Arte e Tecnologia

LINGUAGENS VISUAIS : TEORIAS E PRÁTICAS EM VIDEOARTE E FOTOGRAFIA

Sobre o curso

Curso teórico e prático voltado a pessoas interessadas em pesquisar e trabalhar a partir de leituras, teorias e práticas experimentais com videoarte, fotografia, colagem e outros suportes, em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal ou à ampliação de conhecimentos no campo das artes visuais. O curso propõe um espaço de orientação, troca e reflexão crítica, acolhendo tanto projetos em andamento quanto processos iniciados ao longo dos encontros.

O que você vai aprender:

A proposta do curso enfatiza a orientação e o acompanhamento de projetos desenvolvidos durante os encontros semanais, a partir de proposições e exercícios específicos. Ao longo do percurso, são apresentados e debatidos trabalhos de artistas que operam entre imagem, vídeo, performance e práticas conceituais, ampliando o repertório visual e conceitual dos participantes. 

program_tbl image 203

Arte e Tecnologia

LINGUAGENS VISUAIS : TEORIAS E PRÁTICAS EM VIDEOARTE E FOTOGRAFIA

R$ 496,00 (duas parcelas)

RECURSOS

Para a participação nas aulas, é necessário dispor de computador, notebook ou celular com câmera e conexão de internet estável.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos, bem como para aquelas que já possuem pesquisas e trabalhos em andamento.

Dinâmica:

As aulas acontecem por meio de encontros expositivos em videoconferência, com exercícios semanais, acompanhamento dos processos e debates coletivos. O curso se estrutura a partir do compartilhamento de referências e da discussão crítica dos trabalhos apresentados pelos participantes.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Marcos Bonisson

    Doutor em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF) e Mestre em Ciência da Arte (PPGCA-UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1977–1981), onde, atualmente, é professor autônomo de Linguagens Visuais. Participou de seis edições de Bienais Internacionais: 27ª Bienal Internacional de São Paulo, 2006. BIENALSUR. Segunda e Terceira edição (2019 e 2021). Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Portugal, XIX e XXI edição (2017 e 2020). 19th Art Media Biennale WRO, Polônia (2021). Além de ter participado em diversas mostras coletivas de Arte no Brasil e no exterior. Os seus filmes experimentais já foram apresentados em mais de cento e vinte festivais e mostras internacionais de cinema e arte. Publicou cinco Livros: ARPOADOR (Editora Nau, 2011), PULSAR (Editora Binóculo, MAM, 2013), ZIGZAG (Editora Bazar do Tempo, 2017), MARCOS BONISSON (Editora Carcara Photo Art, 2021.) e ESPECTRA (Piscina Pública Edições, 2023). Seus trabalhos estão em importantes coleções e acervos: Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM - RJ, Maison Européenne de la Photographie e Fondation Cartier em Paris, entre outras. Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013, na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015, na Galeria do Parque Lage em 2018, na condição de artista homenageado e nas Cavalariças do Parque Lage com a exposição individual intitulada, Fílmicas em março de 2025.

Referências

Durante o curso, serão apresentados os trabalhos dos seguintes artistas, entre outros: Tiago Sant'Ana, John Baldessari, Nan Goldin, Eustáquio Neves. Hélio Oiticica, Bernd & Hilla Becher, Ayrson Heráclito, Larry Clark, Cindy Sherman, Man Ray, Rivane Neuenschwander, William Eggleston, Valeska Soares. Jonas Mekas, Marcel Duchamp, Paulo Nazareth, Nam June Paik, Diane Arbus, Gary Hill, Bill Viola, Dziga Vertov, Hiroshi Sugimoto, Kenneth Anger, Andreas Gursky, Jack Smith, Andy Warhol, Sophie Calle, Robert Mappelthorpe, Jean-Luc Goddard, Chris Marker, Robert Smithson, Nobuyoshi Araki, Vito Acconci, Chris Burden, Gordon Matta-Clark, Bas Jan Ader, Valie Export, Marina Abramovic, Lygia Clark, Beuys, Ana Medieta, Maya Deren, Stan Brackhage, Carolee Schneemann, Bruce Nauman, Barbara Wagner, Artur Barrio, Lygia Pape, Antonio Manuel, Miguel Rio Branco, Sam Taylor-Wood, Pipilotti Rist, Shirin Neshat, Sara Gómez, Miguel Angel Ríos, Rosana Paulino.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar