Orientação Multisuporte

POEIRA DE ATELIÊ

Sobre o curso

"Na arte só uma coisa importa: aquilo que não se pode explicar".
Georges Braque 
Voltado para artistas, o curso propõe uma reflexão sobre a parte da produção de ateliê que não se encaixa e nem se explica, que foge de contextualizações fáceis e que, de maneira inominável, forma e deforma a essência da poética de cada um. 
Ao longo das discussões, falaremos sobre biografias de outros artistas que escolheram dizer “não” e se mantiveram fiéis as suas poéticas, resistindo e persistindo com seus trabalhos. 
Os artistas do nosso grupo serão provocados a irem na contramão do “normal” e filtrarem os ruídos de fora do ateliê de acordo com as demandas de sua prática. Sem radicalismos, o objetivo das discussões não é incentivar o isolacionismo - muito pelo contrário, a ideia é criar estratégias que consigam ajudar cada participante a conseguir elaborar e permanecer fiel à sua poética, buscando formas pouco ortodoxas de sobrevivência no que comumente chamamos de “meio de arte.”

O que você vai aprender:

program_tbl image 215

Orientação Multisuporte

POEIRA DE ATELIÊ

R$480,00 por mês (4x parcelas)

RECURSOS

Ter um projeto artístico a ser discutido e aprofundado e comprometimento com o próprio trabalho.  
Ter aptidão para criar apresentações online em qualquer formato, desde que acessível ao grupo.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento,

Dinâmica:

O curso será online e seguirá uma agenda de apresentações individuais discutidas em grupo. As aulas serão semanais e terão 2h de duração. Apresentações não-ortodoxas e que desafiem o formato online serão incentivadas. Todos os tipos de trabalho são bem-vindos.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Mariana Manhães

    Niterói, 1977. Vive no Rio de Janeiro. Mariana vive no Rio de Janeiro. Graduou-se em Psicologia pela UFF (2001) e concluiu mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012). Sua formação artística aconteceu entre 1997 e 2005 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

    Participou de exposições em diversos museus e galerias no Brasil e exterior, dentre os quais se destacam: MuBE (São Paulo), Bienal de Vancouver (Vancouver, Canadá), Shanghart Gallery (Xangai, China), The Mattress Factory (Pittsburgh, EUA), Bozar Museum (Bruxelas, Bélgica), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), Martin-Gropius-Bau Museum (Berlim, Alemanha), Instituto Itaú Cultural (São Paulo), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), Museu de Arte Moderna (Salvador), Museu Vale do Rio Doce (Vila Velha), Galerie GP+N Vallois e Natalie Seroussi (Paris, França), entre outros.

    Apresentou individuais na Galeria Múltiplo (Rio de Janeiro, 2017), Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2013), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, 2010) e Museu de Arte Contemporânea (Niterói/RJ, 2007). Dentre os prêmios que recebeu, destacam-se: Prêmio Marcantônio Vilaça - FUNARTE (2015); Vancouver Biennale Residency Program (2014); Bolsa Funarte de Estímulo às Artes Visuais 2013 - FUNARTE (2013), Salão de Goiás (2006), Salão da Bahia (2005). Em 2017 foi finalista do Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça (2017).

Referências

AIRA, Cesar. Um Acontecimento na Vida de um Pintor Viajante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
ANDREWS, Kerri. Wanderers: A History of Women Walking. Reaktion Books, 2020.
BACHELARD, Gaston. A Chama de uma Vela. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
_________; A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_________; O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BALZAC, Honoré de. A Obra-Prima Ignorada. São Paulo: Iluminuras, 2012.
BORGES, Jorge Luis. O Livro de Areia. Rio de Janeiro: Globo, 2001.
CATLING, Brian. The Vorrh. Londres: Honest Publishing, 2012.
CORN, Wanda M. Georgia O'Keeffe: Living Modern. Prestel, 2017.
HERBERT, Martin. Tell Them I Said No. Sternberg Press, 2016. 
HERTZBERG, Ludvig. Jim Jarmusch: Interviews. Estados Unidos: University Press of Mississipi, 2013.
ISAACSON, Walter. Leonardo da Vinci. São Paulo: Intrínseca, 2017.
JENNINGS, Patricia. Georgia O’Keffee’s Hawai’i. New York: Bess Press, 2011.
KAFKA, Franz. A Construção; in: Um Artista da Fome / A Construção. São Paulo: Companhia das Letras,1998.
KIEFER, Anselm. Notebooks, Volume 1, 1998-99. Londres: Seagull Books, 2015.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um Jovem Poeta. São Paulo: Globo, 2013.
RUBIN, Rick. The Creative Act: A Way of Being. Penguin Press, 2023
SMITH, Patti. Só Garotos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
TARKOVSKI, Andrei. Diários 1970-1986. São Paulo: É Realizações, 2012.
TOMKINS, Calvin. A Vida dos Artistas. São Paulo: Bei, 2009.
WILDE, Oscar. O Retrato de Dorian Gray. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1998.
Filmografia sugerida e não-obrigatória
Amantes Eternos. Direção de Jim Jarmusch, 2013.
Beleza Roubada. Direção de Bernardo Bertolucci, 1996.
Border. Direção de AliAbbasi, 2018.
Caravaggio. Direção de Derek Jarman, 1985.
Frank. Direção de Lenny Abrahamson, 2014.
Goya. Direção de Carlos Saura, 1999.
La Belle Noiseuse. Direção de Jacques Rivette, 1991.
Mr. Turner. Direção de Mike Leigh, 2014.
O Fim da Turnê. Direção de James Ponsoldt, 2016.
O Piano. Direção de Jane Campion, 1993.
O Último Retrato. Direção de Stanley Tucci, 2018.
Orlando. Direção de Sally Potter, 1992.
Paterson. Direção de Jim Jarmusch, 2016.
The Limits of Control. Direção de Jim Jarmusch, 2009..

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.

[frontend][label_floater_lpd_accept]Gerenciar cookiesRejeitarAceitar