Arte e Tecnologia

Poéticas Visuais: Cognição e Inteligência Artificial

Sobre o curso

Este curso propõe uma imersão na interseção entre arte e Inteligência Artificial (IA), oferecendo uma introdução prática e teórica sobre como a tecnologia está transformando o campo artístico e subjetividade humana. Serão explorados conceitos de IA aplicados à criação artística, possibilitando que artistas e pesquisadores desenvolvam projetos inovadores utilizando ferramentas gratuitas e
acessíveis. Durante as aulas, os participantes aprenderão a criar e manipular imagens, sons e textos, utilizando softwares de IA como ChatGPT, CapCut, Heygen, LeonardoIA e Runway.


O curso é voltado para pessoas interessadas em entender o impacto da IA na arte contemporânea e ampliar suas práticas criativas. As atividades incluem a experimentação com ferramentas de IA, elaboração de projetos e debates sobre as implicações estéticas e éticas dessas tecnologias na arte. Não é necessário ter conhecimento prévio em arte ou computação, apenas interesse em explorar novas formas de expressão artística.

O que você vai aprender:

O curso será dividido em módulos que abordam os seguintes temas principais:
Introdução à IA e Arte: Conceitos básicos de IA, seu impacto disruptivo desde o lançamento de ferramentas como o ChatGPT e sua aplicação no fazer artístico.


Ferramentas de IA para a Criação Artística: Exploração prática de softwares como ChatGPT, CapCut, Heygen, LeonardoIA e Runway, aplicados à manipulação de imagens, vídeos e sonoridades.


IA e Linguagens Artísticas: Estudo de como a IA pode contribuir para diferentes formas de arte, incluindo artes bidimensionais e tridimensionais, audiovisuais, performances e instalações.


Desenvolvimento de Projetos Criativos com IA: Orientações para transformar ideias artísticas em projetos concretos, utilizando técnicas como brainstorms, roteiros, planos sequenciais e manipulação digital.


Ética e Estética na Arte com IA: Discussão crítica sobre os desafios, oportunidades e questões éticas da utilização de IA na criação artística, com exemplos de artistas contemporâneos que integram IA em suas obras. De direitos autorais à água.


Apresentação e Compartilhamento de Projetos: Análise de como compartilhar e divulgar trabalhos artísticos criados com IA, considerando o contexto das redes sociais e do ambiente digital.

program_tbl image 317

Arte e Tecnologia

Poéticas Visuais: Cognição e Inteligência Artificial

R$496,00 (valor único)

RECURSOS

O notebook é imprescindível para quem o possui, mas dispensável para quem não tem. Todas as ferramentas estão disponíveis em aplicativos de celular.
Noções básicas de Google (drive, apresentações e documentos), CTRC+CTRV e ChatGPT. Idade a partir da medida que se pode ter uma conta na Google.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

O curso será dinâmico, combinando aulas expositivas, atividades práticas e discussões em grupo. A cada aula, os participantes terão a oportunidade de aprender uma nova ferramenta de IA e aplicar seus conhecimentos na criação de projetos artísticos.

As atividades incluirão: Aulas expositivas e demonstrações práticas: Introdução às ferramentas de IA, com demonstrações ao vivo de como utilizá-las em diferentes suportes artísticos. Desenvolvimento de projetos individuais e em grupo:
Cada participante será incentivado a desenvolver um projeto artístico utilizando IA, desde a fase de concepção até a execução e apresentação final. Sessões de brainstorm e feedback: Os alunos participarão de brainstormings para geração de ideias e receberão feedback contínuo sobre seus projetos. Debates e reflexões críticas: Além das práticas, o curso trará discussões sobre os limites e possibilidades da IA na arte, com foco em suas implicações éticas, estéticas e socioculturais. Ao final do curso, cada participante apresentará um esboço ou projeto final integrando IA, podendo ser em forma de imagens, vídeos, performances ou outro meio artístico.

  • Ministrado por:

    Chico Fernandes

    Chico Fernandes é artista visual, pesquisador e professor de Artes. Doutor em Artes pelo PPGArtes-UERJ (2021). É mestre em Linguagens Visuais pelo PPGAV-UFRJ (2016) e licenciado em Educação Artística pelo UniBennett (2013). Estudou na EAV entre, 2002 e 2012. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em Museus e Centros Culturais: Museu de Arte do Rio (MAR), Itaú Cultural, Funarte, Paço Imperial, Museu de Belas Artes, Universidade de Coimbra, Tempe Center for the Arts (EUA), The Americas Society (Nova York), Oi Futuro Flamengo e Belo Horizonte. Participou de residências artísticas no país e no exterior. Foi indicado ao prêmio PIPA em 2012 e 2013.

Referências

BETANCOURT, Michael. Generative Art: A Brief History. New York: Thames & Hudson, 2017.
BOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism. PublicAffairs, 2019. New York, NY.
GREEN, R. Internet Art. Londres: Thames & Hudson, 2005.
GROVE, Robin. et alii (Eds.) Thinking in four dimensions - creativity and cognition in contemporary dance. Melbourne: Melbourne University Press, 2005.
JORDAN, Michael I.; HENNIGAN, Thomas A. Artificial Intelligence and Art. Cambridge, MA: The MIT Press, 2015.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano - da cultura das mídias à cybercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
______. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2001.
SCHA, Remko. Readymades, artificial art, nemédia (Institute of Artificial Art Amsterdam) In: BALKEMA, Annette W. and SLAGER, Henk (eds.). Exploding Aesthetics. L&B Series of Philosophy of Art and Art Theory, Vol. 16. Amsterdam & Atlanta: Rodopi, 2001.
VAIDHYANATHAN, Siva. Antissocial Media: How Facebook Disconnects Us and Undermines Democracy. Oxford: Oxford University Press, 2018.
MILLER, Arthur I. Inteligência Artificial e Criatividade Artística. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
PARENTE, André. Imagem-máquina. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1993.
PARENTE, André; FURTADO, Beatriz; BRASIL, André (Orgs.). Imagens e exercício da liberdade: cinema, fotografia e artes. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
WILSON, Stephen. Information Art: Intersections of art, science and technology. Massachusetts: MIT Press, 2002.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar