Gravuras

Gráfica Autoral

Sobre o curso

O curso tem como objetivo apresentar aos alunos práticas inerentes à arte da gravura e suas aplicações na progressão de seus trabalhos pessoais. Compreender diferentes métodos, processos e particularidades dentro da produção autoral de cada estudante, ampliando suas potencialidades plásticas através de técnicas de gravação e impressão. É orientado para iniciantes, autores com experiência em técnicas gráficas ou práticas artísticas distintas.

O que você vai aprender:

Introdução teórica da gravura em relevo, introdução teórica da gravura em côncavo, diferentes tipos de matrizes e suas potencialidades plásticas dentro das linguagens próprias de cada discente; ferramental para gravura; maneiras de gravar a matriz – ataques diretos e indiretos; tipos de papel e suas aplicações; impressão em relevo; impressão em côncavo; uso de prensas e equipamentos de impressão; impressões policromáticas; gravação e impressão de múltiplas matrizes; técnicas mistas;
acondicionamento de gravuras; convenções de registro; suporte técnico para expansão no campo das artes gráficas.

program_tbl image 335

Gravuras

Gráfica Autoral

R$496,00 (valor único)

RECURSOS

Matriz para gravação ou impressão - madeira, variantes de madeira, linóleo, variantes de emborrachados, variantes de plásticos, cobre, latão, variantes de metais, objetos ou materiais que possam ser entintados e passar por processo de impressão.

Ferramentas para gravação – goivas, pontas secas, roletes, estiletes, buris, raspadores, brunidores, instrumentos de corte, materiais
abrasivos, materiais perfurantes.

Suporte para impressão de gravuras – papel jornal, papel de arroz,
papel de algodão de alta gramatura, papéis artesanais, papéis artísticos, papéis comerciais, tecidos diversos, superfícies moldáveis e absorventes

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Acompanhamento do trabalho individual do aluno, fomentando a troca de experiências plásticas durante a convivência do ateliê coletivo. Demonstração e prática de técnicas aplicáveis nas obras desenvolvidas no curso, debates sobre pesquisas teóricas no campo das artes de gravação e impressão, apresentação de autores e artifícios que utilizam a gravura como forma de expressão artística e tem inter-relação com a construção gráfica dos estudantes.

  • Ministrado por:

    Gabriel Vieira

    Gravador, bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde foi monitor e lecionou litografia como Professor Substituto. Orientou a Oficina de Gravura Carlos Oswald no Liceu de Artes e Ofícios RJ e ministrou cursos de técnicas de gravação e impressão artística em locais variados. Dentre suas premiações: Premio Accesit no VII Concurso de Grabado Ciudad de Orduña 2014, Orduña, Espanha; 4ª Distinção na IIIrd Edition of the Intercontinental Biennial of Small Graphics “Inter-Art” Aiud, Alba, Romênia, 2010; 2º Lugar no XX Salão de Artes Plásticas do Estado Maior da Escola Central da Aeronáutica, Rio de Janeiro, Brasil, 2010; Grand Prix no 9th International Miniature Art Biennial, Ville-Marie, Quebec, Canadá, 2008; Menção Honrosa na 3ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino, Museu Olho Latino, Atibaia, São Paulo, 2007.

Referências

BURTI, Marco; LETYCIA, Anna (orgs). Gravura em Metal. Edusp / Imprensa Oficial do Estado, São Paulo, 2002.
CHAMBERLAIN, Walter. The Thames and Hudson Manual of Woodcut Printmaking na related techniques, Londres, 1978.
CLÍMACO, José César Teatini de Souza. A Gravura em Matrizes de Plástico, Goiânia, 2004.

COSTELLA, Antonio F. Breve História Ilustrada da Xilogravura. Editora Mantiqueira, Campos do Jordão, 2003.
COSTELLA, Antonio F. Introdução à Gravura e à sua História. Editora Mantiqueira, Campos doJordão, 2006.
DASILVA, Orlando. A Arte Maior da Gravura. Edição Espade, São Paulo, 1976.
DASILVA, Orlando. De Colecionismo – Graphica. Edição revisada. Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado de Cultura. 1990. 114 p.
FERNANDES, Amaury. Fundamentos de Produção Gráfica para Quem Não é Produtor Gráfico.
Editora Rubio, Rio de Janeiro, 2003.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. Edusp, São Paulo, 1994.
JORGE, Alice; GABRIEL, Maria. Técnicas da Gravura Artística. Livros Horizonte, Lisboa, 2ª edição,2001.
MACKENZIE, Suzie. Making Collagraph Prints. The Crowood Press Ltd, Marlborough, 2019.
MARTINS, Itajahy. Gravura Arte e Técnica. Fundação Nestlé de Cultura, São Paulo, 1987.
MAYER, Ralph. Manual do Artista. Martins Fontes, São Paulo, 2ª edição, 1999.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Editora Vozes, Petrópolis, 30ª edição, 2014.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar