• PRÁTICAS ARTÍSTICAS
  • TEORIAS, HISTÓRIA DA ARTE E ESTUDOS CURATORIAIS
  • PRÁTICAS DE PRODUÇÃO CULTURAL

GRAVAÇÃO E IMPRESSÃO ARTÍSTICA

  • 07 de fevereiro até 19 de dezembro
  • Sábado
  • 10h às 13h
  • Presencial
  • Contínuo
Fundamentos
Apresentação

O curso tem como objetivo o desenvolvimento de aspectos técnicos inerentes à gravura e suas aplicações na progressão do trabalho pessoal dos participantes, utilizando tipos diferentes de matrizes e explorando formas distintas de intervenção em suas superfícies, apresentando soluções variadas de registro e manipulação de imagem – seja por interferência química ou física, bem como possibilidades plásticas em processos de impressão. É orientado para iniciantes, autores com experiência em técnicas gráficas ou práticas artísticas distintas. 

Programa

Introdução teórica da gravura em relevo, introdução teórica da gravura em côncavo, diferentes tipos de matrizes e suas potencialidades plásticas dentro das linguagens próprias de cada discente; ferramental para gravura; maneiras de gravar a matriz – ataques diretos e indiretos; tipos de papel e suas aplicações; impressão em relevo; impressão em côncavo; uso de prensas e equipamentos de impressão; impressões policromáticas; gravação e impressão de múltiplas matrizes; técnicas mistas; acondicionamento de gravuras; convenções de registro; suporte técnico para expansão no campo das artes gráficas.

Professores
  • Gabriel Vieira

    Bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde foi monitor e lecionou litografia como professor substituto. Orientou a Oficina de Gravura Carlos Oswald no Liceu de Artes ...
  • Dinâmica

    Acompanhamento do trabalho individual do participante, fomentando a troca de experiências plásticas durante a convivência do ateliê coletivo. Demonstração e prática de técnicas aplicáveis nas obras desenvolvidas no curso, debates sobre pesquisas teóricas no campo das artes de gravação e impressão, apresentação de autores e artifícios que utilizam a gravura como forma de expressão e tem inter-relação com a construção gráfica dos participantes.

  • Recursos

    Matriz para gravação ou impressão - madeira, variantes de madeira, linóleo, variantes de emborrachados, variantes de plásticos, cobre, latão, variantes de metais, objetos ou materiais que possam ser entintados e passar por processo de impressão.

    Ferramentas para gravação – goivas, pontas secas, roletes, estiletes, buris, raspadores, brunidores, instrumentos de corte, materiais abrasivos, materiais perfurantes.
    Suporte para impressão de gravuras – papel jornal, papel de arroz, papel de algodão de alta gramatura, papéis artesanais, papéis artísticos, papéis comerciais, tecidos diversos, superfícies moldáveis e absorventes.

  • Público Alvo e pré requisitos

    Não exige conhecimentos prévios.

Refefências

BOSSE, Abraham. Tratado da Gravura. Edusp, São Paulo, 2025.

BOSWELL, Laura. Linocut and reduction printmaking - design and techniques. Marlborough: The Crowood Press Ltd, 2022.

BURTI, Marco; LETYCIA, Anna (orgs). Gravura em Metal. Edusp / Imprensa Oficial do Estado, São Paulo, 2002.

CAMARGO, Iberê. A Gravura. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1992.

CLÍMACO, José C. T. D. S. A Gravura em Matrizes de Plástico. Goiânia: UFG, 2004.

COSTELLA, Antonio F. Breve História Ilustrada da Xilogravura. Editora Mantiqueira, Campos do Jordão, 2003.

COSTELLA, Antonio F. Introdução à Gravura e à sua História. Editora Mantiqueira, Campos do Jordão, 2006.

DALTON, Mary. Expressive printmaking: a creative guide. Marlborough: The Crowood Press, 2022.

DASILVA, Orlando. A arte maior da gravura. São Paulo: Edição Espade, 1976.

DASILVA, Orlando. De Colecionismo – Graphica. Edição revisada. Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado de Cultura. 1990. 114 p.

FERREIRA, ORLANDO D. C. IMAGEM E LETRA - INTRODUÇÃO À BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA E A IMAGEM GRAVADA. SÃO PAULO: EDUSP, 1994.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. Edusp, São Paulo, 1994.

FICK, Bill; GRABOWSKI, Beth. Printmaking: a complete guide to materials & processes. Second Edition. ed. London: Laurence King Publishing, 2023.

HUGHES, Ann D´arcy; VERNON-MORRIS, Hebe. The Printmaking Bible – Revised Edition. The Chronicle Books, 2023. 

JORGE, Alice; GABRIEL, Maria. Técnicas da Gravura Artística. Livros Horizonte, Lisboa, 2ª edição, 2001.

MACKENZIE, SUZIE. MAKING COLLAGRAPH PRINTS. MARLBOROUGH: THE CROWWOD PRESS, 2022.

MARTINS, Itajahy. Gravura Arte e Técnica. Fundação Nestlé de Cultura, São Paulo, 1987.

MAYER, Ralph. Manual do Artista. Martins Fontes, São Paulo, 2ª edição, 1999.

MOTTA, Edson; SALGADO, Maria L. G. O Papel - Problemas de Conservação e Restauração. Petrópolis: Museu de Armas Ferreira de Cunha, 1971.

NAKASHIMA, George. The Soul of a Tree. In: ADAMSOM, Glenn The Craft Reader. Londres: Bloomsbury Visual Arts, 2010.

OLDFIELD, Vicky. Mixed-Media - Collagraph prints. Marlborough: The Crowood Press Ltd, 2022.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 1ª Edição. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Editora Vozes, Petrópolis, 30ª edição, 2014.

PEREIRA, Andréa F. Madeiras Brasileiras - Guia de combinação e substituição. 2ª Edição. ed. São Paulo: Blucher, 2020.

PETTERSSON, Jan. Printmaking in the Expanded Field. Oslo: Oslo National Academy of the Arts. 2015. p. 395.

PLA, Jaime. Técnicas del Grabado Calcográfico y su estampación con unas notas sobre bibliofilia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S.A., 1956.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ROSS, John; ROMANO, Clare; ROSS, Tim. The Complete Printmaker: Techniques, traditions, Innovations - revised and expanded edition. New York: The Free Press, 1990.

SAX, David. A vingança dos analógicos: por que os objetos de verdade ainda são tão importantes. 1ª Edição. ed. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

SENNETT, Richard. O Artífice. 5ª Edição. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2019.

SILVA, Oswaldo P. D. Gravuras e Gravadores em Madeira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1941.

SMITH, Alan. Etching – a guide to traditional techniques. The Crowood Press Ltd, 2020. 

VOLLMER, April. Japanese Woodblock - Print Workshop. First Edition. ed. New York: Crown Publishing Group, 2015.

Vagas Limitadas!
R$496,00 por mês
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS
  • TEORIAS, HISTÓRIA DA ARTE E ESTUDOS CURATORIAIS
  • PRÁTICAS DE PRODUÇÃO CULTURAL

Cursos voltados às diferentes PRÁTICAS ARTÍSTICAS, que estimulam a experimentação de meios, materiais, com ênfase nos processos de investigação e produção de trabalhos e no acompanhamento continuado dessa produção.

 

  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Fundamentos
    29 mar 2026 a 27 mar 2026
    IMERSÃO - TRÊS DIAS DE EXPERIMENTAÇÃO EM PINTURA
    Prof. Bruno Miguel
    Presencial
    Semestral
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Fundamentos
    7 abr 2026 a 28 abr 2026
    PAPODADO - VISUALIZAÇÃO ARTÍSTICA DE DADOS
    Prof. Joy Till
    Terça-feira 19h às 21h
    Online
    Semestral
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Desenvolvimento
    8 jan 2024 a 10 dez 2026
    FIOS PARA LABIRINTOS
    Prof. Mariana Manhães
    Quinta-feira 10h às 12h
    Online
    Férias
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Fundamentos
    5 fev 2026 a 17 dez 2026
    GRAVURA ALTERNATIVA
    Prof. Luciane Chio
    Quinta-feira 14h às 17h
    Presencial
    Contínuo
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Fundamentos
    5 mar 2023 a 30 jun 2026
    SERIGRAFIA NÃO-FOTOGRÁFICA
    Prof. Evany Cardoso
    Terça-feira 14h às 17h
    Presencial
    Semestral
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Desenvolvimento
    10 jan 2024 a 16 dez 2026
    POÉTICAS ARTÍSTICAS: PRÁTICA E ACOMPANHAMENTO
    Prof. André Sheik
    Quarta-feira 19h às 22h
    Presencial
    Contínuo
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Desenvolvimento
    16 out 2025 a 6 jun 2026
    LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS
    Prof. Luiza Baldan
    Quinta-feira 11h às 13h (Rio - online) / 14h às 16h (Lisboa - presencial)[outubro: 15h às 17h]
    Híbrido
    Semestral
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Desenvolvimento
    7 abr 2026 a 26 mai 2026
    COTIDIANO, MEMÓRIA E ARQUIVOS VISUAIS
    Prof. Bia Amaral
    Prof. Giodana Holanda
    Terça-feira 18h às 20h
    Online
    Semestral
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS Fundamentos
    4 mar 2026 a 24 jun 2026
    PINTURA-OBJETO / PIGMENTOS MINERAIS E INDUSTRIAIS / OBJETO POEMA - ARTE CONTEMPORÂNEA: ATELIER AO AR LIVRE
    Prof. Xico Chaves
    Quarta-feira 14h às 16h
    Presencial
    Semestral

  • media_file file 1070

Apoio

  • media_file file 1072
  • media_file file 1071
  • media_file file 1073
  • media_file file 1074

Produção

  • media_file file 1076
  • media_file file 1075
  • media_file file 1079
  • media_file file 1078
  • media_file file 1077

Realização

  • media_file file 1080
Tel: (21) 2334-4088
Rua Jardim Botânico, 414 Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ