Arte e Tecnologia

Fotofilmes: possibilidade e prática

Sobre o curso

Fotofilmes tem cara de cinema e corpo de fotografia.

São uma modalidade de apresentação de imagens fixas em sintonia com a

montagem cinematográfica, integrando a linguagem estática da fotografia com a fluidez da linguagem do cinema, transformando trabalhos fotográficos em filmes, ou melhor, em fotofilmes. Assim como a linguagem da fotografia é ampla e elástica tanto quanto a do cinema, capaz de abranger diversas formas e intuitos, os fotofilmes, são mais do que apenas um formato de apresentação de imagens. Constituem uma linguagem particular, que circula tanto em festivais de cinema quanto de fotografia.

A dinâmica das aulas será de apresentação de variados fotofilmes, seguido de discussão de conceitos e práticas com exercícios relacionados.

O que você vai aprender:

A tecnologia e a produção de fotofilmes.

O casamento imagem e som.

A edição na fotografia e no cinema.

Fotofilmes x fotolivros.

Fotofilmes na prática.

program_tbl image 234

Arte e Tecnologia

Fotofilmes: possibilidade e prática

R$480,00 por mês

RECURSOS

O aluno deve ter ou construir ao longo do curso, um material fotográfico para ser editado como fotofilme.

Os alunos deverão ter acesso a algum tipo de programa de edição de imagens, seja via computador, seja via celular.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento., Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

As aulas serão teóricas, com apresentação e discussão de conceitos e também contarão com exercícios práticos.

  • Ministrado por:

    Claudia Tavares

    Claudia Tavares é Doutora em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Instituto de Artes UERJ, Mestra em Artes pela Goldsmiths College, Londres e em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes, UFRJ e formada em Comunicação Social pela FACHA, Rio de Janeiro. Como artista visual, utiliza principalmente as linguagens da fotografia e do vídeo, em diálogo com desenhos, objetos e cadernos de artista. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversos espaços, tais como Espaço Cultural Sérgio Porto, Sesc Pinheiros, Galeria Murilo Castro (BH), Plataforma Revólver (Lisboa), 291 Gallery (Londres) Galeria Cozinha, Porto/Portugal, Casa Museu Abel Salazar, Porto/Portugal, Galeria Tempo (Rio de Janeiro), Palácio das Artes em Belo Horizonte, Paço Imperial no Rio de Janeiro, além de feiras de arte como a SPArte, ArtRio e ArtBo (Bogotá). 

    Ganhou o 3º prêmio com o vídeo “BláBláBlá”, na 9a Bienal Nacional de Santos 2004. Fez residência artística na Casa do Artista em Vila Nova de Cerveira, 2017/ programa de residência  LabVerde, Amazonas, 2018/ Artista residente no Festival de Fotografia de Paranapiacaba, 2019. Ganhou os prêmios Faperj Nota 10 e PDSE Capes, durante a pesquisa de doutorado chamada Um jardim em Floresta, que é também um filme curta-metragem, uma exposição de artes visuais e um livro-objeto. Ganhou em primeiro lugar na categoria Outras Visões, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, da Secretaria de Cultura do Ceará.

Referências

@foto_filmes

https://www.youtube.com/@FotoFilmes2023

La Jetée, Direção de Chris Marker, 1962

À João Guimarães Rosa, Direção de Marcelo Tassara, 1963

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar