Pintura

IMERSÃO ALÉM DO QUADRO

Sobre o curso

Curso prático de Pintura Mural com um breve momento teórico no início. A turma será dividida em grupos e pintará alguns murais de modo intensivo. Em cada um deles, algumas questões de pintura e desenho estarão sendo treinadas de modo direcionado.
25 janeiro a 27 janeiro
Quinta-feira - (14h às 17h e 18h às 21h), Sexta - (10h às 13h e 14h às 17h) e Sábado - (10h às 13h)
Duração : Férias
Modalidade : Presencial

O que você vai aprender:

Haverá aula inicial para apresentação da teoria da dinâmica cromática e posteriormente o conteúdo será abordado já dentro dos exercícios. Ritmo, harmonias, acordes, gestos e a relação do corpo com o desenho e a pintura em larga escala serão conteúdos trabalhados.
CRONOGRAMA
Quinta-feira - Dia 25 - 14 às 21h
Teoria da cor
mural 1
mural 2 - Ritmos e cinzas
Sexta-feira - Dia 26 - 10 às 17h
mural 3 - harmonias
mural 4 - acordes
Sábado - dia 27 - 10 às 13h
mural 5 - uso do diagrama cromático de JM Dias da Cruz
program_tbl image 118

Pintura

IMERSÃO ALÉM DO QUADRO

R$690,00 (VALOR ÚNICO)

RECURSOS

- Papel A1 com gramatura superior a 300g - alguns por aula; - Trinchas tamanhos: 1'', 2'' e 4'' - pode ter mais de uma de cada; - Pincel chato escolar; tamanhos 4, 8 e 12; - Pincel de ponta; - Tintas guache nas cores: branco, preto, amarelo, azul, verde bandeira, magenta e vermelho. Sugiro a marca Talento e não ganho com isso. Obs: quanto mais cores disponíveis, melhor. Mas com as cores acima é possível realizar o curso; - Fita Crepe; - Potes para tinta e água.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Exposições de questões da pintura e exercícios propostas em cima do tópico da aula em escala mural e em grupo.

  • Ministrado por:

    Bernardo Magina

    Artista visual. Nasceu em 1989, no Rio de Janeiro, onde vive. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES/ UERJ e graduado em Comunicação Social – Publicidade pela ECO/UFRJ. É professor dos cursos Pintura Além do Quadro, Cor e Forma e Dinâmica das Cores na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

    Foi assistente de ateliê de Orlando Mollica e, posteriormente, lecionou junto ao mestre no curso de Desenho Contemporâneo na mesma escola onde foi aluno de Evany Cardoso, Gianguido Bonfanti, Suzana Queiroga, João Goldberg, Marcelo Campos e foi monitor nos workshops de cor de José Maria Dias da Cruz.

    Trabalha com Desenho e Pintura e com suas possibilidades no campo expandido. Pesquisa a cor no espaço-tempo. Cofundador do Studio Travellero onde se dedicou a pinturas murais nas ruas e outros diálogos entre as cores e a arquitetura entre 2015 e 2020. Segue pintando solo em escala mural e participa de exposições, sendo a última sua individual Jardim do Céu (2022) na Capelinha da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

CRUZ, José Maria Dias da. Cromatismo cezanneano. Florianópolis. Ed do autor, 2010;
CRUZ, José Maria Dias da. Da cor ao cinza: rompimentos, revelações e passagens. Rio
de Janeiro: Taba Cultural, 2001;
DA VINCI, Leonardo. Tratado de pintura. Trad. Angel González García. 2. ed. Madrid: Ed.
Akal, 1993;
DORAN, Michael (Ed). Sobre Cézanne: conversaciones y testimonios. Barcelona: Gustavo
Gili, 1980;
DUCHAMP, Marcel. Le Processus Créatif. In:Duchamp du signe. Paris: Flammarion, 1994.
p. 187-189;
FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecilia. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro:
Zahar, 2006;
FROTA, Lélia Coelho. Guignard. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1997;
GASTMAN, Roger et al. Street World: urban culture and art from five continents.
Barcelona: Océano, 2007;
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Revista Gávea, n 1, 1984;
SILVA, Armando. Punto de Vista Ciudadano: focalización visual y puesta en encena del
graffiti. Bogotá: Publicaciones del Instituto Caro y Cuervo. 1987;
SYLVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon, a brutalidade dos fatos. São Paulo:
Cosac Naify, 1995.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar