Arte e Tecnologia

FOTOFILMES - UMA LINGUAGEM EXPERIMENTAL

Sobre o curso

Os fotofilmes unem a linguagem estática da fotografia com a fluidez da montagem cinematográfica, transformando trabalhos fotográficos em pequenos filmes. Esse modo de apresentação traz a montagem como elemento potencial da expressão artística, adicionando outras camadas, tais como, narrações, sonorizações, cortes, transições e ritmo para as imagens. Os fotofilmes, ampliam as possibilidades narrativas e de circulação da apresentação de um trabalho visual autoral.

O que você vai aprender:

1 - Fotofilmes de ontem e de hoje
2 - Editando fotografia e cinema
3 - Ritmo nas imagens e nos sons
4 - Experimentando com a linguagem dos fotofilmes
program_tbl image 110

Arte e Tecnologia

FOTOFILMES - UMA LINGUAGEM EXPERIMENTAL

R$480,00 (VALOR ÚNICO)

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento., Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Apresentação e análise de referências + exercícios práticos + discussão de elementos constitutivos da montagem cinematográfica.
É preciso ter um aplicativo de edição no celular ou um programa de edição no computador.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Claudia Tavares

    Claudia Tavares é Doutora em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Instituto de Artes UERJ, Mestra em Artes pela Goldsmiths College, Londres e em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes, UFRJ e formada em Comunicação Social pela FACHA, Rio de Janeiro. Como artista visual, utiliza principalmente as linguagens da fotografia e do vídeo, em diálogo com desenhos, objetos e cadernos de artista. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversos espaços, tais como Espaço Cultural Sérgio Porto, Sesc Pinheiros, Galeria Murilo Castro (BH), Plataforma Revólver (Lisboa), 291 Gallery (Londres) Galeria Cozinha, Porto/Portugal, Casa Museu Abel Salazar, Porto/Portugal, Galeria Tempo (Rio de Janeiro), Palácio das Artes em Belo Horizonte, Paço Imperial no Rio de Janeiro, além de feiras de arte como a SPArte, ArtRio e ArtBo (Bogotá). 

    Ganhou o 3º prêmio com o vídeo “BláBláBlá”, na 9a Bienal Nacional de Santos 2004. Fez residência artística na Casa do Artista em Vila Nova de Cerveira, 2017/ programa de residência  LabVerde, Amazonas, 2018/ Artista residente no Festival de Fotografia de Paranapiacaba, 2019. Ganhou os prêmios Faperj Nota 10 e PDSE Capes, durante a pesquisa de doutorado chamada Um jardim em Floresta, que é também um filme curta-metragem, uma exposição de artes visuais e um livro-objeto. Ganhou em primeiro lugar na categoria Outras Visões, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, da Secretaria de Cultura do Ceará.

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

La Jeteé, Chirs Marker
À João Guimarães Rosa, Marcello Tassara
Ressureição, Artur Omar
https://www.youtube.com/@FotoFilmes2023
@foto_filmes

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar