Gravuras

GRAVAÇÃO E IMPRESSÃO ARTÍSTICA - FÉRIAS

Sobre o curso

O curso tem como objetivo apresentar aspectos técnicos inerentes à arte da gravura e suas aplicações na progressão do trabalho pessoal dos alunos, bem como possibilidades plásticas em processos de impressão. Analisa a materialidade da gravura e as formas de representação em meios digitais. É orientado para iniciantes, autores com experiência em técnicas gráficas ou práticas artísticas distintas. 

O que você vai aprender:

Introdução teórica da gravura em relevo, introdução teórica da gravura em côncavo, diferentes tipos de matrizes e suas potencialidades plásticas dentro das linguagens próprias de cada discente; ferramental para gravura; maneiras de gravar a matriz – ataques diretos e indiretos; tipos de papel e suas aplicações; impressão em relevo; impressão em côncavo; uso de prensas e equipamentos de impressão; impressões policromáticas; gravação e impressão de múltiplas matrizes; técnicas mistas; acondicionamento de gravuras; convenções de registro; suporte técnico para expansão no campo das artes gráficas.

program_tbl image 425

Gravuras

GRAVAÇÃO E IMPRESSÃO ARTÍSTICA - FÉRIAS

R$496,00 (parcela única)

RECURSOS

  • Matriz para gravação ou impressão - madeira, variantes de madeira, linóleo, variantes de emborrachados, variantes de plásticos, cobre, latão, variantes de metais, objetos ou materiais que possam ser entintados e passar por processo de impressão.
  • Ferramentas para gravação – goivas, pontas secas, roletes, estiletes, buris, raspadores, brunidores, instrumentos de corte, materiais abrasivos, materiais perfurantes.
  • Suporte para impressão de gravuras – papel jornal, papel de arroz, papel de algodão de alta gramatura, papéis artesanais, papéis artísticos, papéis comerciais, tecidos diversos, superfícies moldáveis e absorventes.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.
Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Acompanhamento do trabalho individual do aluno, estimulando a troca de experiências plásticas e o diálogo contínuo durante a convivência no ateliê coletivo. Demonstração e prática de técnicas aplicáveis nas obras desenvolvidas no curso, debates sobre pesquisas teóricas no campo das artes de gravação e impressão, apresentação de autores e artifícios que utilizam a gravura como forma de expressão e tem inter-relação com a construção gráfica dos participantes.

  • Ministrado por:

    Gabriel Vieira

    Bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde foi monitor e lecionou litografia como professor substituto. Orientou a Oficina de Gravura Carlos Oswald no Liceu de Artes e Ofícios RJ e ministrou cursos de técnicas de gravação e impressão artística em locais variados. Dentre suas premiações: Premio Accesit no VII Concurso de Grabado Ciudad de Orduña 2014, Orduña, Espanha; 4ª Distinção na IIIrd Edition of the Intercontinental Biennial of Small Graphics “Inter-Art” Aiud, Alba, Romênia, 2010; 2º Lugar no XX Salão de Artes Plásticas do Estado Maior da Escola Central da Aeronáutica, Rio de Janeiro, Brasil, 2010; Grand Prix no 9th International Miniature Art Biennial, Ville-Marie, Quebec, Canadá, 2008; Menção Honrosa na 3ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino, Museu Olho Latino, Atibaia, São Paulo, 2007.

Referências

BOSSE, Abraham. Tratado da Gravura. Edusp, São Paulo, 2025.

BOSWELL, Laura. Linocut and reduction printmaking - design and techniques. Marlborough: The Crowood Press Ltd, 2022.

BURTI, Marco; LETYCIA, Anna (orgs). Gravura em Metal. Edusp / Imprensa Oficial do Estado, São Paulo, 2002.

CAMARGO, Iberê. A Gravura. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1992.

CLÍMACO, José C. T. D. S. A Gravura em Matrizes de Plástico. Goiânia: UFG, 2004.

COSTELLA, Antonio F. Breve História Ilustrada da Xilogravura. Editora Mantiqueira, Campos do Jordão, 2003.

COSTELLA, Antonio F. Introdução à Gravura e à sua História. Editora Mantiqueira, Campos do Jordão, 2006.

DALTON, Mary. Expressive printmaking: a creative guide. Marlborough: The Crowood Press, 2022.

DASILVA, Orlando. A arte maior da gravura. São Paulo: Edição Espade, 1976.

DASILVA, Orlando. De Colecionismo – Graphica. Edição revisada. Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado de Cultura. 1990. 114 p.

FERREIRA, ORLANDO D. C. IMAGEM E LETRA - INTRODUÇÃO À BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA E A IMAGEM GRAVADA. SÃO PAULO: EDUSP, 1994.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. Edusp, São Paulo, 1994.

FICK, Bill; GRABOWSKI, Beth. Printmaking: a complete guide to materials & processes. Second Edition. ed. London: Laurence King Publishing, 2023.

HUGHES, Ann D´arcy; VERNON-MORRIS, Hebe. The Printmaking Bible – Revised Edition. The Chronicle Books, 2023. 

JORGE, Alice; GABRIEL, Maria. Técnicas da Gravura Artística. Livros Horizonte, Lisboa, 2ª edição, 2001.

MACKENZIE, SUZIE. MAKING COLLAGRAPH PRINTS. MARLBOROUGH: THE CROWWOD PRESS, 2022.

MARTINS, Itajahy. Gravura Arte e Técnica. Fundação Nestlé de Cultura, São Paulo, 1987.

MAYER, Ralph. Manual do Artista. Martins Fontes, São Paulo, 2ª edição, 1999.

MOTTA, Edson; SALGADO, Maria L. G. O Papel - Problemas de Conservação e Restauração. Petrópolis: Museu de Armas Ferreira de Cunha, 1971.

NAKASHIMA, George. The Soul of a Tree. In: ADAMSOM, Glenn The Craft Reader. Londres: Bloomsbury Visual Arts, 2010.

OLDFIELD, Vicky. Mixed-Media - Collagraph prints. Marlborough: The Crowood Press Ltd, 2022.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 1ª Edição. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Editora Vozes, Petrópolis, 30ª edição, 2014.

PEREIRA, Andréa F. Madeiras Brasileiras - Guia de combinação e substituição. 2ª Edição. ed. São Paulo: Blucher, 2020.

PETTERSSON, Jan. Printmaking in the Expanded Field. Oslo: Oslo National Academy of the Arts. 2015. p. 395.

PLA, Jaime. Técnicas del Grabado Calcográfico y su estampación con unas notas sobre bibliofilia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S.A., 1956.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ROSS, John; ROMANO, Clare; ROSS, Tim. The Complete Printmaker: Techniques, traditions, Innovations - revised and expanded edition. New York: The Free Press, 1990.

SAX, David. A vingança dos analógicos: por que os objetos de verdade ainda são tão importantes. 1ª Edição. ed. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

SENNETT, Richard. O Artífice. 5ª Edição. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2019.

SILVA, Oswaldo P. D. Gravuras e Gravadores em Madeira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1941.

SMITH, Alan. Etching – a guide to traditional techniques. The Crowood Press Ltd, 2020. 

VOLLMER, April. Japanese Woodblock - Print Workshop. First Edition. ed. New York: Crown Publishing Group, 2015.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar