Conhecimento Emergente

TECELAGEM KAINGÁNG EM TEAR DE PREGO

Sobre o curso

O curso pretende apresentar e perpetuar uma arte ancestral que foi revitalizada e busca, através da tecelagem, manter viva a arte do grafismo dos trajes típicos Kaingáng. Será apresentada as questões culturais indígenas, a diversidade dos povos tanto artisticamente e linguística. Também irá apresentar os usos e significados da linguagem artística dos grafismos do povo Kaingáng. É um curso prático com base em um ensino pela oralidade. Será ensinado a técnica do desenho do grafismo no papel quadriculado, o uso do tear em prego e a transferência do desenho para o tear.

O que você vai aprender:

O curso tem como base a reflexão através de uma busca pelo auto conhecimento ancestral e diversidade cultural. Abordaremos os seguintes assuntos: Grafismos Kaingáng. Multiculturalidade. Usos, significado e tradição. Cosmologia Kaingáng.

Será feito uma introdução às questões culturais, ética e política do povo Kaingáng.

program_tbl image 282

Conhecimento Emergente

TECELAGEM KAINGÁNG EM TEAR DE PREGO

R$480,00 por mês 

RECURSOS

Agulha tunisiana; agulha de crochê; linhas e barbantes diversos

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Não exige conhecimentos prévios.

Curso para pessoas a partir de 13 anos.

Dinâmica:

Aula 1 - introdução: informações, dados e localização sobre os assuntos que serão abordados no curso: cultura e grafismos Kaingáng

Aula 2 - Pigmentos, tintas, frutas: Preparação das tintas corporais. Prática.

Aula 3 - Usos, significados, costumes e tradição das pinturas corporais.

Aula 4 - Inovação e criação de novas pinturas corporais.

As aulas serão realizadas por uma metodologia a partir da oralidade e do fazer.

  • Ministrado por:

    Vãngri Kaingáng

    Vãngri é do povo Kaingáng nascida na Aldeia de Ligeiro, Município de Tapejara, Rio Grande do Sul. Educadora e Griô mestre de tradição cultural kaingáng, pelo Instituto Kaingáng, na Aldeia Serrinha, Rio Grande do Sul, 2005, ao ano de 2021. Escritora com duas obras publicadas, uma sendo a primeira Antologia Indígena com demais escritores e educadores do NEARIN, (Núcleo de escritores Indígenas ) do INBRAPI , sendo livro de poesias, publicado pela Secretaria de Cultura de Mato Grosso, especialmente para primeira FLIMT, Feira do Livro de Mato Grosso em 2009. Escritora e ilustradora do Segundo livro, Jóty o tamanduá, livro de mitologia do povo Kaingáng, publicado pela Global Editora em julho de 2010. Griô Aprendiz do Projeto Ação Griô do Ministério da Cultura, de 2008 a 2013.

    Trabalhos desenvolvidos com a Rede Globo de Televisão, no núcleo indígena da novela Araguaia escrita por Walther Negrão e exibido entre 2010 e 2011, com trabalhos de grafismo indígena e tradução de falas dos personagens para língua indígena.

    Figuração, maquiagem e pinturas corporais do elenco de Bily Pig, filme produzido pela emissora da TV RECORD. Atuando no brasil como artista indígena desde 2002.

    Em minha atuação como artista plástica na produção de peças de obra de arte sob encomenda como o balaio gigante em exposição no MAM, deste ano de agosto e setembro de 2013, sendo o maior cesto indígena produzido por diferentes povos indígenas, coordenado por esta artista plástica. Produção de oficinas de tecelagem para peças de adornos com grafismo indígena, trabalhos desenvolvidos nas diferentes Aldeias no norte do Rio Grande do Sul. Produção audiovisual no Projeto Ação Griô Nacional, com documentário premiado pelo ministério da cultura no ano de 2009. Atualmente, atuava como estudante do curso de MEDICINA  na Universidade Federal de Pelotas, desde fevereiro de 2019.  

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar