Desenho

O corpo vivo

Sobre o curso

O curso semestral “O Corpo Vivo” , tem por objetivo principal o estudo do corpo humano, enquanto sua estrutura, sua relação com o entorno, sua relação com o sujeito e com o outro. As aulas se propõem a dar uma dinâmica diferenciada do estudo de corpo , possibilitando não só o estudo minucioso de forma,  mas sobretudo, a pesquisa plástica de cada artista aluno no que diz respeito a sua visão pessoal , individual do que seja o ser humano dentro das diversas formas de representação artística.

O que você vai aprender:

A partir de situações performáticas, propomos uma relação do estudo de modelo vivo onde o modelo
e o artista trabalham concomitantemente, sendo um o reflexo do outro, ou seja, o sujeito e objeto se
entreolham e se reconhecem enquanto espelho e espelhado., ação e reação. também serão
apresentados estudos variados em pintura e desenho de trabalhos feitos com modelo vivo.

program_tbl image 369

Desenho

O corpo vivo

R$550,00 por mês

RECURSOS

Lápis , grafite 2b, 4b 6b, nanquim, pincéis pequenos para nanquim, papel canson, papel jornal, papel chamequinho.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.


Para os já em desenvolvimento, as aulas servirão como estímulo ao estudo do corpo bem como no desenvolvimento de traço próprio e principalmente reconhecimento do olhar para com o outro.

Dinâmica:

Criando ambiente performático que envolva tanto o modelo quanto os artistas alunos, propomos estabelecer uma atmosfera de sensibilização e energia fazendo de cada encontro uma experiência própria e única no desenhar e no olhar.

  • Ministrado por:

    Luiz Pizarro

    Luiz Antônio Ferreira Pizarro (Rio de Janeiro RJ 1958). Pintor, arte-educador. Entre 1981 e 1983 estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É aluno de John Nicholson (1951), Luiz Ernesto (1955) e frequenta o ateliê livre de pintura de Luiz Aquila (1943). Em 1984, participa da exposição Como Vai Você, Geração 80? e no ano seguinte, da 18ª Bienal Internacional de São Paulo. Integra o Atelier da Lapa, entre 1984 e 1989, junto com os artistas Daniel Senise (1955), Angelo Venosa (1954) e João Magalhães (1945), e com eles (exceto Magalhães), além de Maurício Bentes (1958 - 2003) e Celeida Tostes (1929 - 1995), divide o Casarão da Lapa, de 1989 a 1991, utilizado como ateliê e espaço de ensino. Entre 1986 e 1990 leciona pintura e desenho na EAV Parque Lage, e também dá aulas com Beatriz Milhazes (1960) e Daniel Senise. De 1990 a 1991, coordena o projeto Galpão das Artes, direcionado à difusão da arte contemporânea, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ. Viaja para a Europa em 1991, permanece em Portugal até 1992, e reside na Alemanha de 1992 a 1998. Voltou ao Brasil, e entre 1999 e 2005 desenvolve projetos educativos para centros culturais e museus, como o Museu Nacional de Belas Artes - MNBA e participa de exposições. Em 2006 recebe a Bolsa Icatu de Artes, para residência artística na Cité des Arts, em Paris.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar