diversos museus e galerias no Brasil e exterior, dentre os quais se destacam: MuBE (São Paulo), Bienal de Vancouver (Vancouver, Canadá), Shanghart Gallery (Xangai, China), The Mattress Factory (Pittsburgh, EUA), Bozar Museum (Bruxelas, Bélgica), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), Martin-Gropius-Bau Museum (Berlim, Alemanha), Instituto Itaú Cultural (São Paulo), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), Museu de Arte Moderna (Salvador), Museu Vale do Rio Doce (Vila Velha), Galerie GP+N Vallois e Natalie Seroussi (Paris, França), entre outros.

    Apresentou individuais na Galeria Múltiplo (Rio de Janeiro, 2017), Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2013), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, 2010) e Museu de Arte Contemporânea (Niterói/RJ, 2007). Dentre os prêmios que recebeu, destacam-se: Prêmio Marcantônio Vilaça - FUNARTE (2015); Vancouver Biennale Residency Program (2014); Bolsa Funarte de Estímulo às Artes Visuais 2013 - FUNARTE (2013), Salão de Goiás (2006), Salão da Bahia (2005). Em 2017 foi finalista do Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça (2017).

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

Bibliografia sugerida e não-obrigatória

AIRA, Cesar. Um Acontecimento na Vida de um Pintor Viajante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

ANDREWS, Kerri. Wanderers: A History of Women Walking. Reaktion Books, 2020.

BACHELARD, Gaston. A Chama de uma Vela. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

_________; A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

_________; O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BALZAC, Honoré de. A Obra-Prima Ignorada. São Paulo: Iluminuras, 2012.

BORGES, Jorge Luis. O Livro de Areia. Rio de Janeiro: Globo, 2001.

CORN, Wanda M. Georgia O'Keeffe: Living Modern. Prestel, 2017.

HERBERT, Martin. Tell Them I Said No. Sternberg Press, 2016.

HERTZBERG, Ludvig. Jim Jarmusch: Interviews. Estados Unidos: University Press of Mississipi, 2013.

ISAACSON, Walter. Leonardo da Vinci. São Paulo: Intrínseca, 2017.

JENNINGS, Patricia. Georgia O’Keffee’s Hawai’i. New York: Bess Press, 2011.

KAFKA, Franz. A Construção; in: Um Artista da Fome / A Construção. São Paulo: Companhia das Letras,1998.

KIEFER, Anselm. Notebooks, Volume 1, 1998-99. Londres: Seagull Books, 2015.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um Jovem Poeta. São Paulo: Globo, 2013.

RUBIN, Rick. The Creative Act: A Way of Being. Penguin Press, 2023

SMITH, Patti. Só Garotos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TARKOVSKI, Andrei. Diários 1970-1986. São Paulo: É Realizações, 2012.

TOMKINS, Calvin. A Vida dos Artistas. São Paulo: Bei, 2009.

WILDE, Oscar. O Retrato de Dorian Gray. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1998.

 

 

Filmografia sugerida e não-obrigatória

Amantes Eternos. Direção de Jim Jarmusch, 2013.

Beleza Roubada. Direção de Bernardo Bertolucci, 1996.

Border. Direção de AliAbbasi, 2018.

Caravaggio. Direção de Derek Jarman, 1985.

Frank. Direção de Lenny Abrahamson, 2014.

Goya. Direção de Carlos Saura, 1999.

La Belle Noiseuse. Direção de Jacques Rivette, 1991.

Mr. Turner. Direção de Mike Leigh, 2014.

O Fim da Turnê. Direção de James Ponsoldt, 2016.

O Piano. Direção de Jane Campion, 1993.

O Último Retrato. Direção de Stanley Tucci, 2018.

Orlando. Direção de Sally Potter, 1992.

Paterson. Direção de Jim Jarmusch, 2016.

The Limits of Control. Direção de Jim Jarmusch, 2009.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

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