Artes Viventes

O TROVÃO QUE TUDO ABALA

Sobre o curso

O TROVÃO QUE TUDO ABALA tem como objetivo a teoria e a prática do teatro. Em cinco aulas, num total de 15 horas, uma turma de interessados no fenômeno teatral, nessa sensacional invenção humana, vai afastar o mundo conhecido para criar ínfimas ilusões poéticas, instantes com presente, passado e futuro a fim de fortalecer gostos e sabores, afetos e perspectivas para depois sem temor voltar à vida real, ao ano 2024 que começa e exige alegria, sagacidade e pés ligeiros ao escapar do urso e dar de cara com o leão, e sugere que ao ver nuvens brancas no céu azul desse canto magnífico da Terra e ouvir o trovão anunciador de uma grande hecatombe você considere – “Os Deuses Jogam Boliche Na Eternidade”, e se um influenciador de rebanho se aproximar com um papinho débil cante Brito e Cavaquinho – “Tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor”. O Teatro sobe no topo de todas as Tragédias Risonhas, Em Curso.

O que você vai aprender:

 

Em Estudo – Tragédias risonhas. Cenas do dia a dia na farra da terra, temas extraordinários em cenários urbanos, papos ocultos na imensidão verde, corações incendiários nas dunas glaciais, reflexões serenas em plena tempestade, soluções submersas no mar das dificuldades, considerações sobre “o deserto não ter culpa de ser o que é”, pensamentos quentes enquanto a neve cai sobre a cabeça, além de jogos coletivos, atos individuais vigorosos e ar puro concentrado.

program_tbl image 219

Artes Viventes

O TROVÃO QUE TUDO ABALA

R$500,00 (VALOR ÚNICO)

RECURSOS

Esse Curso precisa da presença de seus aprendizes que devem se dirigir a EAV Parque Lage para participar de uma experiência de vida – arte pensando em como colaborar para bons encontros nessas noites do verão 2024 e, claro, vestindo roupas confortáveis para o corpo se mover com ímpeto alegre, espírito leve.

Este curso é indicado para:

O TROVÃO QUE TUDO ABALA Tragédias Risonhas Em Curso favorece a reunião de parceiros que necessitam de um ambiente artístico que seja um antídoto a negação da vida e um tônico capaz de fortificar a existência na Terra. Esse encontro de verão, animador de dias extraordinários e noites esplêndidas, para existir precisa de gente impetuosa que avalia, cria hipóteses teatrais com temas vitais, gigantes, urgentes, canções espetaculares e atos dançantes.

Dinâmica:

No começo das cinco aulas desse curso vamos desejar boa noite a todos, em roda concentrar fechando os olhos para afastar o mundo conhecido, vamos praticar exercícios coletivos de corpo e voz, conviver uns com os outros, agir e ser observado pelos outros, assistir os desempenhos dos outros participantes, discutir serenamente sobre gostos e sabores. Na segunda hora da aula, vamos propor e ouvir propostas sobre temas da nossa vida cotidiana, cenas e sugestões de solidão a 1 a 2 a 3, breves hipóteses teatrais que os aprendizes colocarão em prática imediatamente tendo ao seu dispor um espaço e tempo, parceiros e observadores amistosos. Na terceira hora de aula as cenas elaboradas na noite serão apresentadas por cada pequeno elenco diante da turma que assistirá a todas as práticas dramáticas. Nesse momento, talvez, os participantes terão a impressão de ser um povo de solitários mexendo no seu caldeirão fumegante delícias, tônicos e contravenenos que tornarão todos mais aptos para vida. No final da aula, todos se darão boa noite e dirão – “Até o próximo encontro”.

  • Ministrado por:

    Hamilton Vaz Pereira

    Cria / Dirige o ASDRUBAL TROUXE O TROMBONE em TRATE-ME LEÃO e A FARRA DA TERRA. Participa da criação do CIRCO VOADOR. Escreve / Dirige ATALIBA A GATA SAFIRA, NARDJA ZULPÉRIO, 5 X COMÉDIA, OPORTUNIDADE RARA, BÔNUS DEMÔNIA e COVIL DAS MOÇAS RUIVAS. Adapta / dirige A IRA DE AQUILES e ODISSÉIA, de Homero. Dirige as óperas GIANNI SCHICCI, de Puccini, e CARMEM, de Bizet. Atua em CINEMA FALADO, de Caetano Veloso, SÃO JERÔNIMO, de Júlio Bressane, O ROUBO DA TAÇA, de Caíto Ortiz; e na série de TV MAGNÍFICA 70, de Claudio Torres. É roteirista de ORFEU, de Carlos Diegues. Publica a Coleção O CÃO COMENDO MARIOLA com sua dramaturgia. Ministra os cursos online SEMELHANTE AOS DEUSES, PARA QUE A POSTERIDADE TE LOUVE, ZARATUSTRA / TEATRO DE NIETZSCHE, na Casa Do Saber. É professor do Teatro O Tablado. Cria / Dirige a série Doc de TV ASDRUBAL TROUXE O TROMBONE e prepara-se para lançar a série ficção de TV SUÍTE MAGNÓLIA. Em 2024, comemora 50 anos de teatro, música, audiovisual e letra.

Referências

 

Teatro Oficina, Teatro Ipanema, 

The Living Teatre, Teatro Comunidade, 

Coringa Dança

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar