Capacitação Técnica

MODOS DE MOSTRAR: A CIRCULAÇÃO DA OBRA DE ARTE

Sobre o curso

É vital para a obra de arte que ela circule, seja exposta. Para tanto, torna-se necessário conhecer variadas possibilidades de mostrá-lo, seja por iniciativa própria ou em parceria. Esse curso teórico-prático tem como objetivo apresentar e estudar as muitas formas de circulação e de exibição da obra de arte, bem os como recursos básicos e as estratégias para realizá-las. O curso é indicado para quem tem interesse no tema, como estudantes de arte, de curadoria, montadores de exposição etc. e profissionais que buscam atualização e aperfeiçoamento.

O que você vai aprender:

As diversas maneiras de exibir arte: exposições individuais e coletivas, seja em galerias de arte, instituições públicas, espaços independentes, feiras, escolas, bibliotecas, estabelecimentos comerciais, espaço urbano etc.; publicações como livros e catálogos institucionais e independentes, além de revistas especializadas e acadêmicas, e também zines, contas em redes sociais, sites e blogs, entre outras; inscrições em editais públicos e privados para participação em projetos como exposições, residências artísticas etc.. Ao longo das aulas, os participantes poderão experimentar alguns desses formatos por meio de exercícios práticos, incluindo montagens de exposição em sala de aula.

program_tbl image 272

Capacitação Técnica

MODOS DE MOSTRAR: A CIRCULAÇÃO DA OBRA DE ARTE

R$496,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Aulas expositivas e exercícios práticos.

  • Ministrado por:

    André Sheik

    André Sheik (Rio de Janeiro, 1966) é artista, poeta, músico, compositor, redator, curador independente e já foi sócio de galeria.

    Bacharel, mestre e doutorando em História da Arte (UERJ), Sheik é professor na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage e no curso de pós-graduação em Crítica e Curadoria de Arte da FACHA. É também pesquisador associado do Núcleo de Tecnologia da Imagem da UFRJ. Dedica-se às artes visuais desde 1999, tendo participado de mais de uma centena de exposições nacionais e internacionais. Já publicou em diversos livros, catálogos e revistas, como a Concinnitas, a Arte & Ensaios e a Dasartes. 

    A convite dos próprios, escreveu sobre as obras dos artistas Raul Mourão, André Parente e Kátia Maciel, Daniel Toledo, Augusto Herkenhoff, Gabriela Maciel e MarcoAntonio Portela, para citar alguns. Foi curador de individuais de Katie van Scherpenberg, Chico Cunha, Julia Debasse, Alexandre Sá, Simone Cupelo, Gabriela Noujaim, dentre outros. 

    De 2016 a 2021, foi editor executivo da revista Concinnitas, do Instituto de Artes da UERJ. Na UNIRIO, atuou como pesquisador sobre mercado de arte de 2017 a 2020. Colabora em leituras de portfólios de artistas e em comissões de seleção de instituições e galerias, tais como o Centro Cultural Justiça Federal e A Gentil Carioca. Atualmente, integra a comissão curatorial da EAV Parque Lage.


  • Ministrado por:

    Daniele Machado

    Daniele Machado é historiadora da arte (UFRJ), mestra em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF) e doutoranda em História da Arte (UERJ). É pesquisadora do programa Connecting Art Histories da Getty Foundation e coordenadora editorial da Barléu Edições. Tem experiências nas áreas de pesquisa, escrita, curadoria, produção, edição, ensino e mercado de arte. Foi curadora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar