Gravuras

GRAVURA EM METAL E MATRIZES CONTEMPORÂNEAS

Sobre o curso

O objetivo do curso é desenvolver aspectos técnicos da produção da gravura em metal explorando formas possíveis de intervenção nas superfícies, conhecer matrizes de materiais contemporâneos que possuam características que permitam entintagem em côncavo, apresentar soluções de registro e manipulação de imagem – seja por interferência química ou física, bem como demonstrar as possibilidades próprias dos processos de impressão. É orientado para iniciantes, autores com experiência em gravura ou práticas artísticas distintas.

O que você vai aprender:

Introdução teórica da calcogravura, introdução teórica da gravura em côncavo, metais para gravação e suas potencialidades; matrizes não metálicas contemporâneas e suas potencialidades; exploração das técnicas dentro das linguagens próprias de cada discente; ferramental para gravura; maneiras de gravar a matriz – ataques diretos e indiretos; tipos de papel e suas aplicações; impressão em côncavo; uso de prensas e equipamentos de impressão; impressões policromáticas; gravação e impressão de múltiplas matrizes; acondicionamento de gravuras; convenções de registro.
program_tbl image 51

Gravuras

GRAVURA EM METAL E MATRIZES CONTEMPORÂNEAS

R$480,00 por mês

RECURSOS

Matriz para gravação – cobre, latão, alumínio, zinco, metais diversos, acetatos, acrílicos, placas de PVC, materiais reaproveitados, objetos passíveis de impressão em côncavo. Ferramentas para gravação – pontas secas, roletes, buris, raspadores, brunidores, instrumentos de corte, materiais abrasivos, materiais perfurantes. Suporte para impressão de gravuras – papel de algodão de alta gramatura, papéis artesanais, papéis artísticos, papéis comerciais, tecidos diversos, superfícies moldáveis e absorventes

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Acompanhamento semanal da produção dos alunos. Demonstração e prática de técnicas para gravura em metal aplicáveis aos trabalhos desenvolvidos no curso. Demonstração e prática de técnicas de gravura em côncavo em materiais alternativos. Pesquisas teóricas no campo das artes de gravação e impressão, ampliação continuada do repertório técnico coletivo através do fomento à troca de experiências plásticas durante a convivência dos estudantes no ateliê.
  • Ministrado por:

    Luciane Chio

    Gravadora e Desenhista, graduada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Leciona Gravura em Metal na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Orientou a Oficina de Gravura Carlos Oswald no Liceu de Artes e Ofícios RJ e ministrou cursos de técnicas de gravação e impressão artística em locais variados. Trabalhou com Educação Artística no ensino público e privado. Entre suas premiações: 2ª Mostra Taubateana de Gravura, Taubaté, Brasil; Menção Honrosa na 3ª Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo, Araraquara, Brasil; Menção Honrosa na IV Bienal Internacional del Grabado “CONTRATALLA-08”, Tarragona, Espanha.

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

BURTI, Marco; LETYCIA, Anna (orgs). Gravura em Metal. Edusp / Imprensa Oficial do Estado, São Paulo, 2002.

CAMARGO, Iberê. A Gravura. Sagra-DC Luzzatto, Porto Alegre, 1992.

COSTELLA, Antonio F. Introdução à Gravura e à sua História. Editora Mantiqueira, Campos do Jordão, 2006.

JORGE, Alice; GABRIEL, Maria. Técnicas da Gravura Artística. Livros Horizonte, Lisboa, 2ª Edição, 2001.

MARTINS, Itajahy. Gravura Arte e Técnica. Fundação Nestlé de Cultura, São Paulo, 1987.

MAYER, Ralph. Manual do Artista. Martins Fontes, São Paulo, 2ª Edição, 1999.

PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Leo Christiano Editorial, Rio de Janeiro, 1977.LUCIANE CHIOGravadora e Desenhista, graduada em Licenciatura em Educação
Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Leciona Gravura em Metal na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Orientou a Oficina de Gravura Carlos Oswald no Liceu de Artes e Ofícios RJ e ministrou cursos de técnicas de gravação e impressão artística em locais variados. Trabalhou com Educação Artística no ensino público e privado. Entre suas premiações: 2ª Mostra Taubateana de Gravura, Taubaté, Brasil; Menção Honrosa na 3ª Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo, Araraquara, Brasil; Menção Honrosa na IV Bienal Internacional del Grabado “CONTRATALLA-08”, Tarragona, Espanha.
Legenda da imagem: Fundo do Mar - Gravura em Metal - 2022 - Luciane Chio


TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar