Arte e Tecnologia

OLHAR O MUNDO, PENSAR IMAGENS

OLHAR O MUNDO, PENSAR IMAGENS

Sobre o curso

Familiarizar o aluno com o processo fotográfico tendo como objetivo principal desenvolver a expressão fotográfica através do conhecimento da linguagem da fotografia em seus vários campos de atuação.

O curso pretende estimular a definição de um tema de interesse comum para a construção de um projeto autoral, individual ou coletivo, a ser desenvolvido durante o curso, podendo este ser um fotolivro, uma exposição, um fotofilme.

O que você vai aprender:

1- Linguagem fotográfica - introduzir aos alunos os principais elementos da fotografia que

constituem a sua “gramática visual”. Para a criação ou análise de imagens fotográficas é

necessário a compreensão do processo técnico e suas possibilidades, que formam a base da linguagem fotográfica.

2- Tecnologias e Produção de Imagem - um passeio pela história da fotografia, seu

desenvolvimento tecnológico e as imagens derivadas das principais técnicas de cada época, evidenciando a intrínseca ligação entre aparato e resultado imagético. Comparação entre o processo analógico e as possibilidades dos programas de manipulação de imagens digitais.

3- Práticas fotográficas e suas especificidades - o objetivo é oferecer um panorama da fotografia e seus campos de atuação, pensando nas características próprias de cada um em seus suportes tradicionais, englobando o fotojornalismo, a publicidade, a fotografia documental e a fotografia expandida do campo da arte contemporânea.

4- Análise e criação de imagens - Partindo de trabalhos de fotógrafos reconhecidos nacional e internacionalmente, analisar trabalhos que possam via a servir como gatilhos para o desenvolvimento de projetos autorais dos alunos.

program_tbl image 142

Arte e Tecnologia

OLHAR O MUNDO, PENSAR IMAGENS

R$480,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema, Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos, Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.

Dinâmica:

Aulas expositivas com apresentações visuais e discussões em grupo; - Pesquisas de referências; - Orientação para os projetos autorais individuais ou coletivos.

Câmera fotográfica, seja amadora, profissional ou celular.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Claudia Tavares

    Claudia Tavares é Doutora em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Instituto de Artes UERJ, Mestra em Artes pela Goldsmiths College, Londres e em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes, UFRJ e formada em Comunicação Social pela FACHA, Rio de Janeiro. Como artista visual, utiliza principalmente as linguagens da fotografia e do vídeo, em diálogo com desenhos, objetos e cadernos de artista. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversos espaços, tais como Espaço Cultural Sérgio Porto, Sesc Pinheiros, Galeria Murilo Castro (BH), Plataforma Revólver (Lisboa), 291 Gallery (Londres) Galeria Cozinha, Porto/Portugal, Casa Museu Abel Salazar, Porto/Portugal, Galeria Tempo (Rio de Janeiro), Palácio das Artes em Belo Horizonte, Paço Imperial no Rio de Janeiro, além de feiras de arte como a SPArte, ArtRio e ArtBo (Bogotá). 

    Ganhou o 3º prêmio com o vídeo “BláBláBlá”, na 9a Bienal Nacional de Santos 2004. Fez residência artística na Casa do Artista em Vila Nova de Cerveira, 2017/ programa de residência  LabVerde, Amazonas, 2018/ Artista residente no Festival de Fotografia de Paranapiacaba, 2019. Ganhou os prêmios Faperj Nota 10 e PDSE Capes, durante a pesquisa de doutorado chamada Um jardim em Floresta, que é também um filme curta-metragem, uma exposição de artes visuais e um livro-objeto. Ganhou em primeiro lugar na categoria Outras Visões, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, da Secretaria de Cultura do Ceará.

Referências

Costa, Helouise e Silva, Renato Rodrigues da - A fotografia moderna no Brasil, CosacNaify, São

Paulo, 2004

Cotton, Charlotte - A fotografia como arte contemporânea, Ed Martins Fontes, São Paulo, 2010

Kossoy, Boris - Os tempos da Fotografia, Ateliê Editorial, São Paulo, 2007

Newhall, Beaumont - The history of photography, The Museum of Modern Art, New York

Rouillé, André - A fotografia, entre documento e arte contemporânea, Editora Senac, São Paulo,

2009

Samain, Ettiene - organização - O fotográfico, Editora Hucitec, São Paulo, 1998

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar