História da Arte

"TODO AMOR QUE HOUVER NESTA VIDA": NOVOS CONCEITOS PARA EXPOSIÇÕES CONTRACOLONIAIS

Sobre o curso

Partindo da obra "Vivendo de Amor" da pensadora bell hooks, este curso examina algumas obras de pintores como Heitor dos Prazeres, Rosana Paulino, Silvana Mendes, Lasar Segall e imagens icônicas da fotografia brasileira, para investigar como o amor e a afeto vêm sendo utilizados para a construção de percursos criativos que apontam para questionamentos e reflexões críticas ainda pouco percebidos na Curadoria de exposição.

O que você vai aprender:

1- bell hooks e as novas categorias político-estéticas para pensar a contemporaneidade

2-O Amor na História da Arte: caminhos curatoriais possíveis

3- O Amor e o afeto como tessituras artísticas em Heitor dos Prazeres e Rosana Paulino

4- O Amor e as performances de gênero- fotografias em leitura

5- Olhares sobre acervos e técnicas- concepção e formatação de projetos

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História da Arte

"TODO AMOR QUE HOUVER NESTA VIDA": NOVOS CONCEITOS PARA EXPOSIÇÕES CONTRACOLONIAIS

R$480,00 reais

RECURSOS

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

O caminho metodológico escolhido prevê a leitura de obras e o exame de projetos curatoriais, não sendo necessário conhecimentos prévios.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Rosemeri Conceição

    Sou Doutoranda em História e Crítica da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tenho atuado como pesquisadora, docente e curadora em estudos sobre raça, representação, estéticas, feminismo negro e práticas decoloniais em museus. Em 2022 fui premiada com bolsa integral para apresentar minha tese no The Afro-Latin American Research Institute at the Hutchins Center for African African American Research (ALARI) da Universidade de Harvard. Trabalhei como curadora  de duas missões fotográficas do livro Urbegrafia: um mosaico visual do rio - 1ed.(2023). Pesquisadora do MASP através do edital de bolsa-pesquisa, onde abordei a estética de Cândido Portinari. Integrante da Residência Territórios Curatoriais do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) de 2023. Em 2024, compôs o grupo de brasileiras/os selecionados para o MINON 2024 que na Catania/Itália discutiram os rumos da Museologia Social. 

Referências

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1997. 

CONCEIÇÃO, Rosemeri. Quem é que tem coragem pra falar de amor: reflexões sobre o amor no novo livro de Renato Noguera. Site Mundo Negro, 12/11/2021. 

CONCEIÇÃO, Rosemeri. O que querem as mulheres artistas: reflexões sobre imagens e afetos na afrodiáspora. In: Museu de Arte Moderna. (Org.). Fractais: contra diásporas da cidade. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2024, v. 1, p. 98-107.

DIDI, Huberman. O que vemos, o que nos olha. São Paulo, Editora 34, 1998. 

FABRIS, Annateresa. Percorrendo veredas: hipóteses sobre a arte brasileiraatual. Revista USP, n. 40, p. 68-77, 1999.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 223-244, 1984  

 hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante, 2021.

MACHADO, Lia Zanotta. Masculinidades e violências: gênero e mal estar na sociedade contemporânea. Brasília:UnB, 2001. 

MORAIS, Glaucis. Situações amorosas: uma poética de entrelaçamentos em artes visuais. Dissertação, Instituto de Artes, UFRGS, 2002. 

NASCIMENTO, Beatriz. A Mulher Negra e o amor. In: Jornal Maioria Falante, nº17,Fev – março, 1990, p. 3.

Noguera, Renato. Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor. — Rio de Janeiro: HarperCollins, 2020.

REIS, Isabel Cristina dos. A família negra no tempo da escravidão. Geledes, 08/05/2016. 

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3ª ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2006.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

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