Gravuras

XILOGRAVURA E CONEXÕES

Sobre o curso

O curso pretende estimular e desenvolver a xilogravura no âmbito da arte contemporânea. A prática de oficina regular, o conhecimento dos instrumentos de gravação, suportes e meios de impressão funcionarão como estimuladores à produção e à reflexão sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam. Milenar e atual, a gravura tem possibilidades de pesquisa que podem ser observadas em diversas frentes na produção contemporânea. Sua natureza múltipla permite abordagens no campo editorial como livros de artista, fanzines, lambes, stencil e impressos em geral, assim como faz presença nas manifestações da arte urbana. Além da madeira, outras possibilidades de matrizes encontradas em nosso cotidiano se incluem na pesquisa, o que torna o ambiente da oficina de gravura um laboratório pleno de procedimentos.

O que você vai aprender:

– Introdução ao conhecimento técnico de gravação em madeira e materiais alternativos.
– História da xilogravura no Brasil a partir do modernismo até a atualidade, análise da produção brasileira e principais artistas. Relação da produção de xilogravura com os diversos movimentos da arte urbana nos dias de hoje.
– Ênfase nos meios de impressão e na cor.
– Conhecimento dos tipos de papel, suas características e possibilidades
– Suporte e acompanhamento crítico da produção dos participantes em conversas regulares
program_tbl image 49

Gravuras

XILOGRAVURA E CONEXÕES

R$480,00 por mês

RECURSOS

Matrizes em madeira Papel canson 200g/m³ Goivas (Instrumentos de corte para xilogravura) Caneta marcador permanente Papel jornal Papel de arroz ou manteiga Papel triplex *A oficina fornece o equipamento, como prensas, rolos, etc, assim como tinta preta de impressão. Outras cores são de responsabilidade do aluno.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

O curso Xilogravura e Conexões tem natureza de oficina permanente e é previsto para alunos sem experiência em gravura ou xilogravura. Mas também é aberto a quem tenha algum conhecimento e queira ter novas experiências, se aprofundar e desenvolver projetos de pesquisa. Algumas dinâmicas de trabalho coletivo são sugeridas ao longo de cada semestre.
  • Ministrado por:

    Júlio Castro

    Formado em gravura pela UFRJ com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e UFRGS em Porto Alegre, dedica-se à produção artística desde os anos noventa. Participou das mostras coletivas A Paixão do Olhar MAM/RJ; Republicar, Museu da República-RJ (1993); da XV ESTAMPA – Salão Internacional de Gravura e Edições de Arte Contemporânea em Madrid (2007); Plaisir d’Offrir#2 – Galeria Dagmar De Pooter / Antuérpia, Bélgica (2009); Rio X Córdoba, Museu Emílio Caraffa, Argentina, entre outras. Individualmente expôs no Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, em Lisboa no Centro Português de Serigrafia (2007) e em Bruxelas no ARS117 (2009), espaços em que fez residência artística como artista convidado.

    Em 2019 realiza residência no Otawara Cultural Center no Japão onde produz uma série de xilogravuras. Coordena o Estúdio Dezenove, espaço dedicado à arte contemporânea localizado em Santa Teresa no Rio de Janeiro e desde 2011 é professor na área de Imagem Gráfica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

- Benjamin, Walter. A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica, 1936
- Dasilva, Orlando. A Arte Maior da Gravura – Edição Espade, 1976
- Herkenhoff, Paulo. Contra a gravura – texto/encarte para a Mostra RIO GRAVURA - Prefeitura do Rio de Janeiro, 1999
- Herskovits, Anico. Xilogravura – arte e técnica – Pomar Editorial, 2005
- Martins, Carlos. Gravura em campo expandido – curadoria e texto, apresentação Ivo Mesquita, São Paulo ; Pinacoteca do Estado, 2012

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar