Gravuras

STENCIL EM BASE FOTOGRÁFICA - DA GRAVURA À ARTE URBANA

Sobre o curso

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende ensinar a versatilidade de sua prática e possibilidades de desdobramentos: impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe e também a realização de painéis em grandes formatos. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção dos trabalhos no ambiente da cidade. O participante realiza exercícios individuais a partir do conhecimento adquirido ao mesmo tempo que é convidado a pensar coletivamente na formulação de um painel para ser aplicado na cidade.

O que você vai aprender:

– Introdução teórica, origens e desenvolvimento do stencil ao longo da história: das pinturas rupestres até os movimentos urbanos, manifestações políticas e a cultura hip hop.
– Suporte fotográfico para a produção das imagens.
– Procedimentos de edição das imagens no programa Photoshop para a obtenção dos moldes vazados que formarão as matrizes.
– Impressão e corte das matrizes e impressão/pintura das imagens.
– Stencil em pequenos formatos: imagens em A4 e A3; diálogo com a gravura.
– Stencil em grandes formatos – trabalho em grupo: arte urbana.
– Stencil e suas possibilidades de geração de produtos.

program_tbl image 183

Gravuras

STENCIL EM BASE FOTOGRÁFICA - DA GRAVURA À ARTE URBANA

R$480,00 por mês 

RECURSOS

As fotografias a serem trabalhadas no curso podem ser capturadas na rede de internet, produzidas pelos celulares dos participantes ou em qualquer tipo de câmera digital. Material do aluno: - Tinta spray - Papeis diversos como canson 200g em bloco ou folhas avulsas entre outros do interesse do aluno experimentar - Caneta marcador permanente branca - Estilete ou bisturi para corte - Fita crepe

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento., Não exige conhecimentos prévios.


Alunos com interesse em stencil, graffiti, fotografia e arte urbana em geral, que já tenham ou não conhecimento e experiência prévios. Interesse em uma construção compartilhada de conhecimentos, produção coletiva, como também individual.

Dinâmica:

O curso é dividido em algumas etapas. Na fase inicial abordamos os aspectos históricos da inserção da técnica do stencil. A cada encontro seguimos uma linha evolutiva onde o participante conhece e pratica a edição das imagens, impressão e metodologia de corte das matrizes e a finalização dos trabalhos com tinta spray e recursos da oficina de gravura.

  • Ministrado por:

    Júlio Castro

    Formado em gravura pela UFRJ com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e UFRGS em Porto Alegre, dedica-se à produção artística desde os anos noventa. Participou das mostras coletivas A Paixão do Olhar MAM/RJ; Republicar, Museu da República-RJ (1993); da XV ESTAMPA – Salão Internacional de Gravura e Edições de Arte Contemporânea em Madrid (2007); Plaisir d’Offrir#2 – Galeria Dagmar De Pooter / Antuérpia, Bélgica (2009); Rio X Córdoba, Museu Emílio Caraffa, Argentina, entre outras. Individualmente expôs no Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, em Lisboa no Centro Português de Serigrafia (2007) e em Bruxelas no ARS117 (2009), espaços em que fez residência artística como artista convidado.

    Em 2019 realiza residência no Otawara Cultural Center no Japão onde produz uma série de xilogravuras. Coordena o Estúdio Dezenove, espaço dedicado à arte contemporânea localizado em Santa Teresa no Rio de Janeiro e desde 2011 é professor na área de Imagem Gráfica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Referências

BANKSY. Guerra e spray / Banksy. Traduzido por Rogério Durst. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.
HUNTER, Garry. Arte de rua ao redor do mundo. Traduzido por Renata Brabo. São Paulo: Madras, 2013.
MARTHA COOPER e HENRY CHALFANT. Subway Art
MÔNICA NADOR. Folder RioLoco – Ano do Brasil na França, 2005.
NATION OF GRAFFITI ARTISTS (NOGA): 2nd Expanded EditionBOMB IT. Dirigido por Jon Reiss
CIDADE CINZA. Direção de Marcelo Mesquita, Guilherme Valiengo, 2012.
EXIT THROUH THE GIFT SHOP. Dirigido por Bansky
GRAFFITI WARS. Dirigido por Jane Preston. With Kenneth Cranham, King Adz, Banksy, Ben Eine, 2011.
PIXO. Direção de João Wainer e Roberto T. Oliveira, 2009.
STYLE WARS. documentário de arte de rua que retoma o nascimento da arte do graffiti na década de 1980 na cidade de Nova York. Dirigido por Tony Silve.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar