Varanda Sonora é um encontro sonoro-musical realizado desde 2017 na varanda da Biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O projeto contribui para a ampliação das noções de convivência, uso e produção de conteúdo de uma biblioteca de arte. A cada edição, os professores e artistas Franz Manata e Saulo Laudares recebem artistas, músicos, DJs, produtores e pesquisadores para compartilhar seus percursos, pesquisas e experiências.
Após um ciclo dedicado à produção e pesquisa das mulheres e artistas queer, o foco da temporada de 2025 está nos Fundamentos — apresentando a pluralidade de abordagens e perspectivas artísticas daqueles que pavimentaram o caminho. Para encerrar essa temporada, o nosso convidado de outubro é Negalê Jones.
Influenciado tanto pela Música Concreta quanto pelos saberes de cura dos povos originários, Negalê investiga ritmos naturais e as relações entre bioeletricidade, etnobotânica e mitologias afro-diaspóricas. É compositor de música experimental e professor, se interessa pela criação de objetos sonoros eletrônicos baseados na amplificação do resultado do contato entre as mãos humanas e folhas de árvores, flores e ervas de cura: a bioeletricidade aplicada que tem como orientação aspectos de culturas ancestrais e seus encontros com a tecnologia contemporânea.
No Varanda, observaremos o resultado sonoro das interações entre as pessoas e o Reino Vegetal. As Margaridas, como elemento simbólico de afeto e renovação, se tornam interfaces onde descobriremos novas formas de aproximação e uma relação mais afetuosa, tanto com as plantas enquanto entidades, quanto com as entidades que habitam as plantas.
PROGRAMAÇÃO
Antes do Cerimonial das Margaridas (às 19h), Negalê irá ministrar a oficina Amplificador Etnobotânico (às 15h), transformando o som das flores em paisagem sonora, conectando corpo e natureza. Seis participantes serão selecionados a partir do preenchimento do formulário (clique aqui).
A apresentação final é aberta a todos e ambas as atividades são gratuitas.
A oficina não exige conhecimento prévio.
Os encontros são transmitidos, gravados e disponibilizados gratuitamente, na forma de podcasts e mixtapes em: artesonora.net
Data: 31 de outubro, sexta-feira, 19h às 21h30
Local: Salão das Cavalariças
Classificação: Livre
Atividade gratuita