Gravuras

MUITO ALÉM DA SUPERFÍCIE

Sobre o curso

O curso toma como ponto de partida a monotipia e a serigrafia de recorte com tintas à base de água, geotintas e pigmentos naturais - vegetais e minerais. Apresenta diversos métodos não tóxicos de impressão e suas interações com a estampa botânica, a gravura em relevo, o desenho, a fotografia, o bordado e a linguagem poética. Destina-se a todos que, mesmo sem experiência anterior em produção nas artes visuais, desejam explorar o potencial expressivo de novas dinâmicas nos processos de elaboração e composição de imagens. Visa a estabelecer um lugar de prática e discussão sobre as possibilidades inerentes à experimentação dos recursos de impressão alternativos.

O que você vai aprender:

Partindo da monotipia e da serigrafia de recorte (estênceis), o curso apresentará métodos de impressão menos tóxicos e possíveis diálogos entre práticas mais ecológicas para a criação de imagens e a pintura, a gravura em relevo, o desenho, a fotografia, a monotipia botânica, o bordado e a linguagem poética.

program_tbl image 186

Gravuras

MUITO ALÉM DA SUPERFÍCIE

R$480,00 por mês (3x parcelas)

RECURSOS

No início do semestre, será fornecida lista de materiais, os quais serão adquiridos integralmente pelo aluno.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

A metodologia é essencialmente prática. As aulas serão conduzidas, inicialmente, com a execução de exercícios propostos pela orientadora. Prioriza-se a análise e o acompanhamento individual do trabalho do aluno, capacitando-o a criar ou ampliar um projeto pessoal com as técnicas apresentadas.

  • Ministrado por:

    Susana Spadaccini

    Laureada em gravura pela UFRJ. Curso de extensão em desenho pela UFMG. Estudos adicionais na EAV, Parque Lage. Curso de pós-graduação em restauração do Palazzo Spinelli, Itália. Residências e cursos de especialização no âmbito da gravura não tóxica. Lecionou nas oficinas gráficas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde participou de vários projetos.

    Vem expondo em diversas mostras e bienais em seu país e no exterior. Trabalha como artista visual, com procedimentos gráficos e outras mídias. Dedica-se, também, ao ensino, à orientação e à pesquisa de técnicas tanto tradicionais quanto contemporâneas, com ênfase em métodos menos tóxicos de gravura.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar