Escultura

A PRÁTICA DA ESCULTURA CONTEMPORÂNEA

Sobre o curso

O curso propõe ampliar a compreensão da arte em seus tempos e lugares, oferecendo uma visão abrangente da escultura a partir de suas transformações históricas, conceituais e materiais. Destina-se a artistas e interessados em iniciar ou aprofundar sua prática escultórica, entendendo a escultura como um campo expandido, atravessado pelo pensamento, pela percepção e pelas forças que constituem a experiência contemporânea da arte.

A proposta enfatiza a escultura como um exercício mental e conceitual, no qual o fazer artístico é orientado pela reflexão, pela investigação sensível e pelo acompanhamento crítico dos processos individuais.

O que você vai aprender:

O curso apresenta um programa intenso de teoria para compreender a relação entre - forma x conteúdo, Tempo x Movimento, tempo reminiscente, Tempo Puro, expressão x substancia, faculdades do saber, percepção ou intuição, universal individual e singular. A particular combinação dos 3 campos de conhecimento procura ampliar a compreensão do que é transcendental. A arte intende (intensifica) algo para além do ser humano?

Ao passo que criamos uma breve noção do processo estatuário, que tomou por séculos o titulo de escultura. Chegando no sec. IX / XX , inicia-se uma ruptura e a escultura ganha uma nova natureza, abandona a representação da forma e passa a expressar-se por substancias (forças e intensidades).

program_tbl image 344

Escultura

A PRÁTICA DA ESCULTURA CONTEMPORÂNEA

R$496,00 por mês

Este curso é indicado para:

O curso acompanha alunos que já possuem processos em andamento e oferece, aos iniciantes, uma introdução intensa aos conceitos fundamentais da escultura e da relação entre arte e pensamento.

Dinâmica:

O curso prioriza o desenvolvimento conceitual, oferecendo apoio técnico sempre que necessário, sem se configurar como uma oficina. A prática é compreendida como um exercício de pensamento aplicado à produção escultórica.

As aulas combinam exposições teóricas, debates e acompanhamento dos processos individuais dos participantes. 

  • Ministrado por:

    Carlos Bevilacqua

    Cursou arquitetura e estudou na The New York Studio School of Painting, Drawing and Sculpting de 1991 a 1993. Participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior, como: Rio Hoje, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio (1989); Home Alone, no East Village, em Nova York (1993); Escultura Carioca, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro (1994); Passaporte Contemporâneo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP (2003); Desejo da Forma, na Akademie der Künste, em Berlim (2010); e Lugares do Delírio, no Museu de Arte do Rio (2017). Realizou também exposições individuais, tais como: Dois (2010); Oceano Branco (2013); e Let it Go (2015), na Galeria Fortes Vilaça (hoje, Fortes D’Aloia & Gabriel), em São Paulo. Foi premiado com o II Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea, em Brasília (2012). Suas obras integram coleções públicas, como as da Funarte (Rio de Janeiro), de Inhotim (Minas Gerais), do MAM Rio (Rio de Janeiro) e do MAC USP (São Paulo). Atualmente é professor de escultura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar