Gravuras

REVELANDO A NATUREZA : OFICINA DE ECOPRINT (IMPRESSÃO BOTÂNICA)

Sobre o curso

O objetivo da oficina é praticar a técnica de Ecoprint no papel, além de propor um espaço onde por meio das práticas seja possível abordar temas como a composição e a capacidade de observação. O método se vale do transporte dos taninos naturais de folhas, flores, sementes e raízes para criar imagens impressas em papel com resultados únicos. Busca-se promover uma experiência sensorial revitalizadora, a partir do contato com o vivo e da reconexão das pessoas com a natureza. Por meio dessa técnica, são elaboradas de forma sustentável composições para inúmeras finalidades, usando materiais acessíveis e de baixa toxidade no descarte. Composta por três aulas, a oficina destina-se a todos que desejem explorar o potencial dessa nova dinâmica de reprodutibilidade.

18 março a 20 março
Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira - De 10h às 13h
Duração : Semestral
Modalidade : Presencial

O que você vai aprender:

Apresentação da Ecoprint e sua breve história. Privilégios da técnica. Plantas que podem ser utilizadas no processo. Experimentação do processo em duas fórmulas diferentes de impressão e fixação em papel. Análise e reflexão sobre a técnica e o material produzido por cada aluno. Caminhada pelo Parque Lage.

program_tbl image 225

Gravuras

REVELANDO A NATUREZA : OFICINA DE ECOPRINT (IMPRESSÃO BOTÂNICA)

R$490,00 (valor único)

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Aulas práticas com acompanhamento individual do trabalho de cada participante.


O material utilizado será oferecido pela oficina.

  • Ministrado por:

    Susana Spadaccini

    Laureada em gravura pela UFRJ. Curso de extensão em desenho pela UFMG. Estudos adicionais na EAV, Parque Lage. Curso de pós-graduação em restauração do Palazzo Spinelli, Itália. Residências e cursos de especialização no âmbito da gravura não tóxica. Lecionou nas oficinas gráficas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde participou de vários projetos.

    Vem expondo em diversas mostras e bienais em seu país e no exterior. Trabalha como artista visual, com procedimentos gráficos e outras mídias. Dedica-se, também, ao ensino, à orientação e à pesquisa de técnicas tanto tradicionais quanto contemporâneas, com ênfase em métodos menos tóxicos de gravura.

Referências

FLINT, India. Second Skin. Murdoch Books, 2011.
FLINT, India. Eco Colour: Botanical dyes for beautiful textiles. Murdoch Books, 2008.
UPSHALL, Louise. The Leaf Guide.
UPSHALL, Louise. Plant Poetry. Eco-printing on paper.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar