Orientação Multisuporte

FIOS PARA LABIRINTOS

Sobre o curso

Fios para Labirintos oferece acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula com a intenção de promover um espaço de convívio e troca de ideias. O conteúdo é flexível e são dadas sugestões de pesquisa, referências, materiais, leituras, vivências, laboratórios improvisados e experimentações matéricas - o que for necessário ao aluno para aprofundar seu processo. Todos os tipos e formatos de trabalho são bem-vindos.

O título do curso faz referência ao processo de criação poética e seus labirintos. Sabemos o quanto o trabalho solitário de ateliê pode ser angustiante, levando-nos muitas vezes a becos sem saída que revelam coisas que não se encaixam, fogem de contextualizações fáceis e que por isso mesmo formam e deformam a essência da poética de cada um.

Fios para Labirintos tem como objetivo principal ajudar o artista que queira produzir a permanecer fiel à sua poética, buscando formas pouco ortodoxas de sobrevivência no que comumente chamamos de “meio de arte.” Além da imersão nos processos dos integrantes, também procuramos estimular o equilíbrio entre a poética e questões mais pragmáticas do ateliê, como por exemplo produção de portfólios, organização geral do espaço de trabalho e indicação de fornecedores de materiais específicos, entre outros.

Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas, fios são desenrolados, caminhos são desvendados e lâmpadas se acendem para que, juntos, possamos descobrir o que torna nossos processos únicos.

O que você vai aprender:

As aulas consistem em apresentações individuais e discussões em grupo. O conteúdo, portanto, é o tempo todo mutante.

As apresentações serão feitas online, usando as ferramentas disponíveis para cada aluno. Não há restrição de tipo de arquivo, desde que seja possível apresentá-lo online ao compartilhar a tela durante a aula. É sempre recomendado ao aluno um mínimo de organização para cada apresentação, mas estamos abertos às possibilidades da entropia.

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Orientação Multisuporte

FIOS PARA LABIRINTOS

R$496,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos já em desenvolvimento, ou que tenham um projeto artístico a ser discutido e aprofundado, além de comprometimento profundo com o próprio processo. 

Dinâmica:

Seguiremos uma agenda de apresentações dos alunos, que será organizada ao longo do curso, de acordo com os interesses do grupo. Serão oferecidos acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula, de maneira a promover um espaço de convívio e troca de ideias, sugestões de pesquisa, referências, materiais, leituras, vivências, laboratórios improvisados e experimentações matéricas. Todos os tipos e formatos de trabalho são bem-vindos.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Mariana Manhães

    Niterói, 1977. Vive no Rio de Janeiro. Mariana vive no Rio de Janeiro. Graduou-se em Psicologia pela UFF (2001) e concluiu mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012). Sua formação artística aconteceu entre 1997 e 2005 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

    Participou de exposições em diversos museus e galerias no Brasil e exterior, dentre os quais se destacam: MuBE (São Paulo), Bienal de Vancouver (Vancouver, Canadá), Shanghart Gallery (Xangai, China), The Mattress Factory (Pittsburgh, EUA), Bozar Museum (Bruxelas, Bélgica), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), Martin-Gropius-Bau Museum (Berlim, Alemanha), Instituto Itaú Cultural (São Paulo), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), Museu de Arte Moderna (Salvador), Museu Vale do Rio Doce (Vila Velha), Galerie GP+N Vallois e Natalie Seroussi (Paris, França), entre outros.

    Apresentou individuais na Galeria Múltiplo (Rio de Janeiro, 2017), Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2013), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, 2010) e Museu de Arte Contemporânea (Niterói/RJ, 2007). Dentre os prêmios que recebeu, destacam-se: Prêmio Marcantônio Vilaça - FUNARTE (2015); Vancouver Biennale Residency Program (2014); Bolsa Funarte de Estímulo às Artes Visuais 2013 - FUNARTE (2013), Salão de Goiás (2006), Salão da Bahia (2005). Em 2017 foi finalista do Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça (2017).

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

Bibliografia sugerida e não-obrigatória:

AIRA, Cesar. Um Acontecimento na Vida de um Pintor Viajante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
ANDREWS, Kerri. Wanderers: A History of Women Walking. Reaktion Books, 2020.
BACHELARD, Gaston. A Chama de uma Vela. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
_________. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
_________. A Terra e os Devaneios da Vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_________. A Terra e os Devaneios do Repouso. São Paulo: Martins Fonte, 2003.
_________. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_________. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Iluminuras, 2012.
BERGER, John. Why Look at Animals? Londres: Penguin Books, 2009.
CASTRO, Marcílio França. Breve Cartografia de Lugares Sem Nenhum Interesse. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2011.
CATLING, Brian. The Vorrh. Londres: Honest Publishing, 2012.
CREAR, Belinda. Feminine Power: the divine to the demonic. Catálogo da exposição. Londres: British Museum, 2022.
CORN, Wanda M. Georgia O'Keeffe: Living Modern. Prestel, 2017.
DELLEUZE, Gilles. Francis Bacon - Lógica da Sensação. Rio de Janeiro, Zahar: 2007.
DICKERSON, Matthew; EVANS, Jonathan. Ents, Elves, and Eriador: The Environmental Vision of J.R.R. Tolkien. EUA, University Press of Kentucky, 2011.
FERREIRA, Gloria; Cotrim, Cecilia (Orgs.). Escritos de Artistas - Anos 60 - 70. Rio de Janeiro, Zahar: 2009.
FURLONG, William. Speaking of Art - four decades of art in conversation. Nova Iorque: Phaidon Press Limited, 2010.
HERBERT, Martin. Tell Them I Said No. Sternberg Press, 2016.
HERTZBERG, Ludvig. Jim Jarmusch: Interviews. Estados Unidos: University Press of Mississipi, 2013.
HESSEL, Katy. A História da Arte sem os Homens. Brasil: Rosa dos Tempos, 2024.
ISAACSON, Walter. Leonardo da Vinci. São Paulo: Intrínseca, 2017.
JENNINGS, Patricia. Georgia O’Keffee’s Hawai’i. New York: Bess Press, 2011.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um Cachimbo. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra: 1989.
KAFKA, Franz. A Construção; in: Um Artista da Fome / A Construção. São Paulo: Companhia das Letras,1998.
KIEFER, Anselm. Notebooks, Volume 1, 1998-99. Londres: Seagull Books, 2015.
LIPPARD, Lucy R.; Overlay: Contemporary Art and the Art of Prehistory. Nova Iorque: New Press Editions, 1995.
SERRA, Richard; Espada, Heloisa (Org.). Richard Serra - escritos e entrevistas 1967 - 2013. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2014.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um Jovem Poeta. São Paulo: Globo, 2013.
RUBIN, Rick. The Creative Act: A Way of Being. Penguin Press, 2023
SMITH, Patti. Só Garotos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SCHAMA, Simon. Landscape and Memory. Nova Iorque: First Vintage Books Editions, 1996.
TARKOVSKI, Andrei. Diários 1970-1986. São Paulo: É Realizações, 2012.
TIT, Tom. La Science Amusant - 100 expériences. Paris: Larousse, 1890.
TSING, Anna L.; BUBBANDT, Nils (Editores). Arts of Living on a Damaged Planet: Ghosts and Monsters of the Anthropocene. EUA: Univ. Of Minnesota Press, 2017.
TOLKIEN, J.R.R., Tolkien, Christopher (Org.). O Silmarillion. Brasil: HarperCollins Brasil: 2023.
TOMKINS, Calvin. A Vida dos Artistas. São Paulo: Bei, 2009.
WILDE, Oscar. O Retrato de Dorian Gray. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1998.


Filmografia e séries sugeridas e não-obrigatórias:

Filmes:

Amantes Eternos. Direção de Jim Jarmusch, 2013.
Anselm - O Som do Tempo. Wim Wenders, 2023.
Beleza Roubada. Direção de Bernardo Bertolucci, 1996.
Border. Direção de AliAbbasi, 2018.
Caravaggio. Direção de Derek Jarman, 1985.
Caverna dos Sonhos Esquecidos. Direção de Werner Herzog, 2011.
Fitzcarraldo. Direção de Werner Herzog, 1982.
Frank. Direção de Lenny Abrahamson, 2014.
Goya. Direção de Carlos Saura, 1999.
La Belle Noiseuse. Direção de Jacques Rivette, 1991.
Moça com Brinco de Pérola. Direção de Peter Webber, 2003.
Moonage Daydream. Direção de Brett Morgen. 2022.
Mr. Turner. Direção de Mike Leigh, 2014.
O Fim da Turnê. Direção de James Ponsoldt, 2016.
O Piano. Direção de Jane Campion, 1993.
O Último Retrato. Direção de Stanley Tucci, 2018.
Orlando. Direção de Sally Potter, 1992.
Over Your Cities Grass Will Grow. Sophie Fiennes, 2011.
Paterson. Direção de Jim Jarmusch, 2016.
Pollock. Direção de Ed Harris. 2000.
Solaris. Direção de Andrei Tarkovsky, 1972.
Stalker. Direção de Andrei Tarkovsky, 1980.
The Limits of Control. Direção de Jim Jarmusch, 2009.
Vida e Arte de Georgia O’Keeffe. Direção de Bob Balaban, 2009.

Séries:

Breaking Bad. Criação e direção de Vince Gillian. 2008 - 2013.
Diários de Andy Warhol. Produção de Ryan Murphy. 2022.
Tales from the Loop. Direção de Jodie Foster, Mark Romanek, So Yong Kim et al.. Baseada no livro de mesmo título de Simon Stålenhag. 1 temporada - 2020.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

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