Capacitação Técnica

MODOS DE MOSTRAR: A CIRCULAÇÃO DA OBRA DE ARTE

Sobre o curso

É vital para o artista que seu trabalho circule. Para tanto, torna-se necessário conhecer variadas possibilidades de mostrá-lo, seja por iniciativa própria ou em parceria. Esse curso teórico-prático tem como objetivo apresentar e estudar as muitas formas de circulação da obra de arte, bem como os recursos básicos e as estratégias para realizá-las.

O que você vai aprender:

As diversas maneiras de exibir arte: exposições individuais e coletivas, seja em galerias de arte, instituições públicas, espaços independentes, feiras, escolas, bibliotecas, estabelecimentos comerciais, espaço urbano etc.; publicações como livros e catálogos institucionais e independentes, além de revistas especializadas e acadêmicas, e também zines, contas em redes sociais, sites e blogs, entre outras; inscrições em editais públicos e privados para participação em projetos como exposições, residências artísticas etc.

Ao longo das aulas, os participantes poderão experimentar alguns desses formatos por meio de exercícios práticos que serão concluídos com a Ocupação EAV, que encerra o semestre na escola. Os participantes que tiverem interesse poderão ser inseridos na colaboração de outras turmas para o Ocupação, assinando a curadoria, a edição e outras atividades, com a supervisão dos professores.

program_tbl image 272

Capacitação Técnica

MODOS DE MOSTRAR: A CIRCULAÇÃO DA OBRA DE ARTE

R$496,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Aulas expositivas e exercícios práticos.

  • Ministrado por:

    André Sheik

    Bacharel, mestre e doutorando em História da Arte (UERJ). Escreveu sobre as obras dos artistas Raul Mourão, André Parente e Kátia Maciel, Daniel Toledo, Augusto Herkenhoff, Gabriela Maciel e MarcoAntonio Portela.. Foi curador de exposições individuais de Katie van Scherpenberg, Chico Cunha, Julia Debasse, Alexandre Sá, Simone Cupelo, Gabriela Noujaim, dentre outros. De 2016 a 2021, foi editor executivo da revista Concinnitas, do Instituto de Artes da UERJ. Na UNIRIO, atuou como pesquisador sobre mercado de arte de 2017 a 2020. Colabora em leituras de portfólios de artistas e em comissões de seleção de instituições e galerias, tais como o Centro Cultural Justiça Federal e A Gentil Carioca.

    É artista, poeta, músico, compositor, redator, curador independente e já foi sócio de galeria. Dedica-se às artes visuais desde 1999, tendo participado de mais de uma centena de exposições nacionais e internacionais. Já publicou em diversos livros, catálogos e revistas, como a Concinnitas, a Arte & Ensaios e a Dasartes. Atualmente, integra a comissão curatorial e é professor da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, e no curso de pós-graduação em Crítica e Curadoria de Arte da FACHA. É também pesquisador associado do Núcleo de Tecnologia da Imagem da UFRJ.

  • Ministrado por:

    Daniele Machado

    Doutora em História da Arte (UERJ), mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF) e graduada em História da Arte (UFRJ). Foi pesquisadora do programa Connecting Art Histories da Getty Foundation e curadora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Tem experiências nas áreas de pesquisa, escrita, curadoria, produção, edição, ensino e mercado de arte. Atualmente, realiza pós-doutorado em História da Arte (UERJ).

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar