Pintura

IMERSÃO - TRÊS DIAS DE EXPERIMENTAÇÃO EM PINTURA

Sobre o curso

Curso prático de Imersão em Pintura. Exercícios de pintura e desenho através de naturezas mortas, colagens, pintura mural e com um breve momento teórico no início das atividades. Apresentaremos também aulas expositivas compartilhando um pouco da pesquisa de pintores contemporâneos. A turma será dividida em grupos e pintará por 3 dias, além de exercícios individuais, alguns murais coletivos de modo intensivo. Em cada um deles, algumas questões de pintura e desenho serão abordadas de modo direcionado.

04 julho a 06 julho
Sexta-feira, Sábado, Domingo - Sexta: 14h às 18h / Sábado: 10h às 13h e 14h30 às 17h30 / Domingo: 10h às 13h e 14h30 às 17h30
Duração : Semestral
Modalidade : Presencial

O que você vai aprender:

O curso intercalará, ao longo dos três dias, momentos teóricos expositivos de conteúdos sobre pintura e outros de exercícios individuais e coletivos de experimentação pictórica.

program_tbl image 381

Pintura

IMERSÃO - TRÊS DIAS DE EXPERIMENTAÇÃO EM PINTURA

R$800,00 (valor único)

RECURSOS

- Papel A1 com gramatura superior a 240g (alguns por aula);
- Trinchas tamanhos: 1'', 2'' e 4'' (pode ter mais de uma de cada);
- Pincel chato escolar (tamanhos 4, 8 e 12);
- Pincel de ponta;
- Tintas guache nas cores: branco, preto, amarelo, azul, verde bandeira, magenta e vermelho. Marcas sugeridas: talento ou Giotto (Obs: quanto mais cores disponíveis, melhor. Mas com as cores acima é possível realizar o curso);
- Fita Crepe larga (de 5cm de largura);
- Um estilete com lâmina, além do material de pintura que o aluno já possuir e tiver familiaridade (suas tintas acrílicas, óleos, pincéis e etc...)

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos.  Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Exposições de questões da pintura e exercícios propostas em cima do tópico da aula em escala mural e em grupo.

  • Ministrado por:

    Bernardo Magina

    Artista visual. Nasceu em 1989, no Rio de Janeiro, onde vive. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES/ UERJ e graduado em Comunicação Social – Publicidade pela ECO/UFRJ. É professor dos cursos Pintura Além do Quadro, Cor e Forma e Dinâmica das Cores na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

    Foi assistente de ateliê de Orlando Mollica e, posteriormente, lecionou junto ao mestre no curso de Desenho Contemporâneo na mesma escola onde foi aluno de Evany Cardoso, Gianguido Bonfanti, Suzana Queiroga, João Goldberg, Marcelo Campos e foi monitor nos workshops de cor de José Maria Dias da Cruz.

    Trabalha com Desenho e Pintura e com suas possibilidades no campo expandido. Pesquisa a cor no espaço-tempo. Cofundador do Studio Travellero onde se dedicou a pinturas murais nas ruas e outros diálogos entre as cores e a arquitetura entre 2015 e 2020. Segue pintando solo em escala mural e participa de exposições, sendo a última sua individual Jardim do Céu (2022) na Capelinha da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

  • Ministrado por:

    Bruno Miguel

    Artista, professor e curador. Formado pela EBA-UFRJ em lic. em artes plásticas e em pintura, fez inúmeros cursos na EAV. Parque Lage, inclusive, participou do programa "Aprofundamento" em 2010, e desde o ano seguinte é professor da escola. Como artista participa desde 2007 de exposições individuais e coletivas no Brasil e em países como EUA, Alemanha, Portugal, Peru, Bolívia, Colômbia, Argentina e Chile. Seu trabalho é representado comercialmente por galerias em Nova York, Lima, São Paulo e Belo Horizonte. Suas obras estão em importantes coleções Institucionais e particulares, têm ao longo dos últimos anos sido selecionado por diversas residências artísticas internacionais. Fez também a curadoria de mostras individuais e coletivas em Londres, Rio de Janeiro e São Paulo.

Referências

- CRUZ, José Maria Dias da. Cromatismo cezanneano. Florianópolis. Ed do autor, 2010;
- CRUZ, José Maria Dias da. Da cor ao cinza: rompimentos, revelações e passagens. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2001;
- DA VINCI, Leonardo. Tratado de pintura. Trad. Angel González García. 2. ed. Madrid: Ed. Akal, 1993; 
- DORAN, Michael (Ed). Sobre Cézanne: conversaciones y testimonios. Barcelona: Gustavo Gili, 1980;
- DUCHAMP, Marcel. Le Processus Créatif. In:Duchamp du signe. Paris: Flammarion, 1994. p. 187-189;
- FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecilia. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006;
- FROTA, Lélia Coelho. Guignard. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1997; 
- GASTMAN, Roger et al. Street World: urban culture and art from five continents. Barcelona: Océano, 2007; 
- KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Revista Gávea, n 1, 1984; 
- SILVA, Armando. Punto de Vista Ciudadano: focalización visual y puesta en encena del graffiti. Bogotá: Publicaciones del Instituto Caro y Cuervo. 1987;
- SYLVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon, a brutalidade dos fatos. São Paulo: Cosac Naify, 1995.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar