Artes Viventes

EM TORNO DA PERFORMANCE

A ARTE DA PERFORMANCE

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente sobre práticas artísticas que exploram as ações do corpo, tanto por parte dos próprios artistas (como Bas Jan Ader e Marina Abramović) quanto em obras dirigidas por eles (como Berna Reale e Santiago Sierra). O foco está na performance enquanto linguagem artística transformadora e politicamente engajada, que se manifesta tanto em ações ao vivo, em espaços institucionais ou públicos, quanto em registros fotográficos e videográficos.


Ao longo das aulas, os participantes terão contato com artistas que, desde os anos 1960 até os dias de hoje, utilizaram o corpo como meio expressivo para tratar de questões sociais, estéticas e éticas. A partir da análise dessas obras e de discussões em grupo, o curso convida os participantes a refletirem criticamente sobre a sociedade contemporânea, incentivando também o compartilhamento de processos criativos próprios.


Voltado tanto para quem deseja iniciar no campo da performance quanto para quem já desenvolve pesquisas ou práticas nessa linguagem, o curso oferece uma abordagem teórico-prática que combina reflexão crítica, repertório histórico e estímulo à criação.

O que você vai aprender:

O curso abrange uma seleção significativa de artistas que utilizam o corpo como instrumento político e poético. Serão abordadas obras de Chris Burden, Marina Abramović, Bruce Nauman, Joseph Beuys, Francesca Woodman, Musa Michelli Mathiusi, Pope.L, Márcia X., Regina José Galindo, Aimberê Cesar, Ayrson Heráclito, Amilcar Packer, Juliana Notari, Berna Reale, Jota Mombaça, Tadáskia, Rodrigo Braga, 3Nós3, Santiago Sierra, entre outros.


Serão discutidas a linguagem da performance enquanto fenômeno histórico e sua relação com debates contemporâneos, como as pautas decoloniais, afrodiaspóricas, LGBTQIAP+, feministas, indígenas e críticas ao sistema da arte. Exemplos incluem: Nona Faustine e as questões afrodiaspóricas e feministas; Miro Spinelli e a temática LGBTQIAP+; Jaider Esbell e a ancestralidade indígena; Helô Sanvoy e os contramonumentos.


O curso também abordará questões como classe, poder e capital, fundamentais para compreender o lugar da performance na arte contemporânea.

program_tbl image 139

Artes Viventes

EM TORNO DA PERFORMANCE

R$496,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.


Para maiores de 18 anos de idade.

 

Dinâmica:

As aulas serão online e estruturadas a partir da exibição de materiais visuais — vídeos, fotografias e registros de performances — que sirvam como ponto de partida para discussões coletivas. A dinâmica prioriza a escuta ativa, o debate e a análise crítica em grupo. Além da discussão teórica, os participantes serão incentivados a compartilhar processos artísticos em andamento ou a desenvolver propostas durante o curso, com a possibilidade de apresentação pública ao final. Leituras complementares poderão ser sugeridas ao longo do percurso, assim como exercícios práticos vinculados aos temas abordados. O ambiente de aprendizagem será aberto, horizontal e colaborativo, adequado tanto para iniciantes quanto para artistas em processo.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Chico Fernandes

    Chico Fernandes é artista visual, pesquisador e professor de Artes. Doutor em Artes pelo PPGArtes-UERJ (2021). É mestre em Linguagens Visuais pelo PPGAV-UFRJ (2016) e licenciado em Educação Artística pelo UniBennett (2013). Estudou na EAV entre, 2002 e 2012. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em Museus e Centros Culturais: Museu de Arte do Rio (MAR), Itaú Cultural, Funarte, Paço Imperial, Museu de Belas Artes, Universidade de Coimbra, Tempe Center for the Arts (EUA), The Americas Society (Nova York), Oi Futuro Flamengo e Belo Horizonte. Participou de residências artísticas no país e no exterior. Foi indicado ao prêmio PIPA em 2012 e 2013.

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.

FABIÃO, Eleonora. "Programa Performativo: O Corpo-em-Experiência." Revista do LUME, Núcleo de Pesquisas Teatrais, Unicamp, n. 4, dez. 2013, p. 1. Campinas, SP.

FERREIRA, Glória. Escritos de artista. Rio de Janeiro: Zahar, 2012

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Ed. perspectiva, 2002.

GOLDBERG, Roselee. Performance Art: From Futurism to the Present. Nova York: Thames & Hudson, 2011.

JONES, Amelia. Performance: Uma Introdução Crítica. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

____. Performing the Body / Performing the Text. Londres: Routledge, 1999.

____. Body Art: Performing the Subject. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.

JORDÃO, Paulo Veiga. "Trabalho e Etnia nas Performances de Santiago Sierra." Arte e Ensaios, n. 33, 2017. "Impalpável." Revista Artes e Ensaios, n. 33, 2017.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte. In: Revista Arte & Ensaios nº 32, 2016

PRECIADO, PAUL. Manifesto contrassexual. Traduçào de Maria Paula Gurgel Rlbeiro. -- Sào Paulo: n-1 ediçëes, 2014.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar