História da Arte

VERBOS DE HISTÓRIA

VERBOS DE HISTÓRIA

Sobre o curso

O curso exercita uma abordagem trans-histórica das artes a partir de verbos: ações, gestos, operações e procedimentos caros às práticas artísticas. Aproximaremos a friccionaremos poéticas de criadores de épocas e lugares diversos, analisando as intencionalidades e as estratégias dos projetos estéticos, sociais e políticos a eles correlacionados.

O que você vai aprender:

Estudaremos um repertório de verbos – como representar, alegorizar, expressar, abstrair, construir, institucionalizar, ornamentar, ficcionalizar, racializar, colaborar – tomados de empréstimo das práticas artísticas.

Os verbos, que circunscrevem gestos e procedimentos singulares de artistas diversos, serão estudados a partir de e em contraste com momentos históricos e projetos estéticos para os quais esses mesmos verbos delineiam ações com implicações sociais, políticas e éticas.

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História da Arte

VERBOS DE HISTÓRIA

R$480,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema, Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos, Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.

Dinâmica:

As aulas se darão a partir da apresentação de imagens, textos, depoimentos, vídeos e outros materiais capazes de provocar um mergulho no repertório de verbos sugerido. Em algumas aulas haverá leituras complementares indicadas aos participantes. Todas as aulas serão atravessadas por trocas e contribuições entre os participantes do curso.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

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Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Clarissa Diniz

    Clarissa Diniz nasceu em Recife e atualmente reside no Rio de Janeiro. Graduada em Lic. Ed. Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE; mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 2006 e 2015, foi editora da Tatuí, revista de crítica de arte.

    Publicou inúmeros catálogos e livros, dos quais destacam-se: Crachá – aspectos da legitimação artística (Recife: Massangana, 2008) e Gilberto Freyre (Rio de Janeiro: Coleção Pensamento Crítico, Funarte, 2010; em coautoria com Gleyce Heitor).Tem textos publicados em revistas, livros e coletâneas sobre arte e crítica de arte brasileira, como Criação e Crítica - Seminários Internacionais Museu da Vale (2009); Artes Visuais – coleção ensaios brasileiros contemporâneos (Funarte, 2017); Arte, censura, liberdade (Cobogó, 2018), dentre outros. De curadorias desenvolvidas, destacam-se contidonãocontido, cocuradoria com Maria do Carmo Nino e EducAtivo Mamam (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife-PE, 2010), Contrapensamento selvagem (cocuradoria com Cayo Honorato, Orlando Maneschy e Paulo Herkenhoff. Instituto Itaú Cultural, SP), O abrigo e o terreno (cocuradoria com Paulo Herkenhoff. Museu de Arte do Rio – MAR, 2013), Ambiguações (Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2013), Pernambuco Experimental (Museu de Arte do Rio - MAR, Rio de Janeiro, 2013), Todo mundo é, exceto quem não é – 13ª Bienal Naifs do Brasil (SESC Piracicaba, 2016 e Sesc Belezinho,2017), Dja Guata Porã – Rio de Janeiro Indígena (cocuradoria com Sandra Benites, Pablo Lafuente e José Ribamar Bessa. MAR, 2017) e À Nordeste (cocuradoria com Bitu Cassundé e Marcelo Campos. Sesc 24 de Maio, São Paulo, 2019).

    Foi curadora assistente do Programa Rumos Artes Visuais 2008/2009 (Instituto Itaú Cultural, São Paulo) e, entre 2008 e 2010, integrou o Grupo de Críticos do Centro Cultural São Paulo, CCSP. Foi pesquisadora do projeto Documents of 20th-century Latin American and Latino Art (International Centre for the Arts of the Americas – Museum of Fine Arts, Houston). Foi curadora convidada do Centre for Curatorial Leadership 2014 (Museum of Modern Art, MoMA, New York).

Referências

As referências serão apresentadas e distribuídas entre os estudantes a cada encontro, e não se restringem à bibliografia abaixo indicada.

ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

BARDI, Pietro M. O Modernismo no Brasil. São Paulo: Sudameris, 1982.

BASBAUM, Ricardo. Arte brasileira contemporânea: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos: Contra Capa, 2001

CAMPOS, Marcelo; DINIZ, Clarissa; FIGUEIREDO, Aldrin; FONSECA, Raphael; PITTA, Fernanda; RAMOS, Paula; SOBRAL, Divino (org.). Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil. (catálogo da exposição) São Paulo: Sesc, 2022.

CAMPOS, Marcelo; SIMÕES, Igor; MENDES, Lorraine (org). Dos Brasis. (catálogo da exposição). São Paulo: Sesc, 2023.

CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1988.

COCCHIARALLE, Fernando; GEIGER, Anna Bella. Abstracionismo geométrico informal. Rio de Janeiro: Funarte, 1987.

COTRIM, Cecília (org). Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória (org). Escritos de artistas, Anos 60/70. RJ: Jorge Zahar, 2006.

FAJARDO-HILL, Cecilia; GIUNTA, Andrea (org). Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985. São Paulo: Pinacoteca, 2018.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. 2º ed (2010). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.

FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, B. H. D; JOSELIT, David. Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. New York: Thames & Hudson, 2016

FRANK, Patrick. Readings in Latin American Modern Art. Yale University Press, 2004.

FRASER, Andrea. Da crítica às instituições a uma instituição da crítica. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 2, n. 13, p. 179-187, dez. 2008.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

JULIUS, Anthony. Transgressions: the offences of art. United Kingdom: Thames and Hudson, 2002.

KESTER, Grant H. The one and the many: contemporary collaborative art in a global constext. London: Duke University Press, 2011.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios do racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LEITE, José Roberto Teixeira. Pintores negros do oitocentos. São Paulo: MWM Motores, 1988.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

PEDROSA, Adriano; TOLEDO, Tomás. Histórias Afro-atlânticas. São Paulo: MASP, Tomie Ohtake, 2018.

 

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

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