Arte e Tecnologia

A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA SEGUNDO WALTER BENJAMIN

Sobre o curso

O filósofo Walter Benjamin, por ocasião da aproximação do centenário da fotografia, escreveu o texto A Pequena História da Fotografia, refletindo sobre o impacto do surgimento da fotografia nas artes e sobre a sociedade de então.

Nesse artigo, Benjamim divide a história da fotografia em três fases, e o objetivo desse workshop é percorrer esse universo da fotografia ao qual Benjamin presenciou e refletiu: o período clássico, o pictorialismo, e o início da modernidade.

O que você vai aprender:

Trata-se de um curso introdutório ao pensamento de Walter Benjamin, cujo objetivo é explorar os principais pontos do artigo "A Pequena História da Fotografia". Serão abordados temas como o contexto histórico em que a fotografia surgiu, as transformações culturais que ela engendrou e as implicações políticas e sociais de sua utilização. Espera-se que o curso proporcione uma compreensão mais profunda sobre a evolução da fotografia e seu impacto na cultura visual e na sociedade moderna.

program_tbl image 154

Arte e Tecnologia

A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA SEGUNDO WALTER BENJAMIN

R$480,00 (VALOR ÚNICO)

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

As aulas deste curso serão expositivas, e com a projeção comentadas das obras dos fotógrafos citados por Benjamin no texto.

  • Ministrado por:

    Denise Cathilina

    Artista Visual, fotógrafa, professora de artes, eventualmente curadora, e ex-atriz. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Tem como interesse de pesquisa a fotografia híbrida, imagem técnica, e os cruzamentos entre a alta e a baixa tecnologia. Com participação em diversas exposições em instituições no Brasil e no exterior (Paço Imperial, Museu de Arte Moderna, Casa França Brasil, Centro de Artes Hélio Oiticica, Oi Futuro Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Rosário (Argentina) e Galeria Gedok (Munique).

    Em 1996, inicia sua trajetória como professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Como curadora, já produziu cerca de 30 exposições de jovens artistas e realizou a curadoria das duas últimas exposições da artista e arte-educadora Regina Alvarez.

Referências

BENJAMIN, Walter. A pequena história da fotografia. In: WALTER Benjamin. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. v. 1, p. 91-107.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar