Capacitação Técnica

ILUMINAÇÃO PARA ARTE

Sobre o curso

Como observamos uma Luz?

Como usar a Luz como ferramenta nas mais variadas Artes?

O curso tem como objetivo, a compreensão básica da iluminação para todas as artes. Iluminar as Artes Cênicas e Expositivas, Cinematográfica e Arquitetural.

A luz como instrumento de Arte, dando ao aluno o entendimento das especificidades da iluminação de cada área da iluminação Cênica, usando as técnicas necessárias em seus segmentos.

04 março a 26 junho
Segunda-feira, Quarta-feira - De 19h às 21h
Duração : Semestral
Modalidade : Presencial

O que você vai aprender:

Passando pela breve história da iluminação; Na observação das mais variadas fontes de luz nas montagens de espetáculos, exposições, filmes e fotos; conhecimento e manipulação de materiais; Palestras de profissionais da área e de outras Artes; aprimorando a linguagem da iluminação e as possibilidades de criação de uma boa iluminação, nos mais variados seguimentos das artes.

program_tbl image 199

Capacitação Técnica

ILUMINAÇÃO PARA ARTE

R$480,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

O Entendimento da fonte de luz.
A criação de uma iluminação, a montagem e operação.
Conceitos da luz para teatro, show, exposições e arquitetura.
Na observarção da luz do dia a dia, das exposições, dos filmes, das montagens, obras arquitetonicas.
Conhecimento de equipamentos para todos os segmentos de arte
Debates e discursões e acompanhamento em alguma montagem em produção. 
Intercalando aulas teóricas com imagens de quadros de arte, fotografias artísticas, filmes; Imagens de espetáculos e shows; Palestras de profissionais nas áres artísticas; Mostruários 

  • Ministrado por:

    Rogério Emerson Magalhães

    Rogério Emerson estudou Artes Cênicas no Teatro Tablado e em grupos teatrais como “O Pessoal do Despertar”, onde aprendeu as várias funções do teatro. Trabalhou em Empresas de Iluminação e com Iluminadores Como Jorginho de Carvalho, e Ivan Marques, se profissionalizando como Iluminador Cênico.

    Desde o início dos anos 80, vem trabalhando em diversos segmentos das artes, Teatro, Shows, Exposições, Áudio Visual e Eventos Diversos. Foi Iluminador no “Circo Voador” e em várias casas de espetáculos, e Projetos ligados a Funarte como Projeto Pixinguinha. É iluminador dos shows de Chico Buarque desde 1987 e de outros artistas e bandas da MPB. Participou de Festivais como Free Jazz, Carlton Dance e Shows Internacionais como Madonna e Rolling Stones.

    Nos anos 90, começa a participar de projetos para Cinema e em diversas produções do Audiovisual como Veja Essa Canção de Cacá Diegues, Documentário Ferreira Gullar de Zelito Vianna entre outras produções com as mais variadas produtoras. Também nos anos 90 vem se dedicando nas áreas das Artes Plásticas, criando a Empresa  “Art e Luz”  e realizando Projetos de iluminação para Museus e Galerias e Artistas Plásticos dos mais variados segmentos das Artes.

    Desde 2008, ministra aulas de Iluminação para todas Artes na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde desenvolve trabalhos elaborados com a escola, seja Exposições, Shows, Filmagens e Eventos. Desde 2015 desenvolve projetos arquiteturais, consolidando em 2021, quarenta e um anos de profissão como Iluminador Cênico.

Referências

Técnica do observador de Jonathan Crary
A Cor na Arte de John Gage
A Imagem de Jacques Aumont
Luz, Câmera e Ação de Edgar Moura
Cartas de Marear de Hélio Eichbauer
Filmes:
MacBeth de Orson Welles,
O Leopardo de Luchino Visconti,
A Ronda da Noite de Peter Greenaway
Os Iluminados de Cristina Leal.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar