O curso é voltado para artistas em diferentes estágios de carreira e pesquisa que estejam buscando profissionalização. Artistas interessados em uma melhor apresentação e entendimento dos mecanismos para maior chance de acesso a editais, residências artísticas e inserção no circuito. Debateremos sobre a construção da carreira artística analisando os aspectos objetivos inerentes à mesma.
O curso pretende tirar dúvidas sobre as aproximações e relações do artista com galerias e mercado, com curadores e instituições, com outros artistas e o meio. Quais são os formatos adequados de apresentação dos conteúdos, projetos e portfólios.
Nas cinco primeiras aulas o professor apresentará portfólios de artistas nacionais e internacionais, projetos aprovados em editais, currículos, minibios, artist statements, debatendo formatos e a partir do acompanhamento em sala ajudará no desenvolvimento do material dos artistas. Nas últimas três aulas os alunos apresentarão os portfólios desenvolvidos durante o curso.
Aula expositiva em videoconferência; compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula.
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema,
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento,
Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.
• As matrículas devem ser efetuadas através da venda online, no nosso site.
• Não há reservas de vagas.
• Alunos inadimplentes não poderão efetuar nova matrícula, sem antes regularizar o débito em questão.
• A secretaria tem o prazo de até 1 dia útil para conceder acesso aos cursos online, o prazo será contado a partir da data de matrícula.
(válida até o final do ano vigente)
• No ato da inscrição será cobrada uma taxa anual de custos administrativos, renovável a cada ano, no valor deR$ 70,00 (Setenta reais).
• Será permitido o ingresso do aluno em qualquer dia do mês à sua conveniência, desde que efetue o pagamento integral da mensalidade referente ao mês em que deseja ingressar.
• O vencimento das mensalidades é no dia 10 de cada mês. Após essa data será cobrada multa de 2% ao mês e atualização monetária de acordo com os índices governamentais vigentes.
• Caso a matrícula do aluno seja feita após esta data, a multa não será cobrada na primeira mensalidade.
• O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento das mensalidades.
• A matrícula em cursos de modalidade contínua está condicionada ao pagamento de 50% do valor da mensalidade no mês de dezembro.
• Boleto bancário e cartão de crédito (online, no site).
• No caso da opção de pagamento por boleto bancário, os mesmos serão disponibilizados na área do aluno em até 5 dias úteis. É de responsabilidade do aluno ou responsável em caso de dificuldades em visualizar os boletos notificar a secretaria pelo email cursos@eavparquelage.org.br. O não pagamento do boleto em até 15 dias corridos após o vencimento implica na inclusão do CPF do aluno ou responsável nos órgãos de cobrança.
Fica estabelecido o prazo de até 5 anos, após a conclusão do curso, para emissão de 2ª via do certificado.
Em caso de desistência após a matrícula, o pedido deve ser formalizado em até 48hs antes do início da primeira aula programada para o curso.
Todo e qualquer cancelamento de curso deve ser formalizado impreterivelmente até o último dia útil do mês anterior ao mês a ser cancelado.
A formalização deve ser através do e-mailcursos@eavparquelage.org.br, contendo os dados de identificação do aluno(a), do curso e telefones para contato. O não pagamento dos boletos já gerados sem esse procedimento cumprido ensejará na inclusão do CPF do aluno(a) ou responsável no Serasa após 15 dias corridos do vencimento.
Os cursos deverão atingir um número mínimo de inscrições para viabilizar sua realização. Desta forma, a EAV se reserva o direito de cancelar qualquer curso ou oficina. Os alunos inscritos serão informados e receberão reembolso integral do valor pago referente aos meses de cursos não realizados. Os meses ministrados não serão objeto de reembolso.
• A transferência deve ser solicitada até o último dia útil do mês, para ser realizada no mês seguinte.
• Não realizamos transferência entre cursos no mesmo mês.
• Não realizamos retorno ou devoluções de valores já pagos.
• Os pedidos devem ser formalizados pelo e-mail cursos@eavparquelage.org.brinformando o nome e horário do curso atual, o nome e horário do curso a ser transferido, e telefone para contato.
A EAV oferece aulas experimentais em seus cursos. O valor da aula é deR$ 120,00 (Cento e vinte reais), a ser descontado da mensalidade do mês em que ocorreu a aula experimental em caso de inscrição no curso em questão. Tal valor não será sujeito a reembolso. Só é permitida uma aula experimental por curso.
Situações não previstas nestas normas serão analisadas e decididas pela Direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
A EAV tem o compromisso social de oferecer 100 bolsas de estudo
integrais anualmente, e 50% nas mensalidades para alunos de
instituições públicas em situação de vulnerabilidade social.
Neste ano de 2023, nossa escola ofereceu 110 bolsas, sendo 80 bolsas
sociais integrais, custeadas pela AMEAV, e 30 bolsas custeadas por
patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Para o segundo semestre de 2023, a EAV concedeu 80 bolsas sociais
integrais, custeadas pela AMEAV, assim distribuídas:
• 52 bolsas destinadas a alunos com vulnerabilidade social para os
cursos presenciais da EAV.
• 16 bolsas para alunos do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral
- CEIAA, que é parceira da EAV Parque Lage
• 12 bolsas destinadas a Parceria entre a EAV Parque Lage com a
Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu.
Também no segundo semestre, a EAV lançou uma chamada pública de
seleção para dois programas especiais de formação de artistas com 30
bolsas remuneradas através do Plano Anual patrocinado pelo Instituto
Cultural da Vale. Este programa de bolsas levou em conta diversidade
de gênero, étnico-racial, sexualidade e território.
Quanto à política de descontos de 50% para estudantes de instituições públicas em situação de vulnerabilidade social, clique aqui
• Os benefícios oferecidos para alunos conveniados às instituições parceiras ocorrem mediante a comprovação de vínculo ativo;
• Todas as bolsas e descontos estão sujeitas à disponibilidade de vagas;
• Os descontos devem ser solicitados no ato da matrícula;
• Os descontos são aplicados por meio de regime não cumulativo com outras categorias e políticas;
• Válido somente para matrículas realizadas através do Formulário para Bolsistas.