Gravuras

STENCIL PARA GRANDES FORMATOS - CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PAINEL URBANO

Sobre o curso

O curso tem como proposta a realização de um painel em grande escala a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro e cuja localização estará definida pelos orientadores Julio Castro e Ana Clara Lemos. O planejamento e pintura do painel se dará em 2 encontros semanais durante o mês de janeiro e terá como base de produção a sala de gravura digital da EAV onde o grupo se reunirá para obter o conhecimento técnico de edição e realizar o trabalho inicial de produção e corte das matrizes. Na semana final o grupo de desloca para o trabalho de pintura na cidade.

Garanta já a sua vaga!

R$480,00 (VALOR ÚNICO)

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Alunos beneficiários da política de descontos só podem realizar pagamentos via boleto bancário.
08 janeiro a 24 janeiro
Segunda-feira, Quarta-feira - de 14h às 17h
Duração : Férias
Modalidade : Presencial

O que você vai aprender:

– Introdução teórica, origens e desenvolvimento do stencil ao longo da história: das pinturas rupestres até os movimentos urbanos, manifestações políticas e a cultura hip hop.
– Procedimentos de edição das imagens no programa Photoshop para a obtenção dos moldes vazados que formarão as matrizes.
– Impressão das matrizes, corte das matrizes e pintura final.
– Stencil em grandes formatos – trabalho em grupo: arte urbana.
program_tbl image 96

Gravuras

STENCIL PARA GRANDES FORMATOS - CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PAINEL URBANO

R$480,00 (VALOR ÚNICO)

RECURSOS

Kit básico de tinta spray

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.

conhecimento básico de algum programa de edição de imagem

Dinâmica:

O curso propõe a realização de um painel coletivo na cidade do Rio de Janeiro. Na primeira aula abordamos os aspectos históricos da inserção da técnica do stencil. A cada encontro seguimos uma linha evolutiva no planejamento que vai envolver edição das imagens, a metodologia de corte das matrizes e a impressão final no espaço previsto.
  • Ministrado por:

    Júlio Castro

    Formado em gravura pela UFRJ com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e UFRGS em Porto Alegre, dedica-se à produção artística desde os anos noventa. Participou das mostras coletivas A Paixão do Olhar MAM/RJ; Republicar, Museu da República-RJ (1993); da XV ESTAMPA – Salão Internacional de Gravura e Edições de Arte Contemporânea em Madrid (2007); Plaisir d’Offrir#2 – Galeria Dagmar De Pooter / Antuérpia, Bélgica (2009); Rio X Córdoba, Museu Emílio Caraffa, Argentina, entre outras. Individualmente expôs no Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, em Lisboa no Centro Português de Serigrafia (2007) e em Bruxelas no ARS117 (2009), espaços em que fez residência artística como artista convidado.

    Em 2019 realiza residência no Otawara Cultural Center no Japão onde produz uma série de xilogravuras. Coordena o Estúdio Dezenove, espaço dedicado à arte contemporânea localizado em Santa Teresa no Rio de Janeiro e desde 2011 é professor na área de Imagem Gráfica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

BANKSY. Guerra e spray / Banksy. Traduzido por Rogério Durst. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.

HUNTER, Garry. Arte de rua ao redor do mundo. Traduzido por Renata Brabo. São Paulo: Madras, 2013.

MARTHA COOPER e HENRY CHALFANT. Subway Art

MÔNICA NADOR. Folder RioLoco – Ano do Brasil na França, 2005.

NATION OF GRAFFITI ARTISTS (NOGA): 2nd Expanded Edition

Referências on-line
BOMB IT. Dirigido por Jon Reiss
CIDADE CINZA. Direção de Marcelo Mesquita, Guilherme Valiengo, 2012.
EXIT THROUH THE GIFT SHOP. Dirigido por Bansky
GRAFFITI WARS. Dirigido por Jane Preston. With Kenneth Cranham, King Adz, Banksy, Ben Eine, 2011.
PIXO. Direção de João Wainer e Roberto T. Oliveira, 2009.
STYLE WARS. documentário de arte de rua que retoma o nascimento da arte do graffiti na década de 1980 na cidade de Nova York. Dirigido por Tony Silve.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar