Dando continuidade as energias do Festival Novas Frequências, a EAV sedia também a oficina “Como fazer um documentário sonoro? – Oficina para contar histórias com sons”, ministrada por Luciana Rizzo, no dia 7 de dezembro, de 13h às 18h.
A artista argentina, que também estará no festival no dia 6 de dezembro, apresenta o documentário sonoro como um gênero íntimo e potente, que convida à escuta sensível e à descoberta de uma voz própria. Durante o encontro, ela propõe exercícios práticos de escuta e gravação, incentivando cada participante a desenvolver uma peça breve a partir de um olhar pessoal.
Luciana Rizzo é artista sonora e musicista, formada em Composição com Meios Eletroacústicos pela Universidade Nacional de Quilmes, e vive em Buenos Aires. Iniciou-se como baterista aos 16 anos e encontrou na experimentação e na improvisação o espaço ideal para desenvolver sua linguagem artística, combinando baterias híbridas, samples e gravações de campo em performances imersivas.
“Os feedbacks são sons indomáveis. Não podem ser totalmente controlados. Precisam de uma margem de risco para existir. Essa margem tem a ver com a atmosfera, a concentração e o estar presente”, diz a artista.
A oficina é aberta a pessoas de todas as áreas e não exige conhecimentos técnicos prévios.
Para realizar sua inscrição, clique aqui!