História da Arte

História da Arte como História das Exposições

Sobre o curso

O curso tem por objetivo primeiro estimular a percepção do aluno sobre aspectos formais e conceituais presentes nas transformações da produção artística no curso do século 20, mediante diálogo com as mudanças de espaços e montagens das exposições de arte. Almeja enriquecer a cultura visual dos integrantes, a partir de paradigmas históricos capazes de ampliar seu vocabulário poético, por meio de relações historiográficas. Elementos, estratégias e técnicas visuais, bem como o estímulo ao desenvolvimento do pensamento plástico, compõem a abordagem do curso. Seu programa volta-se à reflexão sobre aspectos conceituais, simbólicos e poéticos, referentes ao entendimento do espaço desde a modernidade aos dias de hoje.

O que você vai aprender:

O diálogo entre as transformações da produção artísticas e as mudanças na experiência perceptiva e estética da arte, no curso de sua historiografia, é indicador ao entendimento dos fundamentos da linguagem visual. Alterações significativas nos processos de transmissão e recepção artística são consequentes do progresso industrial. Juntos às técnicas de reprodução – que abalaram o flerte entre arte e arquitetura – passou-se da representação à percepção. E em resposta à indústria de produção de massa, a percepção deu lugar à participação. A partir da modernidade, as experimentações estéticas voltaram seu interesse às artes ditas espaciais, reconfigurando a noção de presença. O progressivo desgaste histórico de conceitos e categorias artísticas pertencentes ao campo tridimensional reintensificou a relação visual entre arte e a arquitetura. Proposições como instalações ou ambientações, termos como obras in situ ou site specific são legados deste processo. Um panorama da arte do século 20 indica um importante e determinante papel da arquitetura na visualidade contemporânea e questões pertinentes a discursos estéticos atuais. O estudo de tais fatos, acompanhado de noções teórica relativas a conceitos formais e perceptivos análogos às
montagens expositivas no curso da história, convergem em meio capaz de despertar o pensamento crítico e poético do aluno sobre os fundamentos das artes visuais.

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História da Arte

História da Arte como História das Exposições

R$600,00 (valor único)

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.

Dinâmica:

- módulo [apresentação]
- módulo [modernismo]
- módulo [pós- 2 a guerra]
- módulo [experimentalismo]
- módulo [contemporaneidade]

Aulas expositivas de imagens relacionadas às transformações da produção artística, dialogicamente a sua veiculação expositiva, a partir da cultura moderna aos dias atuais. Leituras comentadas de textos escolhidos, complementares a compreensão das mudanças na transmissão e recepção da produção visual desde a modernidade. Exercícios poéticos de análise crítica e de representação visual que explorem aspectos formais, materiais, conceituais espaciais, no âmbito da apreensão e criação artística. Visitas guiadas virtuais a espaços culturais (museus, monumentos, exposições) Trabalho final voltado a ideia de projeto poético (quer seja para uma obra de arte, de design ou de arquitetura).

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Sonia Salcedo del Castillo

    Pós-Doutora como bolsista do CNPq (PPGAC/ECO/UFRJ), Doutora em Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ) e Graduada em Cenografia (UNIRIO) e em Arquitetura e Urbanismo (USU). Tem experiência em Arte e Arquitetura, com ênfase em Expografia da Arte Contemporânea.

    Atua como pesquisadora e docente, nos segmentos: transmissão e recepção da obra de arte, teorias e práticas artísticas e curatoriais, história e crítica da arte, arquitetura museal e de exposições. Integrou o corpo curatorial do Centro de Artes Visuais da Funarte. É docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro, artista curadora independente e autora dos livros Cenário da Arquitetura da Arte – montagens e espaços de exposições (2008); Arte de Expor – curadoria como expoesis; (2015); Da visualidade à cena: dimensões expositivas da arte (2017).

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Moderna – do iluminismo aos movimentos
contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.


BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Magia,
técnica, arte e política/ Walter Benjamin; tradução Sérgio Paulo. São Paulo:
Brasiliense, 1994, pp 165-196.


CARTAXO, Zalinda. Pintura em Distensão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Telemar,
2006.


CASTILLO. Sonia Salcedo del. Cenário da arquitetura da arte-montagens e espaços de exposição. São Paulo: Martins, Martins Fontes, 2008.


FRIED, Michael. “Arte e Objetidade” in Arte & Ensaios nº 9. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais EBA/UFRJ, 2002.


JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
KRAUSS, Rosalind . Escultura no Campo Ampliado. In: Arte & Ensaio. Revista do Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais. EBA/UFRJ. Ano XV. N.17, 2008, P.135.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

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